Seu cartão de crédito vale a pena? Veja como avaliar

0
8130
Dois cartões de crédito sobrepostos
1
(1)

Comodidade na hora da falta de dinheiro, flexibilidade de pagamento fracionado e segurança por não precisar andar com o dinheiro em espécie. Essas e outras frases que são frequentemente ditas por usuários dos cartões de crédito.

Anúncios

Também são algumas das razões que nos fazem questionar se o cartão de crédito vale a pena ou não.

Apesar de tais circunstâncias, é muito fácil cair em armadilhas quando você opta por criar o seu próprio cartão. Por isso, fique atento para não ser pego nessas ciladas.

Anúncios

Diferentemente do cartão de débito – em que o dinheiro é retirado imediatamente da sua conta bancária -, o cartão de crédito funciona como uma forma de empréstimo cujo pagamento pode ser feito, geralmente em, até 40 dias.

Eles podem ser disponibilizados por bancos ou instituições financeiras e, em sua maioria, já vêm com taxas de juros e seus limites estabelecidos pelo banco de forma padronizada. Já o limite de crédito para que você realize suas compras é definido com base na sua renda.

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito

O primeiro passo para entender se seu cartão de crédito vale a pena ou não, é observar quais vantagens e desvantagens ele acumula. Com a infinidade de produtos oferecidos hoje no mercado, é fundamental fazer essa análise.

Anúncios

Para começar, listamos alguns pros e contras de cartões em geral, assim você pode começar a entender como eles se aplicam na sua realidade.

Vantagens do cartão:

Acúmulo de pontos

Muitos cartões de crédito oferecem programas de recompensas através de acumulação de pontos que você pode trocar por alguns eletrônicos, eletrodomésticos e até mesmo passagens aéreas.

Fique sempre atento, pois essas promoções surgem com frequências para os clientes.

Parcelamento

A maior procura é justamente por conta dele, a facilidade de pagar através de parcelas baixas e sem juros adicionais é muito vantajosa.

Mas, ao mesmo tempo, é necessário ter atenção e organização para não “embolar” as suas finanças.

Cashback

O programa de caschback é recente, mas já tem conquistado o coração de muitos consumidores. Afinal, quem não gosta de comprar e receber uma parte do valor de volta, né?

E por ter se tornado unânime, muita gente tem usado este critério para saber se o cartão de crédito vale ou não a pena.

Atualmente, as empresas e instituições que não oferecem cashback estão largando atrás na disputa com a concorrência. Geralmente, os melhores cartões oferecem cashback ou programas de pontos ou ambos.

Desvantagens

Anuidade

Alguns cartões possuem uma taxa de anuidade alta, por isso a pesquisa é sempre importante. Procure e entenda quais cartões e suas respectivas taxas estão em seu orçamento.

Vale destacar que cartões com muitos benefícios, como programas de pontos e cashback incríveis, quase sempre vão cobrar anuidade. Essa taxa não necessariamente é uma vilã.

No entanto, o valor cobrado pela instituição financeira precisa ser condizente com o serviço oferecido. Cuidado com cartões que cobram anuidade alta e não oferecem nenhum programa atraente.

Clonagem

As compras na internet estão cada vez ganhando mais espaço e alguns dados podem ser clonados com certa facilidade, caso o hacker tenha um bom conhecimento.

Então, toda a atenção é imprescindível com o seu cartão de crédito. Mas para sermos justos, é importante salientar que golpes assim são possível e quase qualquer meio de pagamento digital, não se trata de um problema específico dos cartões de crédito.

Maior propensão a impulsos

Seja organizado, pare, pense e analise se aquele é o momento de utilizar o seu cartão. Saiba diferenciar quais as compras são melhores para fazer com o crédito, débito ou dinheiro.

Ter um cartão pode abrir muitas janelas de oportunidade, já que você consegue comprar algo mesmo sem ter dinheiro em conta. Mas isso requer planejamento e autocontrole.

Juros

Se existe uma característica do cartão de crédito que pode ser arrasadora, é o fato de que, no final das contas, ele é um tipo de empréstimo. Portanto, tem juros.

Em alguns casos, comprar à vista pode ser mais econômico. Uma dica, é aproveitar de forma estratégica os programas de cashback e pontos para compensar as perdas em juros.

quatro cartões de crédito empilhados
Cartão de crédito vale a pena para quem sabe administrá-lo bem

O que é a anuidade?  

A taxa de anuidade é um valor cobrado pelos bancos ou outras instituições para que o cliente faça uso de seus cartões de crédito. Ela pode ser paga em parcelas ao longo dos meses ou à vista.

De modo geral, essa taxa é cobrada após o primeiro ano de uso do cartão, mas existem instituições financeiras que não cobram a anuidade.

É bom lembrar que essa cobrança não é ilegal, ela é permitida pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Então, se você está pensando em ter um cartão de crédito é bom realizar algumas pesquisas antes até decidir o que é melhor para a sua situação atual.

Mas o cartão de crédito vale a pena? Como solicitar?

Os interessados podem solicitar o seu cartão de crédito diretamente com a instituição financeira escolhida. Hoje em dia, é fácil solicitar um novo cartão até mesmo pela internet, nos aplicativos do bancos e outras administradoras.

No entanto, alguns cartões exigem uma renda mensal mínima para serem liberados, o que é compreensível quando colocamos em pauta o fator crédito.

O crédito que é visto por alguns como vilão, pode ter esse título modificado se for utilizado com moderação.

Vários fatores devem ser levados em conta na hora de decidir se um cartão vale a pena para você ou não, tais como: o seu volume de compras e como são os seus gastos mensais.

Além disso, é necessário que você não ultrapasse os limites que se ajustam em seu salário e não deixe de pagar as suas faturas até a data do vencimento.

Como já foi dito, o cartão proporciona ótimos programas de pontos e algumas promoções que podem trazer benefícios.

Saiba usar o seu cartão de crédito de forma correta, tenha atenção ao prazo de vencimento e o recebimento do seu salário que ele certamente valerá a pena.

Gostou deste texto? Então que tal continuar aprendendo mais sobre os cartões de crédito? Confira agora mesmo o que separamos para você: um guia para proteger o cartão de crédito.

O que achou disso?

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui