Empréstimo consignado vale a pena? Quando é ou não é vantajoso? Entenda!

0
314
pessoa segurando notas de real
5
(1)

Ao buscarmos alternativas para empréstimos, encontramos muitas opções distintas oferecidas pelas financeiras. Mas como saber qual é a mais vantajosa? Entenda, nesse artigo, quando o empréstimo consignado vale a pena e se torna uma opção melhor que as demais.

Anúncios

Ao solicitar crédito, esbarramos em opções que requerem, geralmente, uma garantia de que o pagamento do valor emprestado será realizado.

Ou, em alguns casos, cobra-se uma taxa de juros mais elevada para lidar com possíveis chances de inadimplência.

Anúncios

Sendo assim, de acordo com o Banco Central, o empréstimo consignado é uma modalidade que oferece como garantia o salário de quem o solicitou. Ou seja, o desconto das parcelas ocorre diretamente no no contracheque, holerite ou benefício do INSS.

Nesse sentido, é uma opção mais comum para os funcionários públicos, aposentados e pensionistas, pois há uma maior confiança de que vão receber seus salários.

As vantagens do empréstimo consignado

Antes de entender se o empréstimo consignado vale a pena, é preciso considerar as suas vantagens e desvantagens. Dessa maneira, vamos olhar inicialmente para quais benefícios o cliente possui ao solicitar essa linha de crédito.

Anúncios

Em primeiro lugar, vale destacar que como se trata de uma garantia, é uma alternativa que oferece taxas de juros menores em relação a outras opções de empréstimos encontradas no mercado.

mulher entregando dólar para homem
O empréstimo consignado oferece como garantia o salário ou benefício do cliente

Ainda pensando por essa ótica da garantia, percebemos outra vantagem: liberação rápida e fácil de crédito. Como o recebimento é mais provável nessa modalidade, a burocracia acaba sendo menor no momento da contratação do serviço.

Porém, deve-se ter muita cautela na hora de solicitar. É ideal que o valor das parcelas não comprometa mais que 20% do seu orçamento mensal.

Vale destacar também que o empréstimo consignado vale a pena também se considerarmos a concessão de prazos mais longos para pagamento. Ou seja, você possui mais tempo para quitar suas dívidas e se organizar financeiramente.

+ Empréstimo Bolsa Família 2022: veja como fazer e saiba qual o valor

As desvantagens do empréstimo consignado

Apesar de apresentar vantagens atraentes, a modalidade, assim como qualquer outra, também possui os seus “poréns”. Vamos entender quais são eles!

O primeiro é bastante óbvio, trata-se da possibilidade de você perder o emprego. Caso isso aconteça, você terá que quitar o empréstimo todo de uma vez ou trocar por outro tipo de crédito, o que pode sair bastante caro.

Contudo, essa desvantagem tem uma maior relação com aqueles que trabalham em empresas privadas, considerando que dentre funcionários públicos e pensionistas é uma ocupação menos estável.

Outra questão diz respeito ao comprometimento da renda. Logo, na hora de pensar se o empréstimo consignado vale a pena, é preciso entender o quanto o valor das parcelas afetará a renda mensal.

Como dissemos anteriormente, o ideal é que fique em cerca de 20% do que você recebe. Porém, deve considerar que esse valor será descontado por um bom tempo, então é preciso analisar se você conseguirá cuidar da sua saúde financeira com essa redução no orçamento.

Vale lembrar que no empréstimo consignado não é possível adiar o pagamento das parcelas. Isso significa que no momento em que a proposta é formalizada e há concessão do crédito, o desconto será feito diretamente no seu pagamento.

Ainda assim existe a opção de renegociação, caso seja necessário.

+ Quando será liberado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

O empréstimo consignado vale a pena?

Entender se o empréstimo consignado vale a pena ou não depende muito da sua finalidade.

Porém, tudo deve partir da análise de se aquela quantia a ser descontada mensalmente cabe ou não no seu bolso.

Se considerar que sim, pode ser interessante, principalmente se tiver como finalidade o pagamento de dívidas em que os juros excedem os do empréstimo consignado.

Ou até mesmo para fazer uma reforma ou financiar algum tipo de negócio.

No entanto, a opção acaba não sendo adequada para o pagamento daquelas dívidas do dia-a-dia. Isso porque elas sempre aparecem e manter essa prática irá reduzir significativamente o seu orçamento.

Para esse caso, é melhor repensar os gastos e tentar reduzir alguns custos para quitar, devidamente, esse tipo de dívida.

Gostou de saber um pouco mais sobre o empréstimo consignado? Então fique de olho nos nossos conteúdos sobre outros assuntos relacionados às finanças! Veja mais: empréstimo com agiota: veja os riscos e opções mais confiáveis.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui