InícioNotíciasEmpreendedorismo8 ideias de negócios para empreender na crise

8 ideias de negócios para empreender na crise

4.3
(34)

Em tempos de crise, empreender pode ser uma saída para ganhar dinheiro e largar o fantasma do desemprego. São muitas as ideias de negócios para conseguir se dar bem nesse meio.

Mas quem deseja mergulhar fundo vai precisar de um pouco de ousadia e criatividade para encarar o ritmo de prover um negócio.

“Essa é a hora de buscar o que você pode fazer de diferente, e tem muita gente prosperando. Claro que não é fácil, mas a gente não pode se abater: a crise tem que servir como um motivador”, apontou Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora e professora de empreendedorismo na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e no Insper, em entrevista à Exame.

E o primeiro desafio é justamente escolher o que, como e onde isso poderá dar certo. São muitas as perguntas a serem feitas: qual ideia escolher? Como investir? O negócio é viável?

Para ajudar nessa missão, FinanceOne lista oito ideias de negócios para empreender na crise. Confira e escolha a melhor opção!

Ideias de negócios para empreender na crise

1. Venda de cosméticos

Muitas pessoas costumam gastar menos em momentos de crise, mas o setor de beleza não costuma ser dos mais afetados, por incrível que pareça.

E não são apenas as mulheres que gastam nessa área. Os homens também estão desembolsando cada vez mais dinheiro com produtos de beleza.

2. Comida prática

Outro setor que está entre os que sofre menos impacto na crise é o de alimentação. As pessoas até diminuem o consumo em restaurantes e deliveries, mas isso não impede que elas comprem comidas mais saudáveis e que sejam práticas para o dia a dia.

Um exemplo são as quentinhas ou até mesmo a comida fitness, para aqueles que estão de dieta.

Outra opção é investir em pratos prontos e rápidos de serem consumidos. Além disso, pense no que o consumidor está buscando: praticidade, rapidez e alimentação balanceada.

3. Food Trucks

Os Food Trucks, lanchonetes sobre rodas, passaram pelo auge do hype e já não são mais considerados a “moda” do momento. Mas isso não quer dizer que tenham deixado de ser lucrativos.

Na verdade, é uma boa ideia de negócio para pessoas desempregadas. Exige um certo nível de investimento, afinal trabalhar com comida em uma estrutura como essa demanda vários níveis de cuidado.

Mas ainda pode ser mais econômico que abrir um restaurante ou lanchonete tradicionais, por exemplo.

mulher comparando em um food truck
Uma das opções de ideias de negócios são os foods trucks

Se você tem condições, invista em uma van ou micro-ônibus, que não precisa ser novo. Adapte para esse tipo de empreendimento.

É preciso entender a respeito do público-alvo e localidade para conseguir ter sucesso com o seu food truck. Os gastos vão de acordo com o tipo de investimento.

4. Franquias

Esse é mais um setor que tem crescido bastante no cenário de empreendimentos. Ou seja, ideal para quem está sem ideias de negócios.

O mercardo de franquias cresce há 20 anos no Brasil. E segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no início de 2021 o interesse em participar de marcas que já estão há 10 anos no mercado teve um crescimento de 57% para 71%.

Muitas pessoas têm optado por esse ramo, pois as chances de dar certo são maiores, mais do que um negócio próprio. Escolher uma marca conhecida, então, é ainda melhor para conseguir sucesso.

5. Empresas digitais

Com a internet, abrir um negócio ficou muito mais fácil. E em tempos de crise, essa é uma opção para quem não tem muito dinheiro para investir, mas quer abrir um empreendimento.

Nesse caso, é possível economizar em alguns quesitos. Por exemplo: locação, luz e água.

Além disso, vender por meio da internet permite que você alcance diversos públicos de várias regiões do país, dependendo apenas do seu negócio.

+ 4 tendências para os negócios no pós-pandemia

6. Conserto e manutenção de produtos

Se você é o tipo de pessoa que gosta de consertar os móveis ou eletrônicos quando eles quebram, saiba que essa pode ser uma ótima área para investir.

Em momentos de crise, grande parte da população passa a comprar menos e começa a consertar quando um produto em casa quebra.

Por isso investir em uma ideia de negócio relacionada a reparos pode ser uma boa escolha. E as possibilidades são amplas: de carros a roupas. Depende do que você sabe fazer.

7. Divulgação e conteúdo para pequenos negócios

Empresas que estão começando cometem o erro da falta de divulgação eficiente. Por isso, empreendedores com experiência em comunicação podem encontrar um mercado um pouco desenvolvido.

O trabalho de marketing está relacionado com a produção de conteúdo, o que é muito requisitado pelos consumidores de um negócio.

Vale ressaltar que não é apenas realizar anúncios publicitários de um produto e/ou serviços. Mas também gerar informação que ajude o cliente no dia a dia, como benefícios de um determinado produto.

8. Móveis montáveis

Comprar um móvel para a sua casa ou apartamento pode ser caro, dependendo do modelo escolhido, especialmente em épocas de crise. E quem adquire um móvel ainda precisa arcar com uma pessoa para montá-lo.

Nessas horas, oferecer móveis montáveis é uma grande alternativa para quem não quer contratar uma pessoa. Venda produtos que sejam fáceis de serem montados pelos próprios consumidores.

Ideia de negócios que são tendência

Empreender é o segredo para quem quer alavancar um negócio próprio, ainda mais em meio a crise. Embora sejam muitas as opções para escolher e investir, algumas são tendências mais fortes.

Entretanto, é preciso escolher um ramo com que você mais se identifique. Saber quais são as opções mais escolhidas no mercado é bom para ter um norte do que está sendo feito e no que as pessoas estão investindo e comprando.

Mas não arrisque algo que você não conseguirá levar ao sucesso. Para ajudar, o Sebrae pontua, frequentemente, os principais negócios do momento.

Com base nos estudos do ano de 2019, diversas áreas são apontadas como principais para investir. Confira a relação:

  • Alimentos e bebidas;
  • Vestuário;
  • Serviços de saúde;
  • Produtos/serviços inovadores;
  • Serviços de reparação;
  • Estética/beleza;
  • Serviços especializados;
  • Informática;
  • Construção.

E-book apresenta ideias de negócio para momentos de crise

Ainda tem dúvidas se deve ou não começar a empreender na crise?

ebook-financeone

O FinanceOne elaborou um e-book com todas as informações que você precisa para ter ideias de negócios. 

Apesar de parecer difícil empreender durante esse período, não é uma missão impossível.

Isso porque é possível começar um negócio com pouco dinheiro ou até mesmo sem nem precisar investir dinheiro, somente o seu tempo.

No e-book “Ideias de negócios para empreender na crise”, você encontra o passo a passo para começar uma empresa.

Além de saber como empreender com pouco dinheiro, o que é fundamental em tempos de crise.

Lembre-se que em momentos de crise é preciso se reinventar. Por isso, não tenha medo de começar um negócio do zero, apenas comece!

BAIXE O E-BOOK

Invista em uma ideia de negócio da qual você entenda

É fundamental que o futuro empreendedor invista em um setor do qual ele entenda e goste.

Isso porque não adianta aplicar o seu dinheiro em algo que não tenha conhecimento, porque pode ser que não dê certo. Além do que, isso pode não te deixar motivado no negócio e até mesmo fazê-lo desistir.

Outro ponto importante é que antes de colocar suas ideias de negócios em diante é necessário realizar uma pesquisa dos pontos positivos e negativos. Coloque na balança o custo para abrir o negócio e avalie as possibilidades.

Será preciso também fazer um estudo sobre o público-alvo e os concorrentes da sua futura marca.

Com tantas opções para investir, também é necessário sempre se atualizar sobre o mercado. Não esqueça: procure oferecer aos seus clientes o que eles procuram e desejam.

A crise pode atrapalhar na economia, mas ela também pode se tornar sua grande aliada ao abrir o negócio certo.

O que achou disso?

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 34

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui