Como trabalhar em casa ou de qualquer lugar do mundo | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como trabalhar em casa ou de qualquer lugar do mundo

Trabalhar em casa ou de qualquer lugar do mundo é possível, mas nem sempre é fácil. A medida que a estrutura dos negócios migra para a tecnologia digital, o desejo de muitos pode se concretizar.

Para isso, não precisamos de muito para exercer nossas profissões remotamente. Muitas vezes um laptop, mouse sem fio, fone de ouvido e a certeza de uma conexão WiFi estável são suficientes.

Nos Estados Unidos uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup mostrou que 43% dos profissionais trabalharam de forma remota pelo menos uma vez no ano passado. De forma geral a adesão ao trabalho remoto vem crescendo no mundo todo desde o início dos anos 2000.

É o que revela o relatório “Trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar: Efeitos sobre o mundo do trabalho”, divulgado na última semana pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Eurofound.

Na França, por exemplo, o percentual de adeptos do trabalho a distância subiu de 7%, em 2007, para 12,4% em 2012. Enquanto que na Suécia o índice de empresas que permitem o home office pulou de 36%, em 2003, para 51%, em 2014.

O estudo traz uma pesquisa efetuada em 15 países. São eles: Brasil, Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Itália, Holanda, Suécia, Reino Unido, Argentina, Estados Unidos, Índia e Japão.

Embora não haja dados concretos sobre o Brasil, os autores destacam que a tendência ainda é restrita no país. Assim como ocorre em outro emergente, a Índia.

“No Brasil e na Índia, o interesse público em trabalho a distância tem crescido mais lentamente do que em outros países discutidos. Debates nacionais sobre os méritos e limitações do formato têm sido encorajados relativamente há pouco tempo no Brasil. Um fator central para esse debate é a preocupação crescente sobre a poluição do ar e congestionamento em áreas urbanas como São Paulo”, destaca o relatório.

Trabalhar em casa

Trabalhar em casa ou de qualquer lugar é mais produtivo?

Essa é uma das questões chave quando falamos em trabalho remoto. Trabalhar em casa é mais produtivo do que trabalhar em um escritório? Trabalhadores remotos vão sempre dizer que sim, enquanto chefes tradicionais vão sempre dizer que não. Então, qual é a verdade?

No início, é preciso entender que esse modelo de trabalho exige um pouco mais de disciplina. Além disso, conseguir um espaço adequado e, se possível, exclusivo para o home office também é importante.

Os equipamentos e serviços possuem muita relevância, e devem ser planejados de acordo com as necessidades do trabalho a ser executado.

Entenda as dificuldades

A maior dificuldade é entender que fazer home office é como um dia normal de trabalho. A única diferença é estar em casa. É preciso se organizar, trabalhar em um local adequado e manter o foco dentro da jornada estabelecida.

Os trabalhadores remotos também precisam respeitar a sua jornada laboral. Tudo com muita disciplina para manter uma rotina de trabalho, separando-a da rotina pessoal. Outra coisa que deve ser observada é que não interagir com uma equipe pode gerar o sentimento de solidão, o que impacta na produtividade.

Dicas de como trabalhar em casa ou em outro país

trabalhar em casa1 – Saiba se vestir

Muitas pessoas querem trabalhar em casa usando um pijama ou bem à vontade. Isso é um erro. Quer saber o motivo? Isso pode fazer com que se torne uma pessoa preguiçosa e pode não focar no trabalho como deveria.

Então, é preciso que você se vista como se fosse sair para trabalhar fora. Isso não quer dizer que precisa colocar um terno ou então um salto alto. Mas é importante que trabalhe de uma forma confortável e que transmita profissionalismo para si mesmo.

2 – Telefone de trabalho deve ser diferente da sua casa

Não é indicado que utilize o mesmo telefone da sua casa para o seu trabalho. É uma forma de controlar se é um familiar e amigo ou um cliente que entra em contato com você.

Isso é importante até mesmo na hora de atender uma ligação. Outro ponto é que saiba o horário de atendimento da sua empresa.

3 – Evite trabalhar no seu quarto

Quando você trabalha no quarto pode acabar se distraindo e prejudicar seu trabalho. O segundo ponto é: se você já for uma pessoa que pensa muito em trabalho, pode transformar seu quarto em um ambiente mais pesado em vez de um local para descanso.

4 – Separe um espaço para atender seus clientes

É preciso que tenha um espaço para recebê-los. Não fique tratando de negócios com eles na sua sala ou varanda, por exemplo. Espaços de coworking podem ser uma opção para receber bem os seus clientes.

Vida pessoal e profissional devem ser separadas

5 – Saiba dar limite aos horários

Uma das dicas de como trabalhar em casa é colocar um horário para iniciar o seu trabalho e para terminar. Ou seja, se desligue da empresa quando chegar no horário final do trabalho.

6 – Não deixe que sua vida se torne chata

Algumas pessoas deixam que suas vidas se tornem monótonas quando trabalham em casa. Escolher outros lugares para trabalhar não deixa sua vida virar monótona.

A opção é mesclar locais para trabalhar. Tais como café, lanchonete, quintal de casa e um espaço do seu condomínio. Procure sempre as opções que mais combinam com você.

7 – Informe a sua família

Essa é uma das dicas de como trabalhar em casa que pode ser considerada uma das mais importantes. É bem normal que a família não consiga se acostumar que você está em casa, mas que está trabalhando.

Então, avise a todos eles que você está ocupado e que só podem te incomodar se for algo bem sério. Explique que é como se estivesse trabalhando fora.

O emprego

trabalhar em casa

Para muitos profissionais, uma das maiores barreiras ao trabalho remoto ainda é encontrar um emprego que permita isso.

Algumas plataformas como Github, Working Nomads, The Remote Working Company, Remote OK, DigitalNomad JobFinder, We Work Remotely e RemoteBase listam empregos que permitem o trabalho remoto.

Uma empresa da Estônia chamada Jobbatical faz a conexão entre profissionais e empregos temporários de um ou dois anos de duração ao redor do mundo. As empresas conseguem contratar profissionais rapidamente e os empregados têm chance de ser contratados permanentemente.

Já a plataforma Modern Day Nomads lista empregos não relacionados à tecnologia que sejam temporários e de meio período, que podem ser realizados em qualquer lugar.

Confira as profissões para trabalhar remoto

Se você trabalha, basicamente, utilizando apenas o telefone e a internet, você pode fazer o que já faz em casa ou Londres, por exemplo. Algumas pessoas conseguem um acordo com seus atuais trabalhos para assumir um período no estilo home office.

Confira algumas carreiras que permitem assumir esse estilo de trabalho:

1 – Consultoria
Trabalhar em home office, para um consultor, é algo comum. A sede da empresa é usada para reuniões, e nos outros dias o profissional presta consultoria via internet e produz relatórios de dentro de casa.

2 – TI (Tecnologia da Informação)
Profissionais de áreas ligadas à tecnologia em geral, como programadores, desenvolvedores de softwares, criadores de aplicativos, analistas de sistemas e outros, lidam com projetos que podem ser executados em seus próprios computadores.

3 – Vendas
Nessa área o que importa é o poder de persuasão ao oferecer um produto ou serviço. Isso pode ser feito pessoalmente, pelo telefone ou pela internet. Muitas empresas grandes não têm escritórios regionais em cada cidade que atuam, e por isso os funcionários têm flexibilidade para trabalhar dentro de casa e criar sua própria rotina.

Comunicação é mais aberta a essa tendência

1 – Designer
No geral, o designer tem como função criar peças e artes para diferentes clientes, que após uma série de alterações recebem o produto em forma de arquivo, já que tudo é criado em programas como Photoshop e Corel Draw.

2 – Produtor de conteúdo/jornalista
O produtor de conteúdo cria artigos e textos para diferentes segmentos. Nas redes sociais, sites, blogs ou revistas. Esse serviço pode ser executado remotamente e sem o auxílio de uma equipe de profissionais de dentro da empresa.

3 – Marketing
Os profissionais de marketing, que trabalham com projetos e campanhas, podem criar em qualquer ambiente em que se sintam à vontade.

4 – Assistente administrativo
Marcar reuniões, agendar clientes, anotar recados, pesquisar preços, entre outras tarefas administrativas antes atribuídas a um assistente no escritório ou até à secretária também podem ser feitas em casa.

Esteja preparado

Se o trabalho remoto é uma tendência que não para de crescer, é interessante que você esteja apto a realizá-lo, não é mesmo?

Para isso, o primeiro passo é se informar bastante sobre o assunto. Outro ponto importante da capacitação é aprender (muito!) sobre tecnologia.

Confira as 15 profissões em alta no Brasil em 2018 que o FinanceOne destacou para você!







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras