Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

4 universidades particulares que oferecem bolsas pela nota do Enem

Escrito por: Mateus Carvalho em 22 de janeiro de 2020

A nota do Enem foi divulgada no último dia 17, e algumas universidades particulares permitem que os estudantes utilizem a pontuação para conseguir descontos nos cursos.

Quem não conseguir passar para uma universidade pública, também pode tentar o ProUni, que é um programa do Governo Federal.

É cada vez mais comum encontrar faculdades particulares que utilizam a nota do Enem como fator de ingresso. Ou até mesmo para bolsas de descontos.

Algumas, porém, solicitam que os estudantes façam um processo seletivo. Enquanto outras pedem somente a documentação e a nota obtida no exame. 

Financiamento estudantil
A nota do Enem permite que os alunos ganhem bolsas em faculdades particulares

Além disso, é importante que você saiba que com a nota do Enem é possível se matricular em qualquer curso de graduação.

Se interessou e quer saber quais faculdades particulares você pode ingressar com a nota obtida no Enem? Confira!

Universidades particulares aceitam nota do Enem para bolsas

Existem diversas faculdades que oferecem bolsas de estudos por meio da nota do Enem, além disso também é possível participar do ProUni. Quer saber quais são as universidades? Confira abaixo:

1) Unicid

A Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) é uma das que oferece bolsas pela nota do Enem.

As opções de cursos para ganhar os descontos são diversas, incluindo o curso de Medicina. 

Para saber o valor da bolsa é necessário entrar no próprio site da instituição. Você deverá preencher algumas informações solicitadas.

Na primeira etapa é preciso informar nome completo, telefone e e-mail. A segunda parte é sobre qual curso você deseja fazer. Será necessário informar o campus, o curso e o período.

Em seguida, é solicitado falar um pouco sobre você. A plataforma pede informações quanto ao curso, escolaridade e à atividade profissional. Por fim, solicita sua média no último Enem.

Depois disso, você saberá na hora qual será o seu desconto. Além disso, os alunos tem a opção de ingressar na Unicid por meio do ProUni. Com esse programa do Governo Federal é possível garantir bolsas com descontos de 50% e 100%. 

A universidade tem duas unidades em São Paulo, sendo elas: Tatuapé e Pinheiros. Mas a Unicid também oferece cursos de graduação à distância.

2) Estácio

A Estácio oferece aos estudantes diversas formas de ingressos e, uma delas é por meio do Enem. Quem quiser se matricular por essa modalidade é necessário levar os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Documento de identificação;
  • Comprovante de conclusão do Ensino Médio;
  • Boletim de resultados do Enem.

É possível realizar a matrícula por meio do próprio site da faculdade. Além disso, você pode utilizar as notas do Enem para se inscrever em qualquer curso.

Para quem não sabe, a Estácio tem diversas unidades espalhadas pelo país todo. Os alunos ainda podem escolher a graduação presencial, à distância e flex.

A universidade oferece aos alunos material didático digital gratuito, podendo ser acessado do celular, notebook e tablet.

3) Cruzeiro do Sul

A Universidade Cruzeiro do Sul é outra que oferece desconto na mensalidade dos cursos por meio da nota do Enem. Assim como no exemplo anterior, nesta também é possível saber quanto será o desconto.

Para isso, você deverá informar todas as informações solicitadas no site da faculdade.

Desde o nome completo e telefone até o curso que pretende realizar e o período. A universidade ainda aceita os alunos que concorrerem ao ProUni.

Para ingressar na faculdade é necessário se inscrever no processo seletivo, o valor da inscrição é gratuito. A primeira mensalidade, que no caso é a matrícula, o candidato está isento. O resultado sai no ato da entrega das notas.

4) Unifran

A Universidade de Franca (Unifran) também utiliza a nota do Enem para oferecer bolsas aos alunos. Para isso, o candidato deve participar do processo seletivo.

É importante frisar que as bolsas concedidas por meio da nota do Enem são proporcionais ao seu desempenho na prova. O valor da inscrição no processo seletivo é gratuito. Além disso, o candidato tem a matrícula isenta e o resultado sai no ato da entrega das notas do Enem.

Caso você queira saber o possível desconto que irá ganhar com a nota, pode verificar pelo site da faculdade. Para calcular o seu desconto é necessário informar no site seu nome completo, telefone e e-mail.

Por último, informar a sua média no último Enem. É importante frisar que o curso de Medicina não está com bolsas para quem quiser utilizar a nota do Enem.

Para conseguir desconto neste curso, é exigido o vestibular da própria universidade. A Unifran tem somente uma unidade no município de Franca, a cerca de 400 km de São Paulo capital.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Vale a pena comprar enxoval de bebê nos EUA?
economizar-na-decoração-da-casa-nova
resgatar pontos no cartão de crédito
duvidas FGTS
CDB ou poupança