Será que ainda vale a pena ser Uber? Muitos motoristas do aplicativo fazem essa pergunta. Principalmente, após recente aumento no combustível anunciado pela Petrobras, manutenção de veículos e outros problemas internos.
Anúncios
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o litro da gasolina passa a custar, em média, R$7,21, em todo o país.
Outro detalhe que gera ainda mais dúvida é o valor do aluguel de carros, pois os preços cobrados pelas locadoras ficam mais caros a cada ano que passa.
Anúncios
Contudo, apesar das dificuldades, ainda vale a pena ser Uber em 2022, porém é extremamente importante que o motorista faça um bom planejamento dos gastos.
+ Uber Shuttle: como funciona o serviço de ônibus e vans fretados
Além de ter um compromisso com seus horários e conhecimento sobre estratégias de posicionamento. Que são elas:
Anúncios
- quantas horas e dias de trabalho o motorista fará por semana;
- em quais regiões irá trabalhar;
- em qual cidade mora; e
- quantos motoristas trabalham nela.
Além de outras variantes que pesam no bolso de quem é motorista, afinal, carros também dão despesas para quem dirige.
Para isso, fizemos um levantamento que estuda os prós e contras de ser motorista da Uber em 2022. Ficou curioso para saber se ainda vale a pena dirigir para a Uber? Então continue a leitura deste artigo!
As estratégias para ganhar mais como Uber
Vale a pena ser Uber, sim, mas como dito, com estratégias. Afinal, os melhores motoristas fazem para ganhar R$200 a R$300 por dia trabalhando de Uber, veja o que muitos fazem:
1 – Mapear o preço dinâmico:
Nada de ficar correndo de um lado para o outro atrás do preço dinâmico, não! A estratégia aqui é prestar atenção e mapear os pontos e horários que ele é ativado nas regiões em que você trabalha.
O ideal é fazer esse mapeamento durante os 7 dias da semana, pois o comportamento do dinâmico será sempre o mesmo nas mesmas regiões e nos mesmos horários durante todo o ano, salvo as exceções de grandes eventos e problemas no transporte público.
Depois de mapear o preço dinâmico, basta estar nas regiões e horários em que ele é ativado e você terá muito mais chances de lucrar do que quem faz grandes deslocamentos para chegar até o dinâmico e quando, enfim, chegam, ele já acabou.
Concentração de hotéis: Toda cidade tem uma bairro ou região com uma boa quantidade de hotéis, não é mesmo? A dica é: sempre que você estiver por essas regiões, estacione e espere tocar uma corrida.
As chances de você conseguir corridas boas nessas regiões são muito maiores, pois existe uma grande quantidade de turistas querendo conhecer a cidade ou tentando se locomoverem até o aeroporto.
2 – Defina um destino:
Antes de sair para trabalhar, defina um destino. Mas não defina um endereço aleatório! Geralmente, a maior parte dos motoristas definem para aeroportos, rodoviárias ou para pontos mais extremos da cidade.
E quando você estiver perto de completar seus R$200 a R$300, defina para sua casa.
Como faço para ser Uber?
Como mencionamos ainda vale a pena ser Uber. Então, se você está em busca de ser aprovado pela Uber, saiba que é necessário cumprir algumas adaptações e requisitos. Veja abaixo quais são eles:
- Ser maior de 18 anos;
- Carteira de Habilitação definitiva;
- Possuir a observação Exerce Atividade Remunerada no verso da CNH.
Além disso, existem outras observações quanto ao modelo de veículo, que se adequa conforme a categoria que você deseja rodar.
Vantagens e desvantagens em ser motorista da Uber
Vantagens
1- Liberdade de horário
A Uber não estabelece horários para os motoristas, de forma que você pode trabalhar nos dias e horários que forem mais conveniente para você
É possível, inclusive, ter mais de um emprego ou trabalhar para mais de um aplicativo, enquanto atua como motorista da Uber.
2 – É fácil conseguir trabalho
Para ser motorista da Uber, basta atender aos requisitos e se cadastrar na plataforma. Além disso, dependendo da localidade, a demanda por corridas é alta. Assim, o motorista nunca fica sem emprego.
Outro ponto importante é que motoristas de aplicativo não precisam pagar taxas ou ter uma licença para trabalhar, como os taxistas.
Desvantagens
1 – Despesas altas
Manutenção do carro, impostos e combustíveis, alimentação, entre outros custos, podem ultrapassar os 50% do valor bruto que os motoristas recebem. Assim, é preciso trabalhar bastante para suprir esses gastos e ainda tirar um bom lucro.
2 – Trabalho estressante
Horas no trânsito e lidar com o público são duas tarefas que podem ser bem estressantes para os motoristas da Uber. Além disso, é preciso lidar com risco de assalto, acidentes ou outros perigos que podem surgir.
3 – Insegurança
Conforme já mencionado, os motoristas de Uber ficam sujeitos a alguns perigos, que não são cobertos pela Uber, como assaltos. Por isso, é importante conhecer o local em que vai trabalhar e buscar pelas opções de corridas mais seguras.
4 – Não tem direitos trabalhistas
Os motoristas da Uber não têm acesso aos direitos trabalhistas, como férias, 13º salário, FGTS, etc. Mas, o motorista pode optar por contribuir com o INSS ou abrir um MEI para garantir o direito a aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-acidente.
Agora que você já sabe se vale a pena ser Uber, confira também como ganhar dinheiro com o Uber Eats.
Mentira, esse ganho é bruto, por dia 8 horas raramente dá 100 reais livres , a uber ganha mais que o motorista, que empresta o carro a mão de obra e o tempo!
Olá, Joyce! Tudo bem?
Os valores mencionados foram baseados no levantamento mencionado, mas não são garantias. Os ganhos brutos dependem de variáveis.
Depende, Joyce. Sou do RJ, faço 100 reais limpo em aproximadamente 6 hrs….Como dito no artigo, é mapear o dinâmico….da para fazer uns 200 limpo se trabalhar com estratégia em até 8 hrs de trabalho…Uma coisa que é importante destacar é o primeiro fim de semana após o pagamento do salario, no caso 5ºdia útil….muita gente gasta com uber….
sou motorista de app , e esse ganho não é real , se for é apenas nas capitais e pra motoristas que rodam no gás, meu ganho diário é 150 livre , trabalho 8 a 10 horas, e usando todas as estratégias, rodo somente aos fim de semana pois possuo outro emprego, esse levantamento infelizmente esta mais do que por fora .
sou formado em economia, rodo pelo extra, porem ja estou a desistir …
Tenho GNV instalado no meu carro e, mesmo pagando mais barato no combustível, está difícil se sustentar como motorista. Quase metade do que eu faço fica apenas para combustível, sem falar outras despesas que ninguém comenta, manutenção e a desvalorização do veículo. A maioria dos motoristas falam apenas dos seus ganhos brutos.
O Brasil é terra de ninguém. As multinacionais são predadoras vorazes, os motoristas de aplicativos trabalham como escravos sim, sem alternativas de emprego se submetem a trabalhar 13,14,15 horas por dia para faturar migalhas para sustentar suas famílias. A manutenção do veículo tem que vir de outra fonte, instalar gnv é impossível, super caro e não tem nenhum incentivo do governo,cada um por si, comprar um carro novo porque o seu já está sucateado é um sonho impossível. Senhores, esse reajuste de 6,5% é imoral, uma brincadeira de muito mal gosto. Aplicativos parem de explorar o povo brasileiro. Para que tá feio.
Trabalhar com o app não é ruim mais a taxa q eles cobram em cima da corrida tá ficando inviável , estamos trabalhando meio a meio com. O app certo 30 a 40 porcento de desconto chega ser piada isso 🤬🤬🤬🤬
O lucro não chega a 40 porcento do valor o. O bruto é uma coisa, mais se considerar, combustível, manutenção em geral, honestamente não dá 40 porcento do bruto ganho. Então se fizer bruto 200 num dia inteiro, o que sobra líquido tirando manutenção e combustível, só tá uns 80
Jadecir… se não rodar no GNV, considerando todas as variáveis, você está pagando para trabalhar… procura no Youtube tem uns vídeos que explicam bem isso…
Eu fiz as contas e não compensa nem mesmo na dinâmica… fiquei 45 dias dirigindo, anotei todos os gastos com combustível, média de km/L, troca de pneus a cada 60.000 km, revisão a cada 10.000, custo do seguro por dia… é absurdo! Só compensa pro passageiro… pro motorista não!
Sou Uber aqui em salvador
Corrida mínima 5,50
O máximo que se consegue ganhar líquido por dia é 90,00
Sem dinâmico
Rodando só dinâmico chega a uns 140,00
Com várias estrategias
Teria Idea de comprar um carro mais novo pra por no app,mas lendo os comentários tô fora ,não vou investir e fazer uma dívida com esses resultados de valores que ganha no Uber.
Rodo na ZO do RJ, apenas 5 h por dia consigo de R$ 130,00 a R$ 150,00 líquido…gasto de combustível R$ 50,00 por dia, ganho uma média de R$ 500,00 a R$ 600,00 por semana.
Muitas variáveis devem ser consideradas. Combustível é claro, mais seguro, mais gasto dos pneus, mais manutenção, mais depreciação do veículo, e pra quem complementa renda com app deve considerar até mesmo o imposto de renda (claro que o governo quer uma parte do teu couro) . Colocando na ponta do lápis, só é viável pra quem está em estado de desespero pois em vez de vender o carro e usar o dinheiro pra pagar as contas, ao dirigir pra app você entrega o carro aos poucos. É como se você fizesse um empréstimo do teu próprio patrimônio (veículo) só que sem juros abusivos e prazo definido pra pagar… mas com certeza lá na frente você vai ter que pagar… é ilusão dizer que dá pra viver disso… dá no máximo pra sobreviver… é rebolar todo dia… é como um cachorro correndo atrás da própria cauda!
Como dica, tem app que avalila o grau de “trouxidão” ou “desespero” do motorista com base na TA (taxa de aceitação)… se você ficar sempre com 100% de aceitação cada dia virão corridas ruins e de baixíssimo retorno, afinal você aceita tudo mesmo!!!… experimenta recusar aquelas absurdas e cancelar outras que o passageiro está a 5 km pra embarcar e quer ir num lugar que fica perto da partida… com algumas recusas, o algorítimo entende que você não é tão trouxa como gostariam… Mas mesmo assim não compensa ser motorista de app… só em caso de desespero!
Foi se o tempo de ganhar dinheiro com uber…Hoje é só prejuízo. Não compensa mais.