A Carteira de Trabalho digital é a maneira que o Governo Federal encontrou para se adequar às tendências do mundo conectado. O aplicativo já existe desde 2017. Porém, só em setembro de 2019 passou a substituir o modelo impresso tradicional.
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Outra informação que muita gente não sabe é que, a partir de fevereiro de 2020, as unidades de atendimento do Serviço Nacional de Emprego (SINE) deixaram de emitir a versão física.
A mudança, que está prevista na Lei de Liberdade Econômica, faz parte da iniciativa do Ministério da Economia para desburocratizar o serviço público.
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O objetivo é melhorar o atendimento e a experiência dos cidadãos com os serviços disponibilizados pelo governo.
Como fica a partir de agora?
O empregador que usa a Carteira de Trabalho digital não precisa fazer nenhuma anotação no documento físico. A partir de agora, para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação.
Todos os contratos de trabalho, novos e já existentes, e todas as anotações, como férias e salário, serão feitas eletronicamente. O trabalhador pode acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.
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Contudo, para quem nunca trabalhou com registro em carteira, o documento digital aparece apenas com dados pessoais de qualificação civil.
Como baixar a Carteira Digital?
Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link do governo.
Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital. Depois disso, é só navegar pelo novo serviço.
A Carteira Digital tem como identificação única o número do CPF do trabalhador, que passa a ser o número válido para fins de registro trabalhista.
Diante disso, é importante que os empregadores que utilizam o e-Social observem, no momento da contratação, critérios como a idade mínima dos brasileiros e estrangeiros, e o amparo legal dos estrangeiros com relação ao direito a atividade remunerada no país.
6 benefícios da Carteira de Trabalho Digital
Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital são:
- Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
- Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;
- Integração das bases de dados do Ministério da Economia;
- Facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. E todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo;
- Empresas que já usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico.
- As anotações que antes ficavam na CTPS de “caderninho azul” passarão a ser realizadas eletronicamente.
+ Carteira de trabalho digital: como corrigir os erros
Carteira de Trabalho Digital já superou 1 bilhão de acessos
De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, a Carteira de Trabalho Digital já superou a marca de 1 bilhão de acessos. Além disso, são mais de 68 milhões de documentos digitais habilitados, sendo mais de 37 milhões de dispositivos Android e iOS ativos.
Só em 2022 foram contabilizados 462 milhões de acessos. Desse total, 45% foram por meio do aplicativo via celular ou tablet.
Conforme já mencionado, a Carteira de Trabalho Digital está ativa desde 2019. Mas, foi em 2020 que o documento se popularizou, por conta da pandemia de Covid-19, que favoreceu uma digitalização forçada de diversos setores. Naquele ano, foram registrados 270 milhões de acessos.
O que muda e o que não muda?
1 – A carteira de papel deixa de valer?
Não. Ela continua valendo normalmente. O governo inclusive recomenda que o trabalhador guarde o documento. Afinal, ele poderá ser necessário no momento de comprovar o tempo de serviço.
Além disso, se a contratação for feita por um empregador que não use o eSocial, ainda o trabalhador ainda vai precisar da versão de papel da carteira.
2 – Quem já tem uma carteira de papel pode ter uma digital?
Sim. O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros com CPF, mas é preciso habilitá-lo.
3 – O número da carteira é alterado?
Como a carteira de trabalho digital usa como número-chave o CPF, não constará no documento o número do documento de papel.
4 – Como o empregador “assina a carteira” com a versão digital?
Quando contratar um novo funcionário, o empregador vai precisar lançar os dados no eSocial.
Antes de o trabalhador começar no novo emprego, a empresa deverá enviar pelo e-Social o evento S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador).
Se ainda não tiver todos os dados, poderá enviar imediatamente o evento S-2190 (Admissão Preliminar), que possui informações simplificadas. Mas, depois, será preciso complementar os demais dados com o evento S-2200.
Segundo o governo, o envio dessas informações ao eSocial terá valor de assinatura de carteira.
5 – O que fazer se não conseguir habilitar?
O trabalhador que não conseguir gerar a senha para acesso pelo aplicativo ou pela internet, pode recorrer ao seu banco, aos caixas eletrônicos da Caixa ou Banco do Brasil ou a uma das unidades do Ministério da Economia.
Gostou do conteúdo? Então continue a sua leitura e conheça quais são as regras para a emissão da Carteira de Trabalho digital.