Você comprou uma ação com o objetivo de ter rentabilidade a longo prazo e acabou esquecendo dela e depois de uns anos lembrou que possui ações antigas. Isso já aconteceu com você? Sabe como recuperar esse tipo de ação?
Anúncios
As ações antigas também podem ser descobertas por conta de heranças, quando não se sabia da existência deste tipo de investimento.
Além disso, outra dúvida que muitas pessoas passam a ter é: quem fica responsável por essas ações antigas que muitas vezes são esquecidas? Essa resposta nós já vamos te dar agora.
Anúncios
A responsabilidade por essas ações não é da sua corretora ou banco pelo qual você realiza as compras e vendas desse investimento. Quem é responsável de fato é a Bovespa, isso porque é ela que guarda as ações em uma estrutura eletrônica.
Como recuperar as ações antigas?
Se você descobriu que tem ações antigas e não sabe como recuperá-las, fique tranquilo porque nós iremos te ajudar.
A primeira coisa a ser feita é encontrar um documento que conste que a titularidade das ações é de fato sua. Outro ponto importante é que você precisará conseguir também o saldo atualizado destas ações.
Anúncios
Vale ressaltar que a lista de documentos necessários vai variar de acordo com o tipo de empresa que emitiu as ações antigas. Por exemplo, se for uma companhia aberta, será preciso ter uma certidão do banco depositário dos papéis.
+ Ações ordinárias: entenda o que são e veja dicas de como investir
Mas caso seja uma companhia fechada, você só precisará ter uma cópia da página pertinente do Livro de Registro de Ações Nominativas. Outra opção é ter em mãos a certidão emitida pela companhia.
O próprio site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informa que a instituição que realiza a escrituração das ações de companhia aberta tem como obrigação conceder o extrato com a posição acionária.
Como saber se tenho ações antigas?
Caso você tenha alguma suspeita ou indícios de ações antigas, mas está sem muitas informações, é preciso realizar uma consulta. Isso pode ser feito presencialmente ou pela internet.
+ O que são ações preferenciais (PN)? Entenda como elas funcionam
Presencialmente, compareça até uma agência de banco que possa ser responsável por essas ações. Esteja munido de RG, CPF e comprovante de residência para solicitar a consulta e ter direito a mais detalhes e comprovante que lhe garanta a posse dessas ações.
Outra forma de saber se você tem ações antigas é consultar o registro no site da CVM.
Essa consulta pode ser feita tanto pelo CNPJ ou pelo nome do grupo. Dessa forma, você consegue ter acesso a praticamente todas as informações que são públicas a respeito deste fundo, por exemplo:
- valor diário da cota
- número de cotistas
- prospecto
- lâmina
- composição da carteira.
Além de outros dados relevantes.
Continue a sua leitura aqui no FinanceOne: veja como calcular o preço médio das ações e fique por dentro de tudo sobre o mercado financeiro!
Cadastre-se para receber a nossa newsletter e saiba todos os detalhes e novidades semanalmente.
Boa tarde! gostaria de saber sobre ações antigas1
Não consegui apesar de aqui dizer que é fácil.
Eu sou acionista do Banco BRADESCO S/A conta de ações número desde o ano de 1991 quando eu as comprei, com a posição de 361 ações e, só consegui 3 extratos até hoje e, mesmo assim eu tive que solicitar na agência da Rua Governador Amaral Peixoto em Niterói-RJ.
Recorro a Vossa Senhoria porque necessito da minha posição acionária atualizada, pois, as agências do Banco Bradesco em Itaguaí-Rj se negam a me fornecer o extrato atualizado desde o ano de 2003 com a posição de 7790 ações, até os dias de hoje. Importando frisar que, ao longo desses anos eu sempre tive dificuldades de obter o extrato das minhas ações a ponto de, no ano de 2008 eu ingressar na justiça com um processo de exibição de documentos para que eu tivesse o extrato da minha posição acionária, ocasião em que o Banco Bradesco me apresentou um extrato com o fracionamento das minhas ações. Estranhei, mas aceitei pois, aumentou o quantitativo das minhas ações e assim, me dei por satisfeito, pois, o meu objetivo sempre foi o reinvestimento dos dividendos, jcp e as bonificações a que tenho direito oriundos da distribuição do lucro líquido do Bradesco aos seus acionistas. Porém, dali por diante, não consegui mais o extrato através das agências. Salientando que, eu nunca vendi as minhas ações e tão pouco resgatei algum dividendo e/ou jcp, sempre deixei o Bradesco/custodiante reinvestir em mais ações. Fiz este investimento a longo prazo para hoje na velhice/aposentadoria viver dos meus dividendos.
Olá, Jorge! Tudo bem?
Nós apenas compartilhamos conteúdo informativo e dicas, não podemos te ajudar diretamente. Para dúvidas mais específicas, sugerimos que consulte um advogado de confiança.
Olá Jorge, tudo bem? Advogo há mais de 15 anos na área de recuperação de ações antigas e durante todo esse tempo são raros os relatos de nossos Clientes que dizem ter resolvido alguma coisa relacionada às suas ações direto na agência. Seja por desconhecimento dos gerentes ou por má vontade mesmo, o fato é que é praticamente impossível para o cidadão comum médio resolver sua pendências acionária na agencia bancária. Até mesmo porque este não é o caminho legal a seguir para conseguir a atualização de suas ações. Temos uma extensa carteira de Clientes satisfeitos que hoje não mais precisam “implorar” na agência bancária para terem seus direitos de acionistas respeitados. Nosso escritório tem a estrutura e o conhecimento necessários para lhe auxiliar com toda e qualquer pendência relacionada as suas ações. Sinta-se a vontade para contatar-nos para uma consulta GRÁTIS enviando uma mensagem por WhatsApp para o (34)98818-7234. Atenciosamente, Miguel Abrahão OAB/MG 118.785
Senhor Jorge, meu pai encontra-se na mesma situação que o Sr.! Um vizinho meu essa semana veio conversar comigo pois tbm está na mesma situação pois ele sabe da situação de meu pai junto ao Bradesco.
Precisamos unir forças para tratar desse assunto junto a esse “poder” que é o Bradesco!
Olá Júnior, podemos ajudar-lhe. Fique a vontade para contatarmos para uma consulta grátis, será um prazer ajudar ao seu pai a colocar o dinheiro dele onde ele deve estar: no bolso dele!
meu a vô deixou ações do Unibanco mas não esta no meu nome nem do meu pai gostaria de saber como vejo os dividendos e como poço e resgatá-los ele já e falecido a mais de 20 anos
Oi, Erick! Tudo bem?
Neste caso, o apenas o inventariante dos bens deixados deve conseguir solicitar o acesso. Sugerimos que procure orientações mais específicas com a instituição financeira ou com um advogado.
Olá Erick, não importa quanto tempo o seu avô já tenha falecido, as ações continuam válidas e devem ser distribuídas aos seus respectivos herdeiros, na medida de sua quota parte. Esse procedimento é feito por meio de uma partilha ou sobrepartilha, a depender do caso. Após a apuração da posição acionária é possível solicitar o levantamento imediato dos dividendos dos últimos 3 anos e dar a devida destinação á ações, seja mantendo-as ou negociando-as em corretora de valores mobiliários.
Meu pai recebeu um extrato do Bradesco informando que ele tinha 22 mil ações, em 2009 houve um desdobramento e um grupamento, ninguém do Bradesco informa o que houve, já que de 22 mil ações se transformaram em nada. Já falei com vários advogados mas nenhum tem conhecimento na causa, é o Bradesco não nos fornece nenhum documento.
Oi, Francisco! Tudo bem?
Infelizmente nós não podemos ajudar. Sugerimos que procure outro advogado ou o Procon.
Francisco, procure um advogado. Ele pode ingressar com ação de exibição de documentos e a instituição bancária, se o juiz assim entender, será obrigada a fornecer. Espero ter ajudado.
Olá Francisco Coutinho. Desdobramentos e agrupamentos de açoes são procedimentos legais que são adotados mediante decisão de uma assembleia legalmente constituida. Porém, o que não pode ocorrer é as ações se transformarem em “NADA”. O que deve ser feito é solicitar ao departamento de escrituração do órgão custodiante a atualização do extrato de posição acionária e dividendos para então solicitar a ordem de transferência para o ambiente de negociação dos ativos. Raramente os gerentes de agencias têm algum conhecimento em ações para poderem orientar os investidores. Atenciosamente, Dr. Miguel Abrahão
Prezados , boa tarde!l
Tenho 2700 ações nominais adquiridas na década de 1980. Em contato com o Bradesco, instituição na qual sou correntista, meu gerente informou que devo conversar diretamente com o setor de ações da Petrobrás para atualiza-las, tendo em vista os vários planos econômicos entre o período até hoje.
Desta forma solicito uma orientação de V. Sas. como posso falar com esse setor para a atualização dessas ações, assim como os respectivos dividendos/bonificações.
Agradecendo a atenção, permaneço no aguardo do posicionamento de V. Sas.
Atenciosamente.
A. Quaglio
Oi, Antonio! Tudo bem?
Sugerimos que peça a seu gerente orientações mais específicas.
Olá Antonio, tudo bem? Infelizmente cabe ressaltar que é uma triste realidade o fato de que os gerentes de bancos nada ou muito pouco sabem a respeito de ações. O ideal é que o senhor tenha a orientação de um bom advogado, pois sem isso a burocracia torna uma missão quase impossível de se alcançar para um cidadão comum. Nossa estrutura está a sua disposição para auxiliá-lo a solicitar a atualização e o levantamento do saldo da posição acionária e dividendos. Atenciosamente, Dr. Miguel Abrahão OAB/MG 118.785, WhatsApp 34 9 8818 7234.
Encontrei ações do meu pai em
Aplicação na Finor e Embraer de 1977 onde deve ir para receber informações
Olá Abilio, inicialmente deve-se abrir inventário para que, com a certidão de inventariante em mãos, possa ser solicitada a atualização de cadastro e posição acionária. Após o arrolamento das ações no inventário, com o formal de partilha é possível fazer a transferência das ações para os herdeiros. Tenho clientes com casos semelhantes e essas ações podem valer hoje um bom dinheiro. Atenciosamente, Dr. Miguel Abrahão
Quero saber das minhas ações que comprei em 1982. Em Manaus. Procuro informação e nunca tenho.
Se o senhor tiver se referindo às ações da SIDERAMA meu conselho é que busque imediatamente o auxílio de um bom advogado empresarial para representar-lhe perante aos órgão responsáveis. A burocracia torna praticamente impossível a tarefa para um cidadão comum que não esteja acompanhado de um bom advogado conseguir regularizar a situação. Atenciosamente, Dr. Miguel Abrahão OAB/MG 118.785
Tenho 100 score preferencias do Bradesco compradas em 1975 no próprio Agência do Bradesco em Santos. Como posso saber seu valor hoje?
Oi, José! Tudo bem?
Para dúvidas mais específicas, sugerimos que entre em contato com a instituição financeira.
José Antônio, para saber quanto valem hoje suas ações primeiro você deve consultar o seu saldo acionário atual junto á autoridade custodiante para então puder multiplicar a quantidade de ações pelo valor da cotação do dia. Ter em mãos o certificado de subscrição, cupon ou ate mesmo o próprio titulo podem ajudar bastante a sua consulta. Se precisar de mais informações sinta-se a vontade para contatar-me pelo WhatsApp 034 988187234. Será um prazer ajudar.
apesar de estar escrito que : – Outra forma de saber se você tem ações antigas é consultar o registro no site da CVM. – não é tão fácil assim.
Já perdi mais de 2 horas tentando…
Meu pai tem ações da SIDERAMA e não consigo consultar em lugar algum.
Algúem teria alguam sugestão ?
Olá Márcio, nunca é tão simples para um cidadão comum, para não dizer quase impossível, conseguir qualquer tipo de resultado sem o apoio de um bom advogado especialista em recuperação de valores mobiliários. Minha sugestão é que, se você não conhecer nenhum bom profissional da área, nos contate para lhe auxiliarmos a regularizar esta situação. Atenciosamente, Dr. Miguel Abrahão – advogado empresarial
Mim chamo Maria Lecir mãe de Wallace esse menino era acionistas da bolsa de valores e em 2017 O meu filho veio a falecer como fazer para receber as ação QE Eli deixou alguém ae para mim orientar
Nesse caso Maria deve ser feito o inventário dos bens do seu filho para após informar ao banco custodiante das ações quem são os herdeiros para poderem ser feitas a distribuição das ações em seus respectivos nomes. Para isso procure um advogado especialista em recuperação de ações sério para lhe auxiliar. Conte conosco
Meu pai faleceu em 2002. Ele foi funcionário da Vale do Rio Doce e recebeu umas ações quando a Vale foi privatizada em 1997. Ele não vendeu todas as ações na época. Como faço para consultar quantas ações ele tinha e o resgate?
Oi Geisi, como advogado especialista em recuperação de ações antigas informo que para você conseguir regularizar esta situação, primeiramente é necessário saber se as ações foram devidamente arroladas no inventário. Em caso positivo, o inventariante deve solicitar o extrato atualizado junto á instituição custodiante e apresentar o formal de partilha para alteração da titularidade das ações para o nome dos herdeiros no setor de escrituração. Caso não tenham sido arroladas no inventário, após o procedimento de atualização do extrato deve-se pedir ao juízo inventariante a sobrepartilha.
Olá
Sou detentor de ações da antiga telebras, compradas junto à linhas telefônicas na década de 90.
Pode me orientar sobre como conseguir recuperar essas ações hoje em dia?
Primeiramente é necessário entrar em contato com o banco custodiante das ações solicitando o extrato dessas ações para depois ser solicitado o levantamento de dividendos e das ações para dar a melhor destinação às essas ações. Se a intenção for vender as ações elas serão vendidas no valor da cotação do dia.
Minha situaçao e quase a mesma das relacionadas acima. Meu pai faleceu e deixou comigo diversas açoes antigas
queria saber se naão tem um numero de telefone para consultar pq aqui palo site nao consegui fazer a consulta
Olá Rosangela Claro de Oliveira, sou Miguel Abrahão e advogo há 15 anos na recuperação de ações antigas de nossos Clientes, e no seu caso terá que ser feito um inventário, e com a certidão de de inventariante pedir o extrato atualizado das ações e dos dividendos. Depois de arrolados no inventário, lançando mão do formal de partilha ou escritura de partilha as ações devem ser transferidas para o nome dos herdeiros, que poderão dar a destinação que melhor entenderem. Se já tiver sido feito inventário, deve-se entrar com um procedimento de sobrepartilha para incrementar o inventário. Se precisar de mais informações ficarei feliz em ajudar pelo WhatsApp 34 98818 7234
Se o banco central está agora dizendo que vai distribuir bilhões que estão parados em contas inativas e quando as pessoas vão consultar estão lá centavos porque não facilitam para serem doados a instituições de caridade?? Eles ficam usando esse dinheiro por décadas e não pretendem, de fato, devolver bem como devem ter bilhões em ações e como o valor pode até valer a pena ser resgatado, não querem. Terrível