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Como fazer o cadastro único? Veja passo a passo!

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É bem provável que você já tenha escutado falar em Cadastro Único (CadÚnico) pelo menos uma vez em 2020. Isso se deve porque foi necessário realizar o cadastramento nesse programa para que os brasileiros pudessem solicitar o auxílio emergencial.

Mas você sabe para que de fato é e para que serve o Cadastro Único? Poucas pessoas sabem, mas o Cadastro Único foi criado em 2011 pelo Governo Federal por meio do decreto nº 3.887.

O objetivo é identificar e caracterizar as famílias brasileiras que estão em situação de pobreza e extrema pobreza por meio dos dados fornecidos pela própria população. 

Além disso, é importante ressaltar que o Cadastro Único é coordenado pelo Ministério da Cidadania e, no Distrito Federal, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Saiba quem pode fazer parte do Cadastro Único

Mas quem pode realizar o Cadastro Único? Essa é uma pergunta muito comum que os brasileiros fazem. Para te ajudar, o FinanceOne separou quais são os requisitos que precisam cumprir, confira!

Podem se inscrever no CadÚnico:

-> Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo (R$550), por pessoa; 

-> Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, totalizando R$3.300; 

-> Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento seja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

-> Pessoas que moram sozinhas e em situação de rua também podem se inscrever.

Conheça os benefícios do Cadastro Único

Se você quer ter direito a algum benefício oferecido pelo Governo Federal, o Cadastro Único é a principal porta de entrada, confira quais são os benefícios:

-> Programa Bolsa Família;

-> Programa Morar Bem; 

-> Telefone Família;

-> Programa DF sem Miséria; 

-> Programa Bolsa Alfa;

-> Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);

-> Isenção de taxas em concursos públicos municipais, estaduais e federais;

-> Tarifa Social de Energia Elétrica e Água;

-> Carteira do Idoso;

-> Fomento às atividades produtivas rurais;

-> Carta Social;

-> Programa Identidade Jovem;

-> Redução da contribuição previdenciária para fins de aposentadoria de dona de casa;

É importante ressaltar que, ao realizar o Cadastro Único, você não está automaticamente nos programas sociais. Cada programa é gerenciado por um determinado órgão e, a seleção e o atendimento à família são realizados de acordo com os critérios e procedimentos definidos pelos gestores.

Como fazer o cadastro único? Veja 3 formas!

Além de conhecer para que serve, a quem é destinado e os benefícios, também é importante conhecer o passo a passo para realizar o cadastro. Ou você vai ficar esperando para sempre?

É possível realizar o Cadastro Único por meio da internet

Por isso, confira a seguir três formas de realizar o Cadastro Único, sendo elas: pelo site, pelo aplicativo e pelo telefone.

  • Pelo site 

É preciso acessar o site www.meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico

Em seguida, será preciso preencher o formulário com seu nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecionar estado e município onde mora. 

Por último clique em ‘emitir’. 

  • Pelo aplicativo

Se você escolher realizar o Cadastro Único pelo aplicativo, basta ir até a loja do seu celular, de acordo com o seu sistema operacional, seja Android ou iOS.

Em seguida, baixe o aplicativo, espere instalar e clique em entrar. Depois, preencha o mesmo formulário do site, que contém: nome, data de nascimento, nome da mãe e lugar onde mora.

  • Pelo telefone

Escolheu realizar o cadastro por telefone? Essa opção também é bem fácil e rápida. Basta ligar para o número 0800 707 2003. Em seguida, selecione a opção 5. 

Você não terá nenhum custo, pois a ligação é gratuita. O horário de atendimento é de 7h às 19h de segunda a sexta-feira e de 10h às 16h nos finais de semana e feriados.

Como consultar? É pelo próprio aplicativo que você consegue consultar e ficar de olho em todas as informações referentes ao seu Cadastro Único. Lembre sempre de manter o seu cadastro atualizado.

Este conteúdo te ajudou? Confira mais dicas e orientações sobre os benefícios do governo aqui no FinanceOne. Fique ligado!

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4 COMENTÁRIOS

    • Olá! Tudo bem?
      Infelizmente, vários beneficiários têm relatado atrasos e problemas no programa. O governo estadual não informou quando vai solucionar essas questões. Os únicos canais de atendimento disponibilizados para os beneficiários são o Call Center (0800 071 7474) ou abrir uma reclamação na ouvidoria do Supera RJ. O prazo para resposta é de 30 dias.

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