InícioNotíciasFinanças PessoaisCarro próprio ou alugado: qual o melhor para motoristas de aplicativo?

Carro próprio ou alugado: qual o melhor para motoristas de aplicativo?

5
(4)

Quem está pensando em se tornar motorista de aplicativo sempre pode ficar em dúvida sobre o que é melhor: ter carro próprio ou alugado. Isso acontece porque muitas pessoas pensam que utilizando a primeira opção podem acabar desgastando o veículo.

Porém, alugar um veículo pode trazer mais despesas e pesar no orçamento do futuro motorista.

Os aplicativos de transporte têm sido a opção de vários brasileiros que precisam ter uma renda ou até mesmo aumentá-la. Essa grande procura se dá porque muitos ficaram desempregados e estão sem perspectivas de voltarem ao mercado.

Vale ressaltar que os aplicativos podem ser lucrativos, apesar do crescente número de motoristas. Mas para isso, é preciso saber escolher bem os carros e as opções certas. 

Essas recomendações são da equipe da Corta Juros, empresa que trabalha com a recuperação de crédito, principalmente de pessoas endividadas com as parcelas do carro.

Cerca de 60% dos clientes da empresa são motoristas de aplicativo, sendo a maioria dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O problema que mais acontece são as parcelas elevadas e os juros abusivos.

Carro próprio ou alugado: veja as vantagens de cada um

Para você escolher entre carro próprio ou alugado a melhor opção é avaliar as vantagens de cada um. Para te ajudar, o FinanceOne separou os benefícios de ambos os veículos.

Ter o carro próprio é considerado um patrimônio e até mesmo um investimento, mas que com o tempo acaba perdendo valor.

No entanto, ao utilizar o próprio veículo, você tem mais liberdade de uso e dependendo do modelo e da forma de pagamento, as parcelas são menores que o valor de um aluguel.

Agora, ao optar por alugar um veículo para trabalhar no Uber, você não terá preocupações com alguns gastos. Como por exemplo, com a manutenção do carro e o IPVA.

Além disso, as parcelas podem ter um valor elevado, o que pode exigir que o motorista precise trabalhar mais.

Por isso, é fundamental que você avalie o que é melhor para atender às suas necessidades. Leve em conta os custos de ambos e veja qual será melhor para você, como motorista de aplicativo.

Verifique os custos que você teria com o carro próprio, levando em consideração IPVA, parcela, manutenção, entre outros. Compare com os custos do carro de aluguel, pensando na parcela e combustível.

carro usado
Para escolher entre carro próprio ou alugado para trabalhar como motorista é preciso levar em consideração diversos requisitos

Dicas para você escolher entre carro próprio ou alugado

Agora que você já sabe e conhece das vantagens de utilizar tanto um carro próprio quanto um alugado, é preciso saber como funciona isso na prática.

Primeiro, o mais importante é não negligenciar o planejamento. Isso mesmo, essa palavra está presente em todo lugar, né? E não é por menos. Essa prática é fundamental em tudo que fizer na vida, inclusive escolher entre essas duas opções.

Seja em qual for a opção que escolher, é preciso sentar e estudar de forma detalhada cada detalhe.

Se planejar, de fato, para não ser pego de surpresa. E esse planejamento é tanto financeiro como estrutural. Afinal, não adianta nada pegar o carro e não estar preparado para tal. 

Essa organização estrutural é de garagem, local para higienização, utensílios de dentro do carro e outros pontos.

Além disso, outra dica é procurar saber como pode ser feito e se há a opção de quitar o seu automóvel o quanto antes.

Isso mesmo, pois quanto menos dívidas fixas você tiver melhor para as suas despesas. Assim você consegue se organizar para o seu lucro conseguir ser rentável.

E você terá lucros significativos como também acabará com as longas e altas parcelas. Mas, para isso, certamente será preciso um longo e certeiro planejamento. 

“A Corta Juros, por exemplo, oferece planos de 6 a 24 meses que funcionam da seguinte forma: a empresa compra a dívida e negocia os valores, nessas transações é possível ter descontos superiores a 70%.  Paralelamente, faz uma programação com o cliente para que ele se organize financeiramente e pague valores justos. Ele recebe o boleto e quita a dívida”, disse a empresa.

Cuidado com o plano de locação

Decidiu o que fazer: carro próprio ou alugado para trabalhar com os aplicativos de mobilidade? Uma observação fundamental para você que vai alugar um carro é conhecer detalhadamente os planos de locação das locadoras de veículos.

Isso significa que você tem que conhecer e fazer seu planejamento financeiro para dispor de um valor para alugar o carro.

Muitas vezes, as locadoras cobram o aluguel do carro mensalmente, além de exigir uma comprovação e garantia de um fundo no cartão de crédito e uma caução em um valor extremamente alto.

Procure por planos de locação que caibam no seu orçamento sem que demande de você uma quantia monetária além do que você já tem disponível para começar a trabalhar como motorista de APP.

Uma boa opção pode ser alugar um carro de locadoras que fazem a locação semanal. Com essa modalidade, você diminui seus custos iniciais, além de conseguir ter uma noção bem próxima da sua realidade da relação custo x benefício ao dirigir para aplicativos.

Outra coisa que você deve observar são as formas de pagamento oferecidas. Como dito anteriormente, muitas locadoras só aceitam o pagamento por cartão de crédito, mediante a comprovação de um fundo de segurança muito alto.

Procure por locadoras que sejam flexíveis e ofereçam diferentes formas de pagamento como boleto bancário, cartão de débito ou até mesmo o de crédito.

Locadoras que oferecem carros com desconto para motoristas de apps

O mercado atual conta com cinco grandes locadoras de veículos que oferecem descontos e condições especiais para alugar carros para aplicativos. São elas:

  • Localiza Hertz
  • Unidas
  • Movida
  • LM Frotas
  • VaiCar

Você conseguiu tirar algumas dúvidas pontuais sobre o assunto? Então guarde esse link para acessar depois e compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro de tudo.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui