O mundo dos negócios é composto por muitas particularidades e, é claro, muitas siglas. Uma delas, muito conhecida, é a B2C. Mas você sabe o que ela quer dizer? E mais: como esse modelo de negócio realmente funciona?
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Empresas que têm foco no consumidor final, ou seja, que vendem soluções diretamente para o cliente — e não para outras empresas — são conhecidas como empresas B2C. Um exemplo desse tipo de negócio, por exemplo, é uma empresa que realiza a venda de ingressos de teatro.
Se você está pensando em montar um negócio ou já montou, entender os conceitos que existem por trás de um empreendimento é essencial para melhorar o relacionamento com o seu cliente. Por isso, hoje vamos te explicar mais a fundo sobre o modelo B2C. Vamos lá?
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O que é o modelo B2C?
Conforme já mencionado acima, uma empresa pode trabalhar com diversos segmentos e públicos. Quando falamos sobre o modelo B2C, estamos nos referindo as empresas que trabalham com vendas destinada diretamente para o consumidor final.
B2C significa Business to Consumer, ou em português, Empresa para Consumidor.
Tipos de Operações B2C
Quando falamos sobre o mundo dos negócios, dar exemplos é uma peça-chave para que quem esteja entrando nesse ramo consiga compreender melhor. Por isso, vamos listar aqui algumas operações de negócios que são realizadas no modelo B2C. Veja quais são:
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- venda de serviços: empresas que vendem ingressos de teatros, shows e cinemas;
- redes de varejo: supermercados, lojas de departamento ou uma loja de eletrodomésticos;
- pontos de alimentação: restaurantes e bares.
Todos esses exemplos são negócios realizados no formato B2C.
No entanto, há empresas que realizam tanto as operações no modelo B2C, como no B2C (voltado para empresas). É o caso, por exemplo, da Dell. Isso acontece porque a empresa vende tanto para consumidores finais quanto para empresas.
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Qual a diferença entre B2C e B2B?
Bom… Agora que você já sabe o que significa B2C e em quais modelos de negócio se aplica, com certeza você pensou: “beleza, mas e a empresa que vende para outras empresas?”. E aí que entra o modelo B2B.
B2B significa Business to Business, que significa “Negócio para Negócio”, ou seja, nesse caso o foco é vender ou oferecer serviços para outras empresas. No entanto, como falamos acima, há empresas que fazem modelos de negócio tanto no B2C quanto no B2B.
Quando nos referimos à B2B, estamos lidando com operações mais duráveis. Isso porque um cliente que compra uma geladeira, por exemplo, não tem as mesmas necessidades de um que precisa de soluções de TI para a sua empresa. Ter isso em mente é essencial para começar a trabalhar nas particularidades do seu público.
Aqui vale lembrar que, independente de qual modelo de negócio, os dois grupos precisam de estratégias de marketing para atrair o público, seja ele consumidor final, seja ele empresa.
Mas como o foco aqui é o modelo B2C, precisamos te contar sobre as vantagens, certo?
Trabalhar com esse modelo pode agregar inúmeros benefícios ao seu negócio. Mas é importante se atentar em quem é o seu público final. Só assim será possível desenvolver estratégias bem definidas que realmente vendam e façam a diferença no seu negócio.
Uma das principais vantagens do modelo B2C é conseguir um feedback instantâneo, já que você estará vendendo para o consumidor final.
Em vendas diretas, ou seja, quando você vende diretamente para o seu público, a troca de experiência é muito mais rápida — com isso, é mais “fácil” melhorar algo caso haja necessidade.
Por isso, nossa dica é: trabalhe com canais de atendimento e se relacione com o seu cliente. Atualmente, as redes sociais são uma boa estratégia para conseguir dialogar com o seu público. Use-as de maneira estratégica! O Instagram, por exemplo, é um ótimo exemplo de como conseguir vender online e estabelecer diálogo com o seu público.
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