
Você já escutou falar em Tabela Fipe? Quem está sempre em busca de comprar ou vender um veículo já conhece essa tabela. Ela é utilizada como referência de precificação para os carros seminovos e usados.
Anúncios
Essa tabela foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. A Tabela Fipe também é utilizada como base pelas seguradoras para fecharem o contrato com um cliente.
Vale ressaltar que todo mês a tabela é atualizada e ela pode ser consultada por qualquer pessoa. E o melhor é que você pode realizar a pesquisa utilizando filtros, como por exemplo o ano-modelo, o motor e a versão de um carro.
Anúncios
E mesmo as pessoas sabendo disso tudo, ainda é comum que elas tenham dúvidas sobre o assunto. Por isso, o FinanceOne preparou este artigo com as principais informações que você precisa saber sobre a Tabela Fipe.
O que é a Tabela Fipe?
Para quem não sabe, a Tabela Fipe foi criada com o objetivo de registrar o preço médio dos veículos de todo o país. E esse valor é definido tendo como base os preços anunciados pelas concessionárias do Brasil.
Além disso, o preço que está na tabela sempre leva em consideração o valor do veículo comprado à vista. Mas por que a Tabela Fipe usa o preço do carro sem ser parcelado?
Anúncios
Porque ele serve como parâmetro para as negociações e avaliações dos automóveis seminovos e usados. Mas é importante frisar que os preços variam de acordo com a região do país, o estado do carro, os itens, entre outros.
+ Pensando em comprar o Fiat Toro 2022? Confira os preços e mais detalhes!
Ela também pode ser utilizada para carros, motos e caminhões.
Outra informação que você precisa saber é que para realizar a pesquisa de qualquer veículo é preciso saber o código dele. Para isso, será necessário entrar no site da Fipe e localizar o botão “Índices e Indicadores” e clicar nele.
Em seguida, você será direcionado a uma outra página e deverá clicar em “Preço médio de veículos”. Depois deverá selecionar a categoria que você deseja consultar.
Como saber se a Tabela Fipe é confiável?
Quando não se conhece algo, é muito comum ter dúvidas e querer saber a procedência. Por isso, muitos se perguntam se a Tabela Fipe é confiável. Você sabe a resposta?
A resposta é que sim, a Tabela Fipe é confiável. Isso porque FIPE significa Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e é regulamentada desde 1997 pelo Governo Federal.
Além disso, a sua mensuração é feita pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Como consultar a Tabela Fipe?
Você sabe como consultar a Tabela Fipe? O processo é bem simples e o FInanceOne te explica. Além disso, você precisa saber que temos uma calculadora sobre a Tabela Fipe que pode te ajudar e muito nesse cálculo.
Quer entender o processo? Então vamos lá:
- 1º passo – Escolher um tipo de veículo, ou seja, um carro, moto ou caminhão.
- 2º passo – Escolher a marca do veículo.
- 3º passo – Escolher o modelo do veículo. Fique atento de saber todos os detalhes do modelo que deseja adquirir, afinal, eles influenciam no valor final do veículo.
- 4º passo – Selecionar o ano do veículo. Pronto, agora vamos gerar para você o valor correto da Tabela FIPE de acordo com o mês vigente.
Como é calculado o preço na tabela Fipe
Todos os valores informados na tabela Fipe se baseiam na coleta de preços, seja de carros, motos e caminhões, tanto usados quanto novos no mercado nacional. Vale ressaltar que os valores são analisados por pesquisadores.
Eles acabam descartando os preços muito altos e baixos, além do que consideram discrepantes na análise realizada.
E é a partir disso que chegamos a um número para criar a média de preços dos veículos que são informados na tabela Fipe.
Saiba como consultar a tabela Fipe para a indenização de seguros
Agora que você já sabe o processo rápido e fácil de consultar, que tal descobrir como consultá-la para a indenização de seguros?
Afinal, a indenização é um valor pago ao segurado quando seu veículo sofre perda total ou não é recuperado após um roubo ou furto.
É preciso saber que equivale ao valor do capital segurado da apólice, que nada mais é do que o valor máximo que o segurado pode receber no caso de um sinistro com cobertura.
Além disso, tal indenização pode variar conforme a apólice fechada pelo segurado, no ato da contratação. Além disso, essa indenização pode ser por um valor pré-determinado ou seguir a Tabela FIPE.
Por isso, neste caso, é possível calcular o valor de indenização referenciado pela Tabela FIPE, também pela tabela do FinanceOne.
Este conteúdo te ajudou a conhecer mais a Tabela Fipe? Não deixe de usar a calculadora do FinanceOne e conte nos comentários o que achou. Se gostar, compartilhe com outras pessoas.