As Eleições 2022 estão chegando e para escolher os próximos governantes com sabedoria é preciso estar atento às promessas de campanha dos candidatos. Por exemplo, você quais são as propostas do Bolsonaro para a Economia?
Anúncios
De acordo com o plano de governo do candidato encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o atual presidente da República, que tenta a reeleição, trabalhará em um só eixo os temas: economia, tecnologia e inovação.
Quer entender quais são as principais propostas de Jair Bolsonaro para a economia? Leia o artigo na íntegra e confira!
Anúncios
+ Eleições 2022: veja quem são os 11 candidatos à presidência da República
Geração de emprego e renda
Para o eixo estratégico: Economia, Tecnologia e Inovação, Jair Bolsonaro aposta em um crescimento econômico que permita a criação de empregos e contribua para a geração de riqueza coletiva no país.
De acordo com seu plano de governo, o candidato à reeleição destaca a importância de conectar empregabilidade e educação. O objetivo é capacitar os cidadãos para os novos postos de trabalho que estão surgindo.
Anúncios
Para apoiar essa estratégia, uma das promessas de Bolsonaro é investir em políticas de fomento ao empreendedorismo. Incluindo o incentivo a ações de financiamento e assistência técnica aos donos de um negócio próprio.
Ainda em relação a esse aspecto, o plano de governo surgere que devem continuar as ações que visem a combater o trabalho análogo ao escravo, o trabalho infantil, o trabalho informal e a exploração de vulneráveis.
“Além disso, a geração de emprego e renda deve preservar aspectos básicos do trabalhador, como saúde do trabalho, seus direitos trabalhistas, respeito à dignidade humana e levar ao bem-estar social”, aponta o documento.
Em relação ao tema, também estão previstos os incentivos à empregabilidade de jovens e mulheres. Esses públicos ainda sofrem com taxas de desemprego mais altas que a média da população.
Por fim, outra promessa é investir em um novo Sistema Nacional de Emprego. Segundo o atual presidente da República essa atualização já está em fase de desenvolvimento.
O novo sistema permitirá ao trabalhador receber imediatamente ofertas de emprego de maneira digital. Também contará com uma estratégia de qualificação do trabalhador para que ele possa progredir na sua profissão.
Benefícios assistenciais
O programa de transferência de renda do Governo Federal, o Auxílio Brasil, atinge atualmente mais de 18,1 milhões de famílias. Uma das propostas de Bolsonaro para a Economia é dar continuidade a esse trabalho.
Conforme consta no Plano de Governo 2023-2026 do candidato, as famílias já cadastradas não perderão o direito ao benefício. Além disso, receberão um bônus de R$200.
“Um dos compromissos prioritários do governo reeleito será a manutenção do valor de 600 reais para o Auxílio Brasil a partir de janeiro de 2023.”
+ Qual a data das Eleições 2022? Veja calendário do primeiro e segundo turnos
Crescimento do PIB e fortalecimento do sistema previdenciário
Jair Bolsonaro também defende a manutenção de esforços para a consolidação de ajustes fiscais no médio e longo prazo, com o objetivo de garantir a estabilidade econômica e reduzir a relação entre a dívida pública e o PIB.
Assim, de acordo com o plano de governo do candidato, será possível garantir o crescimento sustentado do PIB. Outro ponto que receberá mais atenção é o aprimoramento do sistema de planejamento e orçamento público, cujo objetivo é reduzir a rigidez do orçamento, aumentar a previsibilidade da execução e a transparência dos gastos públicos.
O governo ainda trabalhará medidas de controle da inflação, mas respeitando o regime de metas da inflação e independência do Banco Central.
+ Eleições 2022: como a política afeta o mercado financeiro?
Caso seja eleito para seu segundo mandato, o Governo Bolsonaro promete priorizar a modernização dos processos de governança da condução da política econômica, alinhando o país às melhores práticas internacionais.
Dentre as ações que visam ao cumprimento desta meta está a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e na The European Free Trade Area (EFTA), entre outros organismos internacionais.
O plano de governo de Jair Bolsonaro ainda estabelece como metas:
- Fortalecer o aprimoramento do sistema previdenciário, com o objetivo de garantir a sustentabilidade financeira e a justiça social;
- Simplificar a arrecadação e aumentar a progressividade do sistema tributário brasileiro;
- Estimular a democratização do crédito por meio do aumento da concorrência e da competitividade do Sistema Financeiro Nacional;
- Fortalecimento dos instrumentos financeiros de apoio às micro, pequenas e médias empresas;
- Melhorar a infraestrutura nas regiões menos desenvolvidas, para ampliar as oportunidades de investimentos produtivos e permitir a geração de emprego e renda e o equilíbrio regional do país;
- Fortalecer a digitalização do sistema financeiro; e
- Incentivar a inovação tecnológica.
Apoio ao turismo
Nas propostas de Bolsonaro para a Economia ainda há a menção ao incentivo às políticas de desenvolvimento do turismo, por meio de ações como a valorização do patrimônio cultural e natural para visitação, do aproveitamento de destinos turísticos inteligentes e da expansão segmentada dos produtos turísticos brasileiros.
O plano de governo também cita o aprimoramento dos mecanismos de financiamento voltados ao desenvolvimento regional e a atração de investimentos para o turismo brasileiro.
“Assim como o atendimento às crescentes demandas nacional e internacional de atividades de turismo ambiental responsável e de etnoturismo, ambos de forma sustentável, promovendo crescimento socioeconômico regional, as culturas locais e gerando bem-estar e lazer ao cidadão brasileiro”, está descrito na proposta.
+ O que faz o presidente da República? Entenda quais são as atribuições
Agricultura e mineração
Por fim, os setores agropecuário e de mineração também são tratados como uma das prioridades nas propostas de Bolsonaro para a economia. Nesse ponto, as principais promessas são os investimentos em evolução tecnológica.
O objetivo é permitir o aumento na produtividade, sem que seja necessário aumentar as áreas produtivas. Além disso, outra proposta é oferecer soluções sustentáveis para os sistemas de produção, em especial na agropecuária, a fim de substituir ao máximo recursos fósseis e não-renováveis.
Por fim, o candidato aposta em aumentar a produção nacional de fertilizantes.
Gostou de conhecer melhor as propostas de Bolsonaro para a Economia? Deixe sua opinião nos comentários!