
Chegamos a reta final do ano e, com isso, o que muitas pessoas querem saber é até quando o 13º salário pode ser pago? Afinal, esse dinheiro é sempre bem-vindo pelos brasileiros por inúmeros motivos.
Mas o que todo especialista recomenda é que você use o seu 13º salário de forma inteligente. E como seria isso? Se tem dívidas, aproveite o dinheiro a mais para pagá-las, caso não invista o valor que te traga bons retornos financeiros.
E independentemente do que você vá fazer com dinheiro a mais que tem a receber, caso tenha carteira assinada, precisa saber até quando as empresas devem pagar esse benefício que está previsto em Lei.
Apesar do 13º salário ser pago todos os anos, muitos ainda possuem dúvidas sobre datas de pagamento e quem tem direito ao benefício.
Por isso, preparamos este artigo com o objetivo de ajudar você a sanar essas dúvidas!
Até quando o 13º salário deve ser pago?
Caso você não saiba, as empresas podem realizar o pagamento deste benefício em até duas parcelas. E ambas possuem data limite para que o dinheiro seja depositado na conta do trabalhador.
A primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. Enquanto a segunda até 20 de dezembro do mesmo ano.
Vale ressaltar ainda que quando a primeira parcela é paga, o trabalhador deve receber um valor que seja equivalente a metade do salário atual. Isso sem considerar os descontos de impostos e benefícios.
Diferentemente do que acontece no pagamento da segunda parcela, no qual é realizado os descontos do Imposto de Renda e da contribuição do INSS.

É importante frisar ainda que se você solicitou o adiantamento do 13º salário nas férias, receberá apenas a segunda parcela do benefício.
Como funciona o valor do pagamento deste salário?
Tem dúvidas sobre como funciona o valor do 13º salário? Então vamos te explicar para que você entenda e fique atento para saber se foi pago corretamente.
O valor do seu 13º salário vai depender da quantidade de meses trabalhados naquele ano. Se você é novo na empresa vai receber o proporcional, mas se trabalhar o ano todo, recebe integral.
Em tese, o salário integral é dividido em 12 vezes (quantidade de meses), soma-se todos os adicionais e gratificações e, em seguida, multiplica o resultado pela quantidade de meses trabalhados.
+ Beneficiários do Auxílio Brasil irão receber 13º salário? Confira!
Para receber um mês de 13 salário o trabalhador precisa ter trabalhado, pelo menos, 15 dias para receber o mês inteiro.
Veja alguns pontos importantes:
- Horas extras e adicional noturno são contabilizados, caso sejam pagos em dinheiro;
- Na segunda parcela, são acrescidas as médias das horas extras trabalhadas;
- Gorjetas e comissões também entram na base de cálculo;
- Adicional de insalubridade e periculosidade também são incrementados.
Outro ponto são com relação às faltas. Se não forem justificadas, serão consideradas para desconto. E, se houver mais de 15 faltas não justificadas dentro do mesmo mês, ele perde direito a 1/12 do 13º salário.
Quais são os descontos do 13º salário?
Você sabe quais são os descontos feitos no valor do 13º salário? Saber essa informação vai ser importante para que não seja pego de surpresa esperando uma quantia e recebendo menos.
Dois descontos fixos que incidem sobre o valor do 13º salário são o Imposto de Renda e a contribuição do INSS.
Mas, uma informação importante é que esse desconto é feito somente no pagamento da segunda parcela. O FGTS, por sua vez, é pago tanto na primeira quanto na segunda.
Outro desconto que pode ser aplicado são as faltas não justificadas, se houver. Vale destacar que para receber um mês cheio é preciso ter trabalhado pelo menos 15 dias. Quem trabalha mais ou menos, terá um mês descontado do cálculo.
Este conteúdo te ajudou? Continue a sua leitura e veja como aproveitar o 13º salário para poder investir.
Leia também no FinanceOne: