InícioNotíciasFinanças PessoaisConta corrente e conta salário: entenda as diferenças

Conta corrente e conta salário: entenda as diferenças

5
(1)

Você sabe qual é a diferença entre conta corrente e conta salário? Já escutou falar nessas duas opções que as instituições financeiras oferecem para os clientes? 

Independentemente de qual seja a sua resposta para as perguntas anteriores, é importante conhecer esses dois tipos de contas. E para isso o FinanceOne te traz este texto para explicar de uma vez por todas.

Antes de você escolher entre conta corrente e conta salário, é recomendado que você conheça mais sobre cada uma. Isso porque elas têm objetivos diferentes, além de oferecerem aos clientes serviços diversos.

É conhecendo mais sobre as duas contas que será possível saber qual é a melhor opção para você. Isso porque a conta precisa atender às suas necessidades e deve ser ideal para o seu estilo de vida.

Conta corrente e conta salário: entenda o que é cada uma

A conta corrente é voltada para quem precisa realizar transações com frequência. Se você precisa movimentar o saldo sem avisos prévios, é por meio desse tipo de conta que é possível gerenciar o dia a dia da sua vida financeira sem muita dificuldade.

Vale ressaltar que a conta corrente pode ser aberta por você em um banco de sua escolha.

Outra informação importante é que no processo de abertura, o cliente passa por uma avaliação do histórico de crédito. Dessa forma, o banco sabe se você é um bom pagador ou não.

saúde financeira
É importante saber a diferença entre a conta corrente e conta salário

Já a conta salário permite que você tenha acesso ao serviço bancário, sendo que ela é destinada somente para receber o salário, pensões e outros valores e benefícios do trabalhador. Por exemplo: 13º salário, férias, participação nos lucros, entre outros.

Uma informação importante é que todas as entradas na conta salário são realizadas somente pelo empregador. Sendo assim, você não consegue realizar transações de depósito, pagamento e empréstimos.

E tanto a abertura quanto o encerramento da conta só podem ser realizados pela empresa que te contratou. O mesmo acontece na escolha da instituição bancária para a abertura da conta, que é a empresa que escolhe.

Quais são as vantagens da conta corrente e conta salário?

Além de saber sobre cada uma das opções de conta, também é muito importante conhecer as vantagens e desvantagens que cada uma delas possui. Isso ajuda na hora de saber a melhor para você.

Confira abaixo algumas vantagens e desvantagens das contas salário e corrente:

Vantagens da conta salário

  • Não há necessidade de análise de perfil de crédito;
  • Redução de taxas;
  • O beneficiário pode realizar a portabilidade de sua conta sem nenhum custo;
  • Cartão magnético;
  • Até cinco saques gratuitos por salário;
  • É possível que o banco permita as suas consultas ao saldo por mês.

Desvantagens da conta salário

  • Muitas limitações. 

Vantagens da conta corrente

  • Maior facilidade para usar os serviços do banco;
  • Maior possibilidade para liberação de cartões de crédito;
  • Possibilidade de realizar transferências através de DOC (Documento de Crédito) e TED (Transferência eletrônica Disponível);
  • Garante outras operações, como talões de cheque, pagamentos de boleto, financiamentos e empréstimos;
  • Tarifa menor;
  • Cheque especial; 
  • Limite de crédito pré-aprovado.

Entre conta corrente e salário, qual escolher?

Dito tudo isso e demonstradas as diferenças acima… você já se decidiu? Fato é que essa deve ser uma decisão pensada de acordo com a sua realidade e necessidade, no momento.

Por exemplo, a conta corrente é completamente indicada para clientes que precisam de mais liberdade para movimentar o dinheiro, além de alternativas. Além disso, para quem pensa em solicitar cartão de crédito, cheque, financiamento e outros. 

Mas, se você apenas quer uma conta para receber o seu salário, não tem porque escolher uma conta corrente, tendo uma que lhe proporciona e atende a sua necessidade específica. 

Gostou desse conteúdo? Se ele te ajudou, comente aqui o que achou e compartilhe com outras pessoas!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui