Black Friday: o que esperar da edição de 2022?

0
378
Tela de celular exibindo imagem escrito Black Friday
0
(0)

A Black Friday 2022 promete quebrar recordes de vendas. Neste ano, o principal evento do
e-commerce será no dia 25 de novembro.

A força da data ficou clara nos números de 2021, quando o faturamento foi de R$5,4 bilhões. Ou seja, 5,8% a mais que o registrado em 2020.

De acordo com a pesquisa realizada pela área de Inteligência de Mercado da Globo, 47% dos consumidores acreditam que a sua situação financeira estará melhor no segundo semestre do ano. Portanto, as pessoas esperam gastar mais com produtos no período da Black Friday.

Do total de entrevistados, 34% pretendem comprar roupas e calçados, 32% pretendem gastar com alimentação e bebidas e outros 26% preferem investir em cursos de capacitação. Além disso, 56% dos entrevistados afirmaram que vão comprar algum item para a Copa do Mundo na data.

Expectativas e tendências

Diante do resultado da Black Friday 2021, podemos prever o que nos espera em 2022?

Uma das grandes tendências que se apresenta como uma mudança de comportamento, é a comparação por preços. O consumidor contemporâneo está cada vez mais consciente em relação ao dinheiro e exigente para utilizá-lo.

Dessa forma, a tendência é que ele procure pelas melhores opções, independente do canal escolhido para a compra ser físico ou digital.

Além disso, as marcas devem estar focadas em oferecer uma experiência diferenciada para seus clientes. Desde uma boa interface da loja virtual, até a facilidade e a variedade das formas de pagamento e entregas ágeis.

Outro ponto importante para as marcas são os seus propósitos. Ou seja, apoiadoras de causas sociais e aquelas empresas que possuem posturas adequadas ao momento que a sociedade vive também terão seu lugar de destaque.

Produtos mais vendidos

De acordo com a Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, em 2021, os produtos de ticket médio menor foram os mais buscados pelos brasileiros.

Segundo o estudo, eles somam mais da metade do volume de vendas nas primeiras colocações. O que pode ser um reflexo na Black Friday 2022.

No quesito faturamento, os itens de maior valor foram os campeões. As categorias campeãs em volume de vendas foram:

  • Moda e Acessórios – 19,9%,
  • Beleza, Perfumaria e Saúde – 14,4%,
  • Entretenimento – 12,8%.

Já os produtos que geraram maior receita mostram que Telefonia ocupa o primeiro lugar, com 20,3% da cifra gerada no ano.

Em segundo lugar está Eletrodomésticos e Ventilação (15,9% do total) e, em terceiro, Entretenimento (12,6%). As compras mostram que por conta da pandemia e isolamento social, houve um investimento maior dos consumidores em itens a serem usados em casa.

entregador levando encomenda em um carro
Foco nas necessidades no consumidor é a principal tendência para a Black Friday 2022

Entrega rápida e segurança

Ao contrário do que todos poderiam supor, nas últimas edições da Black Friday a opção de frete mais escolhida pelos clientes que tiveram seus pedidos enviados pelos Correios foi o Sedex.

Se antes o preço era o fator decisivo na hora de escolher o frete, agora os consumidores dão primazia à agilidade, que é o fator mais importante neste período de pandemia.

Muitos consumidores dependem quase que exclusivamente de fretamento para ter acesso a produtos que antes comprava no shopping, por isso, é importante ter meios rápidos de entrega para o cliente. Rápidos e seguros!

Agora que você já sabe as tendências da Black Friday, confira os quatro golpes mais comuns! Fique atento!

Colaboração: Letícia de Jesus

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui