Levantamento da plataforma Auto Avaliar lista os 10 carros que mais desvalorizaram durante a pandemia do coronavírus.
Anúncios
O estudo foi realizado com base nas transações realizadas entre 3.500 concessionárias e 30 mil lojistas multimarcas no primeiro semestre do ano.
De acordo com a plataforma, o valor de mercado do automóvel, em meio à crise econômica, caiu 14% em comparação com o mesmo período de 2019.
Anúncios
No primeiro semestre do ano passado, o preço médio de comercialização do veículo foi de R$12.847, enquanto, em 2020, o valor ficou em R$11.051.
Quem lidera essa lista é o Volswagen Fox (ano 2009). Ele é é o carro com maior índice de desvalorização no varejo de seminovos no país no primeiro semestre do ano.
O modelo é seguido pelo Citroën C3 2008 e Peugeot 207 2011, com variação de preço de 13,40% e 13%, respectivamente.
Anúncios
Os 10 carros que mais desvalorizaram na pandemia
Confira abaixo a lista dos 10 carros que mais desvalorizaram, de acordo com o levantamento da plataforma Auto Avaliar:
Veículo | Valor médio semestre 2019 | Valor médio semestre 2020 | Diferença |
Volkswagen Fox 2009 1.0 MI 8V Flex 4P manual | R$12.847 | R$11.051 | -14,00% |
Citroën C3 2008 1.4 I GLX 8V FLEX 4P manual | R$10.673 | R$9.240 | -13,40% |
Peugeot 207 2011 1.4 XR 8V FLEX 4P manual | R$12.615 | R$10.977 | -13,00% |
Citroën C3 2011 1.4 I GLX 8V FLEX 4P manual | R$14.368 | R$12.519 | -12,90% |
Peugeot 207 2012 1.4 XR 8V FLEX 4P manual | R$13.844 | R$12.090 | -12,70% |
Citroën C3 2015 – 1.5 Tendance 8V FLEX 4P manual | R$27.201 | R$24.063 | -11,50% |
Hyundai Tucson 2015 – 2.0 MPFI GLS 16V 143CV 2WD FLEX 4P automático | R$37.911 | R$33.555 | -11,50% |
Ford Fiesta 2013 1.0 Rocam Hatch 8V FLEX 4P manual | R$16.677 | R$14.796 | -11,30% |
Renault Sandero 2011 1.0 Expression 16V Flex 4P manual | R$14.070 | R$12.485 | -11,30% |
Chevrolet Cobalt 2012 1.4 SFI LTZ 8V FLEX 4P manual | R$23.643 | R$21.139 | -10,60% |
Dados mais recentes, de 2021, divulgados pela startup Mobiauto, revelam uma lista de 10 carros que mais valorizaram, diferentemente dos citados acima.
Confira os carros que mais valorizaram durante a pandemia
1) Lexus UX 250h Luxury
Preço 0 km em março de 2020: R$193.990
Preço usado em março de 2021: R$ 28.057
Valorização: 17,56%
2) Lexus UX 250h F-Sport
Preço 0 km em março de 2020: R$214.990
Preço usado em março de 2021: R$252.698
Valorização: 17,54%
3) Lexus UX 250h Dynamic
Preço 0 km em março de 2020: R$173.450
Preço usado em março de 2021: R$203.722
Valorização: 17,48%
4) Jeep Wrangler Sahara Overland
Preço 0 km em março de 2020: R$283.540
Preço usado em março de 2021: R$332.700
Valorização: 17,36%
5) Lexus NX 300h Luxury
Preço 0 km em março de 2020: R$232.650
Preço usado em março de 2021: R$268.745
Valorização: 15,51%
6) Mercedes-Benz GLC 220d (Diesel)
Preço 0 km em março de 2020: R$299.580
Preço usado em março de 2021: R$345.049
Valorização: 15,18%
7) Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Preço 0 km em março de 2020: R$360.580
Preço usado em março de 2021: R$412.189
Valorização: 14,31%
8) Jeep Wrangler Sahara 2.0
Preço 0 km em março de 2020: R$269.100
Preço usado em março de 2021: R$306.781
Valorização: 14%
9) Toyota RAV4 S Hybrid
Preço 0 km em março de 2020: R$176.962
Preço usado em março de 2021: R$201.455
Valorização: 13,84%
10) Mercedes-Benz GLC 63S AMG
Preço 0 km em março de 2020: R$599.720
Preço usado em março de 2021: R$681.666
Valorização: 13,66%
Como funciona a desvalorização?
Uma das maiores preocupações de quem opta por investir em um carro é a desvalorização.
Isso porque, além de considerar a marca, o modelo, o ano e, claro, o investimento, é preciso analisar qual a perda de valor de mercado daquele veículo.
A desvalorização de um carro nada mais é do que o efeito de desgaste provocado, naturalmente, pelo seu uso. Conforme o tempo passa, mais o veículo necessita de manutenção.
Assim, mais alto é o custo para manter o carro e menor fica o seu valor de mercado. Logo, a desvalorização é o valor que o carro perde ao longo do tempo.
Outros critérios para saber os carros que mais desvalorizaram
-> Quanto mais idade tiver o seu carro, menor será o seu valor;
-> A quilometragem também importa. Logo, quanto mais o carro já rodou, maior será a sua desvalorização;
-> Amassados e riscos influenciam e podem diminuir o valor o seu carro na hora de revender.
Para saber quais carros que mais desvalorizaram, normalmente é utilizada como referência a tabela Fipe. Ela é elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Essa fonte de consulta considera o preço médio de revenda de cada modelo de automóvel disponível no mercado.
+ Tabela Fipe: saiba o que é e como consultar
O que fazer para reduzir a velocidade dessa desvalorização?
Lutar contra a desvalorização de um veículo é uma tarefa complicada.
Como ressaltamos, a partir do instante em que ele ultrapassa a porta da concessionária, o tempo passar a agir, afetando o seu valor. E, por consequência, o bolso do proprietário.
Ainda assim, existem algumas estratégias para minimizar esse efeito. Confira alguma delas a seguir!
1 – Escolha modelos mais procurados
Na hora de efetuar a compra, prefira sempre os modelos mais populares. Quanto maior for a procura por um tipo de veículo, menor será a taxa de desvalorização que ele vai sofrer.
E o contrário também é válido: carros ou motos com baixa popularidade sofrerão uma desvalorização bem mais rápida.
2 – Deixe a manutenção sempre em dia
A manutenção deve ser pensada não apenas para deixar o veículo em condições de rodar, mas também para manter o automóvel em bom estado de conservação.
Ou seja, visando a preservação do seu valor sempre o mais perto possível do que ele tinha quando foi comprado.
Para isso, faça a manutenção nos locais indicados pela fabricante. Além disso, levar o veículo na oficina autorizada evita que a garantia concedida pela fabricante seja perdida.
3 – Seja cuidadoso
Batidas, amassados e riscos, ainda que reparados posteriormente, prejudicam a percepção do mercado sobre o automóvel. Eles aceleram ainda mais o seu processo de desvalorização.
Quer comprar um carro com manutenção barata? Separamos algumas dicas. Confira!