Você é daquele tipo de pessoa que tem uma carteira cheia de cartões, de crédito e débito? Esse cenário tem sido cada vez mais comum. Mas será que vale a pena ter conta em vários bancos?
Anúncios
As facilidades que as agências e empresas têm oferecido ao cliente para abrir uma nova conta tem motivado esse acúmulo. É raro encontrar uma pessoa que não tenha mais de uma conta bancária.
Muitas vezes a primeira abertura de conta é por necessidade, como em motivos de emprego, mas em outras pode até mesmo ter sido resultado de uma abordagem por telefone ou na rua.
Anúncios
Fato é que ter várias contas bancárias tem prós e contras, uma vez que a maioria dos serviços precisa passar por análise antes da aprovação.
Já é possível, por exemplo, abrir uma conta corrente em bancos digitais sem a cobrança de taxas mensais. Para os que cobram, esses valores são mais baixos do que o habitual.
No entanto, embora esteja cada vez mais fácil abrir uma conta, é preciso ter muito cuidado e analisar antes o risco.
Anúncios
Pesquise e conheça a instituição financeira para saber a que nível seu dinheiro estará sendo exposto.
Quais as vantagens de ter conta em vários bancos?
Uma das principais vantagens de ter conta em vários bancos é ter várias opções na hora de precisar usar. Em eventuais emergências, ter apenas um cartão pode acabar deixando você na mão.
Caso o seu limite seja baixo em uma conta, mas em outro seja bem maior, isso também pode ser uma vantagem para ajudar a administrar. Usar um cartão para consumos baixos e o outro cartão para compras maiores.
Além disso, ter conta em vários bancos ajuda na diversidade e no acúmulo dos benefícios, como crédito consignado.
Há também os casos em que o cliente tem duas contas no mesmo banco, corrente e poupança. Se as duas estiverem em movimento essa é uma boa notícia, um sinal de que está conseguindo guardar dinheiro.
Outro ponto que os clientes podem comemorar quando o assunto é ter mais de uma conta em bancos é o esquema de pontuação.
Muitas instituições instalam o sistema de pontos para a troca de milhas aéreas, produtos, serviços no programa de fidelidade, salas vips em aeroportos, seguros viagem e outras opções.
Qual a desvantagem de ter conta em mais de um banco?
Como toda decisão tomada na vida, optar por ter mais de uma conta em vários bancos têm vantagens e desvantagens, e quando falamos da segunda opção não são poucos os contras.
O primeiro ponto negativo de você ter escolhido abrir conta em vários bancos é a tarifa. É a lógica, quanto mais contas abertas mais tarifas terão de ser pagas.
E geralmente não tem como fugir dessas cobranças. A maioria dessas tarifas é obrigatória e só conseguem ser isentos aqueles clientes que movimentam com muita frequência altas quantias.
Outro ponto negativo pode ser na hora de tentar um crédito em determinado banco. Uma vez que as instituições conseguem ter acesso se você for correntista em vários lugares.
Dessa forma, ter muitos relacionamentos bancários pode dificultar a aprovação, pois o banco gera uma análise de crédito e histórico detalhado de transações e rendimentos.
Outra desvantagem é a maior possibilidade de dívidas. Quanto mais contas em bancos, você terá ainda mais chances de se endividar, podendo ser, também, pelo excesso de crédito.
Na dúvida entre conta corrente ou poupança?
Você percebeu que ter conta em vários bancos não é bom? Se chegou a essa conclusão, ficou na dúvida sobre qual abrir mão? Entre conta corrente e poupança, qual você deixaria de lado?
Será que é possível e indispensável assim, ou alguma delas é mais primordial?
Diferenciá-las é fácil, mas nenhuma das duas possui o status de melhor ou pior, ambas têm características importantes para o bom planejamento financeiro.
O que você achou do nosso texto? Bom? Então compartilhe-o em suas redes e ajude seus amigos a entenderem sobre o assunto também.