InícioNotíciasMercado CambialBitcoin é um investimento seguro? Confira!

Bitcoin é um investimento seguro? Confira!

Tempo de leitura: 3 minutos
()

Bitcoin é um investimento seguro. Porém, como todo tipo de aplicação financeira, é sempre importante tomar alguns cuidados e conhecê-los muito bem para poder se prevenir de golpes.

A segurança vem através da tecnologia blockchain, uma rede de internet transparente e estável.

O blockchain funciona como um banco de dados não convencional e é o principal elemento entre os que garantem que as transações sejam efetivamente protegidas contra criminosos, justamente por não ter uma base de dados centralizada.

Assim, se torna quase impossível que um hacker consiga invadi-lo. Ao utilizar esse sistema, as corporações ainda podem contar com a transparência no momento de compartilhar informações sigilosas.

Após o registro das operações, elas não podem ser apagadas e, para serem aceitas, é necessário que todas as máquinas da rede façam a verificação para evitar que algum erro aconteça.

Aliado a isso, desde o lançamento há cerca de 10 anos, o Bitcoin nunca parou de funcionar. O que não significa que nunca teve tentativas de fraude.

Ao contrário, já passou por diversas tentativas, mas nenhuma delas realmente afetou a segurança da rede do Bitcoin. Os investimentos dessa moeda têm se mantido seguros desde o início do período.

Como investir em Bitcoin com maior segurança?

Os iniciantes devem escolher uma carteira confiável, fornecida por empresas estabelecidas no mercado. Como já mencionamos, existem aplicativos maliciosos disponíveis em lojas como a Google Play, por isso certifique-se que a sua carteira não é um deles.

Além disso, faça o backup da sua carteira e armazene-a em um lugar seguro. Do contrário, se algo acontecer à sua máquina ou dispositivo, você a perderá.

Para isso, escolha uma corretora confiável para negociar suas criptomoedas. É uma decisão importante, por isso pesquise bastante sobre a sua reputação, infraestrutura, atendimento e, é claro, seu sistema de segurança.

Se você armazena a carteira no celular, reforce sua senha contra o acesso de ladrões. Faça o mesmo com qualquer outro dispositivo. E, distribua seus bitcoins entre diferentes carteiras.

Transações com chaves privadas

Se você ainda está se perguntando se Bitcoin é confiável, saiba que a transferência de moedas de uma carteira para outra é feita por meio de um sistema de chaves. O que aumenta ainda mais a segurança do sistema.

Bitcoin
Bitcoin se destaca como boa oportunidade de investimento em 2021

Basicamente, toda carteira de Bitcoin mantém uma informação secreta chamada de “chave privada” (ou de semente). Essa chave é usada para assinar as transações, o que fornece uma prova matemática de que a ação foi realmente executada pelo dono da carteira.

A assinatura ainda previne que a transação seja alterada por outro usuário após ter sido emitida.

Depois de realizadas, as transações são divulgadas para todos os usuários do blockchain e começam a ser confirmadas nos próximos 10 minutos pelo processo de mineração.

Bitcoin se destaca como boa oportunidade de investimento em 2021

O Bitcoin passou por uma valorização acima de 400% durante o ano de 2020, trazendo muito otimismo ao mercado de investimentos em criptoativos e diminuindo a desconfiança que existe em relação à nova economia.

Este movimento continuou em janeiro e mesmo com as oscilações, a moeda atingiu seu recorde de preço chegando a ser negociado por mais de US$ 40 mil na primeira semana de janeiro.

Da mesma forma que é possível ter grandes variações de preço, a chance de lucrar com este tipo de ativo é também muito maior do que outras opções do mercado tradicional.

Portanto, quem deseja investir na moeda ainda em 2021, precisa ter uma visão analítica e não temer o investimento, desde que seja feito de forma inteligente.

De acordo com análise de Roberto Cardassi, CEO da BlueBenx – fintech especializada no mercado de criptomoedas – o Bitcoin continua em uma tendência de alta e pode valorizar ainda mais em 2021, podendo chegar a rivalizar diretamente com o ouro.

“Estamos presenciando uma movimentação grande de empresas buscando por criptoativos, o que aumenta a confiança do mercado, fazendo com que o restante dos investidores passem a olhar com mais atenção o ativo digital. Cada vez mais se entende que o Bitcoin tem se provado como uma boa alternativa de reserva de valor em períodos de crise econômica”, explica Roberto Cardassi, CEO da BlueBenx.

Ficou interessado? Veja outras moedas digitais para investir em 2021!

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos
Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui