Com a conta de luz sofrendo aumentos constantes e pesando cada vez mais no bolso dos brasileiros, muitos estão buscando alternativas para economizar energia. Uma maneira que muitos estão encontrando é o financiamento de energia solar.
Se você está pensando em realizar o financiamento de energia solar, precisa saber que a Caixa Econômica vai lançar em dezembro essa nova linha de crédito. Ela será voltada para pessoas físicas que desejam apostar na geração de energia fotovoltaica residencial.
Vale ressaltar que essa linha de crédito será somada a outras três que já existem na instituição financeira e que estão ligadas às energias renováveis.
Além disso, para quem não sabe, a Caixa apoia as pessoas que desenvolvem projetos que são destinados à economia de energia. Mas principalmente na utilização de energias alternativas renováveis.
+ Calor leva ao maior consumo de energia. Veja como economizar
Por esse motivo, os empreendedores privados que atuam nos setores de energia e bioenergia podem contar com um financiamento de longo prazo para gerar, transmitir e distribuir energia.
Veja alguns dos projetos que é possível realizar o financiamento de energia solar:
- Pequenas Centrais Hidrelétricas;
- Usinas Hidrelétricas e Termelétricas;
- Parques Eólicos e Solares;
- Projetos de Iluminação Pública Municipal;
- Linhas de Transmissão;
- Usinas de Álcool e Açúcar;
- Outros Projetos de Bioenergia,
Taxa do financiamento de energia solar é a partir de 1,17%
De acordo com o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, a taxa do financiamento de energia solar já está definida, será a partir de 1,17%. Além disso, será possível financiar até 100% do projeto de implementação.
É importante frisar ainda que a instituição financeira será disponibilizada em breve, mas ainda não há uma data certa para começar a ser oferecida para os brasileiros.
E o financiamento poderá ser solicitado tanto na agência, por meio do celular, quanto pelo aplicativo Caixa Tem.
+ Saiba quanto custa instalar energia solar em casa!
Outra informação importante é que o prazo para realizar o pagamento do empréstimo é de até 60 meses. Com uma carência de até seis meses para a primeira parcela.
O financiamento será oferecido em duas modalidades, uma sem garantias e outra com caução de aplicações financeiras de renda fixa.
Energia solar em casa vale a pena?
Embora seja um assunto que muitos já conheçam, ainda não é tão popular assim. Por isso, nem todo mundo conhece as vantagens e entende se vale a pena ou não colocar energia solar em casa, por exemplo.
Essa opção começou a ser bastante procurada, principalmente, após os recentes e grandes aumentos na conta de luz.
Primeiro, você precisa saber que o investimento para ter energia solar é bem alto. Mas, em alguns casos, o custo-benefício é maior do que continuar pagando a conta de energia elétrica.
Outro ponto que muita gente não sabe é que a energia solar pode arcar com todo o consumo elétrico de uma residência. Com isso, o gasto com conta de luz despenca. Mas, para avaliar se vale a pena ou não, é preciso ficar por dentro das vantagens e desvantagens. A partir daí, colocar na balança se este é um bom investimento para você.
Vantagens da energia solar:
- Economia
- Durabilidade
- Manutenção baixa
Desvantagens da energia solar:
- Alto custo de aquisição.
Mas, com a chegada do financiamento, a sua aquisição de energia solar pode ficar ainda mais fácil e dentro do seu orçamento.
Por isso, fique ligado no site do FinanceOne, pois assim que a Caixa divulgar mais detalhes, prazos, requisitos e outras informações sobre o financiamento, você verá tudo aqui.
Gostou? Então compartilhe com um amigo que vai adorar saber dessa novidade.
Pedro Alvarenga – FERDUD SOLAR
Trabalhamos com projetos solares, desde o dimensionamento até a operação do sistema.
(92) 9 9104-8779 – Manaus-AM