Você já escutou falar nas ações preferenciais? Esse é mais um tipo de ativo disponível no mercado financeiro para os investidores que gostam de aplicar dinheiro em ações. E é claro que esse não é o primeiro tipo de ação que surge, até porque já existem as ações ordinárias.
Anúncios
Além disso, as ações preferenciais possuem características específicas, assim como qualquer investimento. Por esse motivo é tão importante que você conheça muito bem as opções de aplicações antes de dar um próximo passo.
É somente entendendo como cada tipo de investimento funciona e o que ele tem a te oferecer que você consegue decidir se é o ideal ou não para o que deseja. O mesmo acontece com as ações preferenciais.
Anúncios
Vale ressaltar, ainda, que as ações ordinárias são mais conhecidas do que as preferenciais, mas elas também conseguem se destacar no mercado.
Quer saber mais sobre as ações preferenciais para saber se elas se adequam aos seus objetivos e se podem ser acrescidas na sua carteira de investimentos? Continue lendo este artigo!
O que são e como funcionam as ações preferenciais?
A primeira coisa que você precisa saber é o que são as ações preferenciais. Assim você vai poder entender melhor como elas de fato funcionam. Mas antes disso, é preciso voltar um pouco mais e saber o que são as ações.
Anúncios
Por isso, vamos por parte: as ações são consideradas a menor parcela do capital social de uma empresa. Elas são negociadas na Bolsa de Valores. Sendo assim, quando você adquire uma ação, automaticamente passa a ser sócio da companhia.
Mas afinal, o que são as ações preferenciais ou PN? São os papéis que dão preferência ao acionista quanto ao recebimento de dividendos ou valores em caso de liquidação da companhia.
+ Saiba como é formado o preço das ações e quem decide
É bem provável que agora você tenha entendido o nome de ações preferenciais, já que o investidor passa a ter a preferência na distribuição dos rendimentos e dos pagamentos em relação aos demais acionistas da empresa.
Mas é claro que existe uma porcentagem mínima de lucros que serão distribuídos para esse tipo de acionista. Além disso, é importante ressaltar ainda que caso não exista dinheiro o bastante para ser dividido, os acionistas ordinários não receberão nesse momento.
Outra informação que você precisa saber é que, em caso de falência da empresa, também terá preferência em receber o dinheiro, caso exista algum valor a ser pago.
Uma das características das ações preferenciais, é que elas são exigíveis. O que isso significa? Que a empresa pode adquirir os papéis de seus acionistas de volta a qualquer tempo e por qualquer motivo.
Vantagens e desvantagens das ações preferenciais
Assim como tudo no mercado de investimentos, as ações preferenciais são recheadas de vantagens, mas também contam com desvantagens. Por isso, você precisa estar atento a todas elas.
Conhecê-los vai te ajudar a tomar uma decisão ainda mais assertiva. Dentre os pontos positivos, destaca-se o fato do acionista ter preferência na distribuição dos dividendos e também no pagamento diante de uma liquidação. Com isso, há um bom retorno ao longo do tempo.
+ Como investir em ações internacionais? Veja como funciona
Outra vantagem é quando há o investimento na Bolsa de Valores, cujas ações preferenciais costumam ser mais líquidas e, dessa forma, têm um volume maior de negociações. Isso facilita sua venda no mercado secundário.
Lista-se também o fato da segurança. Mas, e quais são os pontos desfavoráveis?
Um dos principais é o fato deste ativo não contar com o famoso “tag along”. O conceito existe com o objetivo de proteger acionistas minoritários em caso de mudança no controle da empresa. Quando ocorre, geralmente há uma segurança para um percentual em cima do preço da ação.
Além disso, embora estar na Bolsa de Valores seja uma vantagem, há uma restrição a esse tipo de ação em algumas listagens.
Vale a pena investir em ações preferenciais?
A resposta para esta pergunta dependerá do seu perfil de investidor. O que você busca e o que pretende focar? Seu objetivo é ter lucro a médio ou longo prazo?
É importante você saber que geralmente quem opta por ações preferenciais está mais focado em receber dividendos. Mas esteja bem atento aos pontos positivos e negativos para que você não dê um passo adiante no escuro.
+ Conheça 6 cursos sobre mercado de ações gratuitos oferecidos pela B3
Se for preciso, consulte alguém que já tenha investido para pegar feedbacks e ajuda.
Para escolher uma ação preferencial, você deve:
- Estabelecer as suas metas e objetivos como investidor;
- Conhecer o seu perfil e aprimorá-lo;
- Listar quais empresas possui interesse;
- Identificar os pontos fortes e fracos dessa empresa;
- Avaliar o histórico dela no mercado;
- Faça uma análise fundamentalista e avalie possíveis indicadores.
Gostou deste conteúdo? Então continue lendo sobre e confira quais são os tipos de ações disponíveis na Bolsa de Valores.