
Já ouviu falar na criptomoeda Tron? Também chamada de TRX ou Tronix, é o token da rede TRON, que está no mercado como uma concorrente da Ethereum.
O token foi criado por Justin Sun em 2017 e pode ser encontrado em algumas exchanges. Um marco do seu histórico foi quando atingiu uma valorização de 1000% logo após sua estreia.
Uma das principais características e atratividade dessa cripto, é sua finalidade de atuar junto ao mercado de conteúdo, coisa que ficou ainda mais clara com a aquisição do BitTorrent.
Por meio da TRX, a rede criou uma forma de recompensa direta para produtores de conteúdo. Ou seja, um ambiente de remuneração por conteúdo sem a interferência de uma instituição reguladora.
Ok, mas o que isso quer dizer na prática? É o que vamos explicar ao longo deste artigo!
Como funciona a criptomoeda Tron (TRX)?
A TRON é uma rede descentralizada que permite o desenvolvimento de projetos descentralizados utilizando tecnologia Blockchain. Isso inclui jogos, universos e até mesmo protocolos.
A rede pode armazenar smart contracts e suportar grandes volumes de negociações e transações. Por isso é reconhecida como uma das principais alternativas para construção de DApps (aplicativos descentralizados) como importante elemento para o mercado de conteúdo.
Na TRON, um criador de conteúdo pode construir sua própria moeda ou utilizar a TRX para receber incentivos de usuários e consumidores.
É possível minerar? Como funciona?
Vale destacar que não é possível minerar a Tron coin. Ao contrário de outras criptos, essa moeda digital não pode ser extraída.
Para adquirir novos tokens é necessário realizar a compra ou acumulá-los de outras transações. O segundo modo é o mais indicado e funciona assim: o usuário auxilia na validação de processos e recebe uma taxa como recompensa.
O mecanismo é conhecido como delegated proof-of-stake. Isso significa que permite o congelamento de tokens e eleição de representantes para a produção de blocos.
Ao receberem recompensas, esses representantes distribuem os tokens entre as pessoas que votaram neles. Mas para ter direito a votos é necessário o “Tron Power”, uma recompensa da plataforma.
A rede suporta até 2 mil operações por segundo, maior que a performance de Bitcoin ou mesmo de Ethereum.
O Tron tem valor monetário, portanto pode ser usado como reserva de valor, investimento ou meio de negociar outras criptomoedas.

Como comprar Tron no Brasil?
Assim como outras criptomoedas, a Tron pode ser negociada por meio de exchanges, que são as corretoras das moedas digitais descentralizadas. No entanto, esse token pode ser um pouco mais difícil de achar.
Confira a lista de algumas plataformas onde é possível encontrar a TRX para negociar, de acordo com a Coin Market:
- Binance
- NovaDAX
- Coinext
- Huobi Global
- FTX
No Brasil, corretoras especializadas em criptomoedas, como a Coinext e NovaDAX, possuem o token em seu portfólio, podendo ser comprado em Real
Vale a pena investir nesse token?
Investir em criptomoedas é uma aplicação de risco, já que estamos falando de um mercado bastante volátil. Portanto, para investir na Tron ou em qualquer outra cripto, é necessário entender se está de acordo com o seu perfil e estratégia de investimentos.
Fora isso, de modo geral é um token seguro e está entre os recomendados de vários especialistas em criptomoedas. Algumas vantagens incluem:
- o seu posicionamento do mercado de conteúdo, que é um dos que mais cresce
- boa performance da rede
- segurança
- não possui taxa de transações
- suporta mais operações por segundo que ETH e BTC, entre outras
O conteúdo ajudou? Então que tal aprender mais sobre o universo cripto no TikTok do FinanceOne? Confira: