Início Notícias Viagem Viajar com pontos: como aproveitar programas de milhas

Viajar com pontos: como aproveitar programas de milhas

0
(0)

Aproveitar programas de milhas é cada vez mais usual. Não por acaso, no início do ano, 27% dos brasileiros declararam a intenção de viajar.

Entre as capitais pesquisadas, o maior aumento do desejo de viajar nos próximos seis meses foi registrado entre os moradores de Belo Horizonte. A intenção de viagem também cresceu entre os entrevistados de Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Em contrapartida, houve queda acentuada em Brasília e mais leve em Recife, Salvador e São Paulo. Os dados são da Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, feita mensalmente pela Fundação Getulio Vargas. A pesquisa foi encomendada pelo Ministério do Turismo.

programas de milhas

Brasileiro volta a acumular milhas no cartão de crédito

O cenário vai de encontro ao panorama de crise econômica do país, com mais de 62 de endividados e mais de 12 milhões de desempregados. O brasileiro voltou a acumular milhas no cartão de crédito.

Depois de recuar dois anos seguidos, o estoque de pontos em programas de fidelidade cresceu 13% em 2017 na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados pelo Banco Central. Além disso, a quantidade de pontos expirados caiu 32%, mostrando que o consumidor tem buscado mais maneiras de converter milhas em benefícios.

No ano passado, os pontos de programas de milhas somaram 209,3 bilhões, ante 184 bilhões em 2016. O avanço chama a atenção por ocorrer mesmo em meio ao dólar caro.

Como acumular pontos em programas de milhas?

Verifique se o seu cartão de crédito possui benefícios para o acúmulo de milhas conforme você paga suas despesas. Após, inscreva-se no programa de milhagem da companhia aérea que poderá lhe atender melhor conforme seus hábitos ou desejos de viagem.

No entanto, conheça o prazo de validade dos pontos. Boa parte dos cartões expiram os bônus em dois anos, mas existem opções em que as milhas nunca perdem o valor.

No Brasil, as quatro maiores companhias aéreas possuem programas de milhas. São eles:

– Avianca – Amigo
– Azul – TudoAzul
– Gol – Smiles
– Latam – Multiplus Fidelidade

Vale ressaltar que as companhias aéreas de todo o mundo também possuem seus planos. No entanto, existem três grandes alianças entre companhias aéreas no mundo. A SkyTeam, a Star Alliance e a One World. Através destas alianças, você pode acumular milhas de voos em companhias estrangeiras para programas de companhias brasileiras.

Fique atento também porque alguns programas de milhagens contam com parceiros não só para quem quer trocar pontos em compras, mas também para acumular. Por exemplo, o programa Smiles e a Uber anunciaram uma nova parceria que permite o acúmulo e o resgate de milhas.

Assim, é possível acumular milhas em todas as corridas, além de resgatar milhas em créditos para viagens por meio do aplicativo da Uber.

Os postos Ipiranga e Petrobras também possuem programas de fidelidade. São o Km de Vantagens e Petrobras Premmia, respectivamente. Eles dão a possibilidade de trocar os pontos por milhas aéreas.

Como transformar seus pontos em milhas?

A primeira coisa que se deve saber é que pontos e milhas não são a mesma coisa. Eles são unidades de medida usadas em movimentações comerciais.

Portanto, não basta ir juntando os pontos no cartão de crédito e deixá-los lá. Para que eles se transformem em milhas e possam de fato ser utilizados para viajar de avião sem desembolsar um real, é necessário transferi-los para o programa de milhagem da companhia aérea que você escolheu.

Esse processo é bem simples, mas em cada instituição financeira ele é feito de um jeito diferente. Porém, é importante lembrar que você acumula os pontos mesmo sem estar cadastrado em um programa de fidelidade. Entretanto, precisa fazer o cadastro para ter acesso aos benefícios disponibilizados pelos programas de milhas.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

5 erros mais comuns ao usar cartão de crédito

Você já se complicou alguma vez utilizando o cartão de crédito? Ficou com preocupação com a fatura do próximo mês? Se a...

6 opções para trabalhar como freelancer aos finais de semana

Está em busca de aumentar a sua renda ou a da sua família nas horas vagas? Uma alternativa é ser freelancer aos...

Descubra 5 ferramentas semelhantes ao PIX

Pagamento via QR Code, transferências rápidas e que podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias na semana: o Pix é...

Como calcular quanto você precisa de renda extra

Em tempos de crise econômica, conseguir uma renda extra se torna o objetivo de muitos profissionais. No entanto, algumas pessoas não conseguem...

Como reclamar uma cobrança bancária indevida

Uma das maiores reclamações de consumidores com relação às instituições financeiras é a cobrança bancária indevida. Esse ainda é um problema recorrente, mas que...

4 vantagens do Open Banking para clientes e empresas

Antes de descobrir quais as vantagens do Open Banking para clientes e empresas, você precisa saber o que é essa nova realidade...