
A Receita Federal abriu hoje, 24, a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física. Cerca de 136 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco receberão R$368 milhões.
Anúncios
O crédito bancário será realizado no dia 31 de janeiro na conta informada na declaração do Imposto de Renda.
Dos 136 mil contribuintes, uma parte tem prioridade legal, sendo:
Anúncios
- 3.069 – contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 20.624 – entre 60 e 79 anos;
- 2.349 – contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 6.568 – cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Caso não esteja na lista, o contribuinte deve entrar no e-CAC da Receita Federal e emitir o extrato da declaração.
Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Como consultar o lote residual do Imposto de Renda?
Os contribuintes podem consultar se estão incluídos no lote residual do Imposto de Renda de três formas: acessando o portal da Receita Federal, ligando para 146 ou pelo aplicativo para smartphones e tablets.
Anúncios
Na página da Receita Federal, a consulta pode ser feita a partir das 10h desta terça-feira, 24. Basta seguir estes dois passos:
- Clique em “Meu Imposto de Renda”
- Em seguida, no botão “Consultar a Restituição”
+ Imposto de Renda: saiba se vale a pena antecipar a restituição

Como será feito o pagamento?
O valor da restituição do lote residual do Imposto de Renda será creditado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda.
Se por algum motivo o depósito não for processado, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil durante um ano. Normalmente isso só ocorre quando a conta informada está encerrada.
Para acessar o dinheiro não depositado, é preciso fazer um reagendamento do crédito por meio do site do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Relacionamentos BB:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0099 (deficientes auditivos)
Caso o contribuinte não resgate o valor da sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Deve-se acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicar na opção Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
O que é o Lote residual?
O lote residual do Imposto de Renda é pago para os contribuintes que caíram na malha fina nos últimos anos por conta de inconsistências no Imposto de Renda, mas que acertaram as pendências com o Fisco.
Assim, essas pessoas entram nos lotes residuais do Imposto de Renda e, se tiverem direito, recebem as restituições do IR, que foram retidas pela malha fina.
Gostou desse conteúdo sobre lote residual do Imposto de Renda? Então compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso.
Colaboração: Camila Miranda, Rafael Massadar.