InícioNotíciasFinanças PessoaisConfira ideias criativas e econômicas para a decoração de Natal

Confira ideias criativas e econômicas para a decoração de Natal

5
(1)

Estamos a um mês do Natal, e, sem dúvidas, a decoração de final de ano é algo que empolga grande parte dos brasileiros. Mas ela pode sair muito cara, por isso vale a pena sair do óbvio e investir em opções mais econômicas.

Em vez de comprar bolas e penduricalhos superfaturados, uma saída pode ser fazer seus próprios enfeites. Ou ainda realizar uma boa pesquisa de preços antes de comprar.

Por isso, o famoso DIY (Do It Yourself ou Faça você mesmo) é a solução que muitos brasileiros encontram para economizar no Natal. E mesmo se você não leva muito jeito para trabalhos artesanais, saiba que há itens bem simples que pode fazer.

Confira ideias criativas e econômicas

Faça você mesmo

Em primeiro lugar, um dos enfeites que não pode faltar na decoração de fim de ano são as bolinhas de natal, seja para colocar na árvore ou para usar em outros espaços, como a mesa da ceia.

Apesar de ser um dos itens mais comuns, algumas ainda são superfaturadas, chegando a custar mais de R$10 a unidade, no caso das mais elaboradas. Contudo, se trata de um objeto simples.

Nesse sentido, uma bola de isopor, cola, barbante e artifícios decorativos como glitter, fitas e lantejoulas são o suficiente para fazer um enfeite exclusivo e muito mais barato.

Reciclagem

A reciclagem é outra forma de economizar na decoração de natal. Jornais e revistas, assim como canudos e descartáveis, em geral, são muito utilizados para isso.

O importante nesses casos, é observar, principalmente, a higiene do material utilizado.

Reaproveitamento

Ao contrário da reciclagem, o reaproveitamento consiste em usar material que não foi descartado, mas que pode ter um novo uso. Ou seja, a decoração de Natal é a oportunidade perfeita para isso.

Até mesmo elementos naturais, como pinhas e galhos de plantas podem ser usadas em guirlandas, penduricalhos e enfeites em geral. Dica: lave as pinhas antes de colar!

+ Dicas para fazer as compras de Natal com segurança

Árvore de natal bem decorada com luzes e enfeites
Enfeites de Natal podem sair bem caros para o bolso do consumidor!

Como economizar nas compras de decoração de Natal

Agora, para aqueles que não têm tempo de fazer a própria decoração ou que não gostam de projetos artesanais, ainda é possível economizar na decoração de Natal.

Para isso, é preciso realizar compras inteligentes. Confira algumas dicas:

1. Avalie custo-benefício

Se você observar, vai perceber que os enfeites de Natal, em sua maioria, são muito frágeis. E por serem utilizados apenas uma vez no ano, acabam tendo um aproveitamento baixíssimo em relação ao preço pago.

Por isso, na hora de comprar sua decoração, preste atenção na qualidade do produto e pense: será que ele vai sobreviver guardado no armário para que eu possa utilizá-lo de novo no próximo Natal?

Principalmente quando se trata de produtos a base de cola, a resposta para essa pergunta muitas vezes é negativa. Enfeites costurados e com materiais mais resistentes tendem a sobreviver a mais de um Natal.

2. Comprar no atacado

É extremamente improvável que alguém utilize apenas uma bola de Natal em sua decoração, certo? Então por que pagar neste produto o preço do varejo, se o atacado (mais quantidade) pode sair até 50% mais barato?

A maior parte das lojas de decoração não oferece essa opção de compra para o grande público. Porém, centros comerciais voltados para lojistas e para compras em quantidade costumam oferecer.

Então, pense duas vezes antes de comprar sua decoração de Natal em shopping centers, por exemplo, e considere a possibilidade de visitar lugares como o Saara, no Rio de Janeiro, a famosa 25 de março, em São Paulos, e outros centros ao redor do Brasil.

3. Vender e trocar itens

Um fator que faz muitas pessoas gastarem além da conta na decoração de Natal é a tradição de mudá-la todo ano. Seja a cor, o estilo, muitas famílias gostam de alternar e não querem repetir decorações.

Nesse caso, vender seus itens de segunda mão a um preço mais barato pode representar uma boa economia. Além de ajudar a produzir menos lixo. Converse com amigos e familiares.

Outra opção é trocar itens de decoração, como quem troca figurinhas. Sabe aquele papai Noel empoeirado que você não gosta mais? Alguém pode querer trocá-lo por outro (ou outros) itens de valor equivalente.

Ao colocar todas as dicas em prática, lembre-se que os preços de Natal este ano estão mais elevados. Valorize sua renda e gaste com sabedoria!

Agora que você já sabe sobre ideias criativas e econômicas para a decoração de Natal, confira também maneiras de economizar nos presentes!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui