InícioNotíciasEmpreendedorismoTrabalhos autônomos que dão dinheiro: veja 6 ideias

Trabalhos autônomos que dão dinheiro: veja 6 ideias

Tempo de leitura: 4 minutos
()

Muitos brasileiros têm buscado realizar trabalhos autônomos, seja para conseguir uma renda extra ou para driblar a crise. Mas o que acaba acontecendo na maioria dos casos é que esse trabalho se torna a principal renda das pessoas.

E apesar do trabalho autônomo estar sempre sendo assunto em diversos locais, ainda existem dúvidas sobre esse tipo de profissão.

Para quem não sabe, os trabalhos autônomos podem ser realizados tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Além disso, por qualquer profissional, de forma liberal. 

Sendo assim, o profissional presta serviços para uma empresa ou pessoa por um tempo específico. Vale ressaltar que não existe vínculo empregatício entre ambas as partes.

Dessa forma, o trabalhador tem autonomia total para realizar as tarefas profissionais e também financeiras desse tipo de trabalho.

É importante destacar, ainda, que existem muitos trabalhos autônomos lucrativos e que se tornam negócios para esses profissionais. Isso é possível mesmo sem ter muito dinheiro para investir. O mais importante é ter a força de vontade para fazer a empresa dar certo.

Preciso ter dinheiro para começar com os trabalhos autônomos?

Essa é uma dúvida muito comum de quem quer começar a ter trabalhos autônomos lucrativos. O que você precisa ter em mente é que existe uma liberdade financeira para esses profissionais.

Isso acontece por conta da autonomia em fazer o preço de cada trabalho para o qual você é contratado. Além da vantagem de não ser descontado na folha salarial como o INSS. 

+ Dicas de planejamento financeiro para quem é autônomo

E é por esse motivo que não é necessário investir muito para que você comece a trabalhar de forma autônoma. Dependendo da sua profissão, só é preciso ter os materiais necessários para que você possa oferecer o seu serviço.

Mas atenção: é muito importante que você esteja regularizado junto à prefeitura da sua cidade como prestador de serviços. Vale ressaltar ainda que não existe a necessidade de abrir uma empresa para exercer a atividade.

Porém, existem sim alguns gastos básicos que você terá como trabalhador autônomo:

-> Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);

-> Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);

-> Imposto de Renda (IR);

-> Imposto sobre Serviços (ISS);

-> Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

-> Programa Integração Social (PIS).

6 trabalhos autônomos lucrativos para você escolher

Quer começar a ter trabalhos autônomos lucrativos mas não sabe o que fazer e por onde começar? O FinanceOne separou uma lista no que você pode trabalhar. Confira!

1) Manutenção de computadores e smartphones

Os computadores, notebooks e smartphones se tornaram essenciais na vida das pessoas. E o mercado de manutenção dos aparelhos tem muito a crescer nos próximos anos, por isso investir nessa área pode ser uma boa opção.

futuro do trabalho
Opções de trabalhos autônomos não faltam para você escolher

Dependendo do serviço a ser realizado no equipamento, você pode ganhar um bom dinheiro com um único conserto.

E outra ideia é você dar aulas para quem deseja entrar no mercado de manutenção de aparelhos como os que você conserta.

2) Cuidador de Pets

Outro trabalho autônomo para você poder investir é o cuidador de pets. Mas, para isso, é necessário ter além de vontade, mas de jeito para lidar com os animais. Afinal, eles são os maiores beneficiados com isso.

Arrumar um trabalho como cuidador de pets não é difícil. Porém, em muitos casos você vai precisar de indicação e boas referências.

3) Vendedor de doces gourmet

As docerias estão com tudo ultimamente. Mas, engana-se quem pensa que apenas grandes confeitarias podem fazer sucesso. Atualmente, ainda mais com a pandemia na quarentena, as oportunidades de crescimento no ramo da gastronomia têm sido grandes.

Outra boa chance são as redes sociais, que possibilitam um importante networking e divulgação do seu trabalho como confeiteiro autônomo.

4) Professor particular

Estudar em meio à pandemia tem sido um grande desafio. Por isso, muitos estudantes têm optado por escolher professores particulares para os auxiliarem neste desafio de aprender à distância.

Um grande aliado dos autônomos dessa área são as tecnologias. Se você quer se arriscar, invista em ótimos recursos e equipamentos, como computador, celular, fone de ouvido e outros materiais para ter qualidade na transmissão.

5) Fotógrafo

Você tem experiências com fotografias? Se sim, então ser um autônomo nessa área pode trazer uma excelente oportunidade. Os fotógrafos conseguem excelentes freelas e trabalhos em eventos, mesmo sem contrato fixo.

6) Social media

Atualmente, o trabalho com Marketing Digital tem sido bastante almejado pelos novos profissionais que são recém formados e querem uma oportunidade de ingresso no mercado. Por isso, você pode escolher atuar como social media.

Para que você tenha sucesso, é preciso ter um bom conhecimento com redes sociais, saber manusear e ter intimidade com as novas tecnologias. 

Você gostou desse conteúdo? Então continue lendo mais sobre renda extra e oportunidades de trabalho durante a pandemia aqui no FinanceOne.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 4 minutos
Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui