O Natal está se aproximando, e muitos já estão pensando na ceia do dia 24. Com a variação dos preços dos alimentos, é importante se preparar financeiramente. Aqui estão algumas orientações para calcular o custo da sua ceia de Natal em 2023.
Anúncios
O caminho para o equilíbrio é calcular o quanto é necessário oferecer de comida para os convidados, levando em consideração fatores como: número de pessoas, idade, sexo e peso.
Para deixar essa tarefa mais fácil, separamos algumas orientações para você acertar o tamanho da sua ceia de Natal em 2023.
Anúncios
+ Saiba como se planejar para os gastos de fim de ano
Vale lembrar que, após fazer a conta, acrescente de 10% ou 20% da quantidade planejada por precaução. Essa margem pode cobrir algum convidado de última hora ou então virar almoço no dia seguinte.
Como calcular quanto custa a ceia de Natal?
A seguir, veja como fazer esse cálculo e não errar na hora de preparar a ceia de Natal.
Anúncios
Aperitivos
Caso a ideia seja servir aperitivos, como as frutas secas, antes da refeição principal, calcule de 100 a 130g para cada pessoa.
+ Como economizar na ceia de natal
Mas se você for servir algum tipo de salgadinho, por exemplo, uma conta prática é de oito unidades por pessoa. Ela diminui caso sejam servidos salada, tortas ou outras entradas.
Carnes
Na ceia, uma pessoa come em média 200g de carne. Ou seja, um peru congelado que pese 3kg pode servir, no máximo, nove pessoas.
Caso haja mais que esse número de convidados, o ideal é servir um peru de 4,5kg ou oferecer uma segunda carne. Algumas opções são: pernil, peixe ou tender.
Acompanhamentos
A quantidade de guarnições vai depender do número de pratos principais disponíveis. Considerando acompanhamentos clássicos, por exemplo, como arroz e farofa, a medida ideal é de 1kg de farofa para 15 pessoas e 1kg de arroz para o mesmo número.
Mas se o arroz for preparado com outros ingredientes, como castanhas, diminua o cálculo para dez pessoas.
Bebidas
A quantidade de bebidas pode variar de acordo com o perfil dos convidados. Em média, para uma reunião casual com cerca de quatro horas, por exemplo, o cálculo é: 700 ml de cerveja por pessoa.
+ Ideias criativas e econômicas para a decoração de Natal
Se optar por servir um espumante, o correto é calcular uma garrafa para cada duas pessoas. Já suco e água, por exemplo, algo por volta de 250 ml para cada pessoa. Quanto aos refrigerantes, conte um litro para três pessoas.
Sobremesas
A quantidade de doces também pode variar de acordo com a receita. Para bolos, por exemplo, a conta deve ser de 100g por pessoa, caso seja a única sobremesa.
Já se for servido sorvete, calcule um litro para seis convidados. Mas se for servir docinhos, conte quatro por adulto.
Previsão de Preços para 2023
A expectativa é que os itens da ceia tenham um aumento médio em 2023 em comparação com 2022. Acompanhe as variações de preços e ajuste seu planejamento conforme necessário.
Para você que deseja saber quanto custa a ceia de Natal, a notícia não é tão boa. A projeção é que os itens da ceia tenham uma alta média de 16,2% em 2023 se comparado com o mesmo período em 2022.
Segundo uma pesquisa produzida pelo economista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fernando Agra, a pedido da CNN, a projeção dos preços são com base em dados do IPCA.
Foram analisados mais de 20 produtos que fazem parte da ceia. A maionese é uma das que mais serão afetadas. Veja o Top 5:
- Maionese: 30%
- Batata inglesa: 28,5%
- Farinha de mandioca: 26,6%%
- Água e refrigerante: 12,4%
- Aves: 5,1%
E você? Já calculou quanto vai custar a sua ceia do Natal? Compartilhe conosco e com os demais leitores aqui nos comentários.
Pior época para aumento nos preços, pois não é legal ter que economizar na hora de fazer a ceia. https://www.folhadelondrina.com.br/cv-folha/consumidores-ja-esperam-ceia-mais-cara-este-ano-3145418e.html
Nesta época, tudo fica mais caro às vezes se não economizar ceia de Natal não dá pra fazer…