Se você é um empreendedor, certamente sabe que as redes sociais não são apenas para socializar com amigos, mas também ferramentas para vender online. Por isso, FinanceOne apresenta o passo a passo para vender no Instagram.
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Por que essa rede social? Ela se tornou cada vez mais popular no Brasil e foi uma das que mais cresceu no país no ano passado. Hoje, são mais de 69 milhões de usuários.
E não para por aí. O Instagram também foi a rede social com o maior índice de engajamento. Mais da metade dos usuários seguem, pelo menos, uma marca, segundo dados da própria plataforma.
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A seguir, conheça os sete passos para vender no Instagram:
1. Use um perfil comercial
Se você já tem um perfil da sua marca no Instagram, certifique-se de estar usando no modo comercial e não pessoal. Qualquer dono de negócio pode fazer isso.
Caso sua conta ainda não seja comercial, basta acessar as configurações e entrar na área “alternar para perfil comercial”. Dessa forma, poderá acessar ferramentas mais adequadas para fazer vendas.
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Por exemplo, poderá colocar mais opções de contato para seus clientes. Além de acessar dados importantes como perfil do seu público, melhor horário para postar, estatísticas das publicações e outros recursos.
2. Faça conteúdos relevantes e consistentes
Não adianta nada ter uma conta comercial se o conteúdo é ruim. Não importa qual seja o seu produto ou serviço, a produção de conteúdo é fundamental para vender no Instagram.
Como a rede social tem imagens como carro chefe, capriche nas fotos ou designs. Mas faça também legendas interessantes, stories e IGTV’s criativos.
Na hora de produzir esses conteúdos pense nos seguintes pontos: como eu posso ajudar meu público com isso; como posso fazer isso de forma direta e original; e como posso apresentar meu produto/serviço.
3. Crie estratégias de engajamento
Você já viu aquelas contas no Instagram com milhares ou milhões de seguidores, mas que não possuem um comentário sequer nas fotos? Isso não é legal.
O engajamento é a alma das redes sociais, seja qual for o objetivo da conta. Além de permitir a troca entre você e seu público e aumentar o feedback, mais engajamento também significa mais impressões e mais pessoas conhecendo sua página.
Se na hora de vender no Instagram ou de criar um conteúdo você não tem engajamento, está na hora de pensar no que pode fazer para mudar isso.
Talvez abrir caixas de perguntas e outras interações nos stories. Ou fazer desafios e perguntas nas duas postagens no feed. Essas são apenas ideias, mas pense de acordo com o seu público.
4. Use as ferramentas disponíveis
O Instagram, assim como as outras redes sociais, tem atualizações constantemente. E de tempos em tempos essas atualizações trazem também novas ferramentas.
Como o recurso “cenas”, liberado recentemente. Tem também o Instagram Shopping, que possibilita a marcação de produtos, com uma nova aba, chamada “Comprar”.
Usar essas ferramentas aumenta suas impressões e torna seu conteúdo mais interessante. E quanto melhor for o seu conteúdo, mais você vai vender no Instagram.
Isso vale também para ferramentas já antigas e conhecidas: hashtags; localização; marcações; figurinhas. Seja criativo e estratégico.
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5. Divulgue suas vendas no Instagram
Por fim, deixe as pessoas saberem da sua plataforma de vendas no Instagram. A própria rede social oferece vários recursos para isso. Como as hashtags, por exemplo, para que as pessoas te encontrem.
Uma estratégia interessante pode ser fechar parcerias ou contratar influenciadores para divulgar seu produto ou serviço. Mas lembre-se que, nesse caso, é preciso que haja alinhamento de valores entre as duas partes.
Por exemplo, se você vende maquiagens, procure divulgar sua marca onde está o público interessado nesses produtos. Não divulgue cosméticos com um influenciador de games.
6. Realize parceria com os influenciadores
A procura por parcerias com nano e micro influenciadores têm crescido cada vez mais. Isso acontece porque essa é uma forma que muitas empresas encontraram para criar uma ponte entre a marca e o público de maneira efetiva.
E como costuma funcionar essa relação entre empresa e influenciadores? Ela precisa ser de transparência e confiança entre ambas as partes.
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Principalmente porque a marca se beneficia da confiança que os potenciais consumidores possuem no influenciador para realizar a compra. E vale ressaltar que esses influenciadores afetam de forma direta a decisão da compra.
Sendo assim, é muito importante que você busque formadores de opiniões que façam sentido para a sua marca e que podem te ajudar de fato com a divulgação do seu negócio.
7. Ofereça descontos exclusivos para os seus seguidores
O que sempre chama a atenção dos consumidores e, também, influencia na decisão de compra são os cupons de descontos e as ofertas que uma marca oferece.
E no Instagram você pode criar posts ou utilizar os stories para comunicar aos seus clientes sobre os códigos da promoção. Sabe outro requisito que também te ajuda? Os concursos com os consumidores.
Crie uma estratégia para que os seus clientes possam participar e em troca um deles ganhará um desconto ou cupom de vale-compras. Dessa forma, você consegue engajar o seu público.
Pronto para arrasar nas vendas no Instagram? Coloque suas estratégias em prática, crie muitos conteúdos e prepare-se para alavancar a sua marca!
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