No último dia 1º de dezembro, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia informou que a balança comercial brasileira registrou saldo positivo em novembro. Um superávit de US$6,67 bilhões.
Anúncios
Quem acompanha o noticiário certamente já escutou esse termo inúmeras vezes. Mas você sabe o que significa essa balança comercial? Sabe qual a importância dela para a economia e para os investidores?
Neste artigo, explicamos o que significa a balança, além de outros termos como exportações e importações, a diferença entre superávit, déficit e equilíbrio comercial e mais! Continue lendo para descobrir!
Anúncios
O que é balança comercial?
Em Economia, a balança comercial significa o saldo de exportações e importações de um país. Ou seja, a diferença entre o montante comercializado em exportações e em importações.
Vale lembrar que exportação é a venda, no exterior, de bens e serviços que são produzidos dentro do país. Já a importação é a venda, dentro do país, de bens e serviços que vêm de fora.
- Exportar: vender para outros países;
- Importar: comprar de outros países.
Em outras palavras, podemos dizer que a balança comercial é o indicador que mede se a nação está comprando mais ou vendendo mais. É um cálculo simples:
Anúncios
Saldo = valor das exportações – valor das importações.
O resultado da conta é o saldo da balança comercial. No Brasil, esse montante é calculado em dólar.
Você também pode escutar o termo “exportações líquidas”, que se refere ao mesmo cálculo.
Vale destacar que o saldo de exportações e importações não é determinado de forma tão simples. Não é apenas uma questão do brasileiro decidir se consome mais importados ou não, por exemplo.
A balança é influenciada por diversos fatores, como:
- cenário econômico internacional
- taxa de câmbio
- oferta e demanda
- taxas de importação
- protecionismo
O que significa o superávit na balança comercial?
Quando ouvir falar em balança comercial, você com certeza verá também os termos: superávit, déficit ou equilíbrio comercial. Isso significa, respectivamente, que o saldo está positivo, negativo ou equilibrado.
- Saldo positivo – quando o país exporta mais do importa (vende mais do que compra), diz-se que há superávit comercial, pois tem mais dinheiro entrando do que saindo;
- Saldo negativo – agora, se o país importa mais do que exporta (compra mais do que vende), a balança registra déficit comercial, pois tem mais dinheiro saindo;
- Equilíbrio comercial – quando o valor das exportações é igual ao das importações, diz-se que a balança está equilibrada.
A situação atual do Brasil, como mencionado no início do artigo, é de superávit. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, o saldo da balança está positivo em mais de US$58,02 bilhões.
Qual a importância para a economia e para o investidor?
A balança comercial é uma das formas de retratar a economia de uma nação e também de comprar a situação financeira entre as nações. E sim, ela tem impacto nos seus investimentos.
Na verdade, isso é uma questão lógica simples: se impacta a economia do país, impacta na sua carteira.
Como o saldo da balança comercial é, basicamente, o resultado de tudo que foi produzido e comercializado dentro do país, ela acaba refletindo no cálculo do Produto Interno Bruto, o PIB.
Quando a balança tem um saldo positivo, o PIB tende a crescer. E quando ela apresenta um saldo negativo, o PIB tende a cair.
Para o investidor, acompanhar a balança comercial é mais uma forma de monitorar o mercado e, assim, fazer melhores escolhas de investimento.
Um exemplo prático: quando a balança está favorável (superávit), o país está exportando muito, então faz sentido apostar em ações de empresas que estão exportando. Afinal, elas estão em um mercado aquecido.
E onde acompanhar a balança comercial? O saldo é divulgado mensalmente no portal do Ministério da Economia, na página de Estatísticas de Comércio Exterior.
O artigo foi esclarecedor? Então compartilhe com outros amigos!