
No mundo dos investimentos, as ações podem ser classificadas como preferenciais e ordinárias ou através dos setores que as empresas atuam no mercado. Mas há, no entanto, dois outros termos que também podem ajudar pra quem está no mercado financeiro: as ações de valor e crescimento.
Se você está atuando no mercado de ações, com certeza já ouviu falar sobre esses dois termos ao investir. As ações de valor são ativos negociados abaixo do mercado. O preço desse tipo de ação costuma ser determinado de acordo com a análise de dados, como o caixa da empresa e lucro, por exemplo.
Já as ações de crescimento, como o próprio nome já sugere, são investimentos que apresentam um potencial elevado e avanço nas receitas de vendas e no lucro.
A seguir, veja mais sobre esses dois tipos de ações. Boa leitura!
+ Recompra de ações: entenda o que é e como funciona
O que são ações de crescimento?
Como demos o spoiler acima, as ações de crescimento são os papéis de uma empresa que apresenta crescimento no seu patrimônio e também na B3, por exemplo.
Em resumo: são as ações de negócios que estão inseridos em setores que estão aquecidos no mercado e, por isso, possuem um grande potencial de crescimento. Além disso, por apresentar alto crescimento, acabam fornecendo produtos e serviços que estão em destaque no mercado.
O destaque no mercado, contudo, pode ter diversos fatores. Entre eles porque a empresa oferece um produto ou serviço que está em expansão ou porque ela criou um mercado em que somente ela oferece aquele tipo de produto ou serviço.
Ao analisar ações de crescimento e se é viável ou não investir, o investidor precisa considerar qual será a participação dele na empresa, o crescimento do mercado em que ela está inserida e, não menos importante, quais os cálculos para a receita da empresa futuramente.
+ Conheça mitos e verdades sobre investir dinheiro
E as ações de valor?
Já uma ação de valor é aquela negociada por um preço abaixo do valor de mercado. E as ações podem estar baixas por diversos fatores, como por exemplo o mercado em que a companhia está inserida não está tão aquecido assim.
Por isso, quanto maior for a diferença entre o preço justo do mercado e o preço pago pela ação, maior é a margem de segurança para quem está investindo nesse tipo de ação.
Ou seja, o investidor pode comprar o ativo por preço abaixo do que ele realmente vale no mercado e quando esse valor for corrigido, o investidor pode ganhar com a valorização do ativo.

Dessa forma, os investidores que procuram por ações de valor acabam optando por empresas que estão desfavoráveis no mercado, mas esperam que elas se recuperem.
Entretanto, esses investidores não se baseiam em expectativas futuras de crescimento, como ocorre com os investidores de ações de crescimento, por exemplo.
+ Onde investir com a inflação alta? Veja as melhores aplicações!
Ações de valor x ações de crescimento: em qual delas investir?
Ao escolher entre ações de valor ou de crescimento, é preciso considerar qual é o grau de risco do investimento e se você, enquanto pessoa que investe, deseja passar por esses riscos. Além disso, também é necessário levar em consideração os rendimentos que deseja obter com as ações.
Ao aplicar somente em ações de crescimento, por exemplo, pode haver prejuízos caso a empresa não se desenvolva futuramente como o esperado e a expectativa do mercado. Da mesma maneira que, ao investir em ações de valor, quem investe pode perder a oportunidade de aplicar o dinheiro em empresas que estão decolando no mercado.
Por isso, alguns analistas financeiros recomendam que destinar uma parte da carteira de investimentos para ações de valor e outra parte para ações de crescimento pode ser uma alternativa viável.
Vale lembrar, no entanto, que tudo dependerá do seu perfil de investidor e quais são os seus objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo.
Agora que você já sabe o que são ações de valor e crescimento, aproveita para aprender mais sobre o mercado de ações. Leia agora mesmo: 6 cursos sobre mercado de ações gratuitos oferecidos pela B3.