Quantos benefícios do Auxílio Brasil a família pode receber?

0
158
Cartão do Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família, sobre cartão da Caixa Econômica
Benefício Extraordinário do Auxílio Brasil vai até final de dezembro
5
(1)

O Auxílio Brasil é o programa que vai substituir o atual Bolsa Família e, a previsão é que ele entre em vigor agora em novembro. Mas, para isso, ainda é necessário que ele seja aprovado pelo Congresso.

O novo programa foi criado através da Medida Provisória de nº1.061. Por meio dela será possível aprimorar a política de transferência de renda do Governo Federal. Dessa forma, serão integrados os benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego.

O principal objetivo é garantir uma renda básica às famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo ferramentas para a emancipação socioeconômica.

E por ser um novo auxílio é comum as pessoas terem dúvidas sobre o assunto. Afinal, é uma grande mudança proposta pelo governo, não só com os valores mas também com as regras e requisitos que cada família terá que cumprir.

Diversas perguntas estão surgindo por conta do Auxílio Brasil e, uma delas é: “quantos benefícios a família pode receber?” É isso que iremos responder durante todo este artigo.

Descubra quantos benefícios do Auxílio Brasil a família pode receber

É muito importante que você saiba quantos benefícios uma única família poderá receber e se é possível receber mais de um auxílio. Se você tem todas essas dúvidas, calma. O FinanceOne vai te explicar tudo!

A primeira coisa que você precisa saber é que sim, é possível receber mais de um benefício do Auxílio Brasil. Dos nove benefícios, você pode acumular até três, que sejam considerados básicos.

+ Auxílio Brasil: confira 22 perguntas e respostas sobre o programa!

E quais são esses benefícios básicos? Vamos à lista: Primeira Infância, Composição Familiar e de Superação da Extrema Pobreza. Vale ressaltar ainda que os dois primeiros auxílios são pagos até o limite de cinco benefícios por família.

Para não ter mais dúvidas, separamos os pré-requisitos de cada um desses benefícios, confira abaixo!

> Benefício Primeira Infância: é ideal para as famílias que têm em sua composição crianças com idade entre zero e 36 meses incompletos, pago por pessoa  que se enquadre em tal situação;

> Benefício Composição Familiar: este é para as famílias que possuam em sua composição  gestantes ou pessoas com idade entre de três e  21 anos  incompletos, pago por pessoa  que se enquadre em tais situações. Vale ressaltar que a família apenas receberá esse benefício relativo aos seus integrantes com idade entre 18 e 21 anos incompletos se estiverem matriculados na educação básica;

-> Benefício de Superação da Extrema Pobreza: valor mínimo calculado por pessoa  e pago por família beneficiária do Programa Auxílio Brasil, cuja renda familiar per capita, calculada após o acréscimo dos benefícios Primeira Infância e Composição Familiar, for igual ou inferior ao valor da linha de extrema pobreza.

Auxílio Brasil poderá ter outros seis benefícios liberados

Além desses três citados acima, o Auxílio Brasil poderá contar, ainda, com outros seis benefícios. Com isso, a possibilidade de se ter mais de um é ainda maior. Mas quais são esses outros e por que eles não estão juntos dos demais.

Mão masculina coloca notas de dinheiro do auxílio emergencial no bolso
As famílias poderão ser beneficiadas com até três benefícios do Auxílio Brasil

As demais modalidades do Auxílio Brasil são mencionadas separadamente pois atuarão como complementação, sendo ferramentas de inserção socioeconômica. Eles são:

  • Auxílio Esporte Escolar;
  • Bolsa de Iniciação Científica Júnior;
  • Auxílio Criança Cidadã;
  • Auxílio Inclusão Produtiva Rural;
  • Auxílio Inclusão Produtiva Urbana;
  • Benefício Compensatório de Transição.

Quer ficar por dentro de tudo sobre cada um dos 9 benefícios? O FinanceOne preparou uma tabela com a lista completa da modalidade, quem tem direito e o número de benefícios por família e duração.

Quais serão os valores dos novos benefícios?

De acordo com o Governo Federal, os valores dos novos benefícios que serão implementados com a chegada do Auxílio Brasil ainda não estão confirmados. Assim que anunciados, devem constar publicamente no site do Ministério da Cidadania.

Segundo a pasta, os valores referenciais para caracterização de situação de pobreza ou extrema pobreza e as idades indicadas como público alvo do programa deverão ser estabelecidos e reavaliados pelo Poder Executivo federal, periodicamente.

Isso ocorrerá em decorrência da dinâmica socioeconômica do Brasil e de estudos técnicos sobre o tema. Os benefícios poderão ser pagos através das seguintes contas:

  • Poupança Social Digital;
  • Corrente de Depósito à vista;
  • Especial de Depósito à vista;
  • Contábil e;
  • Outras espécies  que venham a ser criadas.

Vale destacar que, de acordo com o Governo Federal, a abertura da conta poupança social digital para os pagamentos dos benefícios poderá ocorrer de forma automática, em nome do responsável familiar inscrito no CadÚnico.

Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe com alguém que você saiba que poderá ser contemplado com esses novos benefícios.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui