
Conhecer os cartões de crédito com as menores taxas pode ser uma “mão na roda” na hora de escolher o seu. Além disso, também é uma forma de economizar dinheiro.
Anúncios
Alguns cartões costumam falar que não cobram a anuidade, porém vinculam a isenção a um gasto mínimo ou por um determinado período.
Para ajudar os consumidores, a Associação Brasileira de Defesa dos Consumidores (Proteste) fez uma nova comparação dos cartões de crédito com as menores taxas de juros de crédito rotativo em 2021.
Anúncios
Foram comparados 87 cartões de 17 instituições financeiras. É importante lembrar que os juros são cobrados quando o consumidor não paga o valor total da fatura até a data de vencimento.
Dos cartões analisados, o Gold do Banco Inter, os cartões PAN Zero Anuidade, PAN Básico, Credicard Zero, Original Internacional, Nubank, Digio, Next e Cartão C6 não cobram anuidade.
Veja quais juros são cobrados nos cartões de crédito
- juros do crédito rotativo: ocorrem quando você não paga o valor total da fatura ou então realiza o pagamento após o vencimento, sendo um dos maiores vilões do endividamento;
- juros de parcelamento da fatura: para fugir do crédito rotativo, uma alternativa é parcelar a fatura, mas juros também são empregados;
- juros no parcelamento da compra: algumas lojas não oferecem a opção de parcelamento de uma compra, por isso, uma opção é o parcelamento fornecido pelo próprio cartão, só que com juros;
- juros da função saque: alguns cartões de crédito disponibilizam a opção de saque emergencial e aplicam juros sobre ela. Nesse caso, também pode ser cobrada uma tarifa fixa pela ação.
Conheça os cartões de crédito com as menores taxas
Conheça quais os cartões de crédito com as menores taxas, segundo o estudo mais recente da Proteste:
Anúncios
- Banco Inter Gold: 143,55%;
- Next Visa Internacional: 210,43%;
- C6 Bank Cartão C6: 268,91%;
- Digio: 271,81%;
- Nubank: 385,17%;
- Banco Original Internacional: 402,47%;
- Itaú Credicard Zero: 417,70%;
- Banco Pan Zero Anuidade: 747,19%;
- Banco Pan Básico: 747,19%.
É importante deixar claro que as taxas de juros citadas são as de rotativo.
Os cartões com as maiores taxas
Assim como foi realizada a comparação dos cartões de créditos com as menores taxas, a Proteste também fez a pesquisa com os cartões com as maiores taxas.
O estudo constatou que os juros praticados podem chegar a 875,25% ao ano. É o caso do cartão Trigg Gold, do Banco Omni, por exemplo.
Os cartões do Banco Pan possuem a segunda taxa mais alta, com 747,19% ao ano (no rotativo). E os juros que incidem nos outros serviços também são bem altos.

O estudo da entidade também analisou a anuidade. Os cartões Gold do Banco Inter, PAN Zero Anuidade, PAN Básico, Credicard Zero, Original Internacional, Nubank, Digio, Next e Cartão C6 não possuem essa taxa.
Mas entre aqueles que cobram essa tarifa, a variação de valor é grande. Os preços podem variar de R$190 (Ourocard Elo/Banco do Brasil) a R$1.020 (Cartão C6 Carbon/C6 Bank).
Por isso é fundamental pesquisar antes de escolher um cartão de crédito, para optar pela opção mais barata. Ou, preferencialmente, pela opção que não cobra a anuidade.
Como funciona o crédito rotativo dos cartões de crédito
Na comparação realizada pela Proteste, para saber quais cartões de crédito têm as menores taxas, foi considerado o crédito rotativo. Você sabe como ele funciona?
Esse tipo de crédito é utilizado pelas pessoas que não querem ou não podem pagar o valor total da fatura do cartão de crédito até a data do vencimento.
Mas elas pretendem pagar o saldo devedor em breve, por exemplo, logo no próximo mês. Para que isso ocorra, deve o consumidor pague o valor mínimo ou qualquer outro valor da fatura.
Dessa forma, o restante deverá ser automaticamente financiado e lançado para o próximo mês. Às vezes a melhor alternativa é financiar a fatura em vez de pagar a multa e os juros, que podem ser bem altos.
O crédito rotativo disponível diminui conforme o cliente o utiliza, e aumenta na medida que o pagamento da fatura do cartão de crédito é realizado. É assim que funciona o crédito rotativo.
Dessa forma, o seu limite de crédito só é recuperado com o pagamento dos juros mais os extras do valor principal.
Saiba como não entrar no crédito rotativo
Se você não quer pagar esses juros altos na fatura do seu cartão de crédito, saiba que existem algumas atitudes que podem evitar isso. Confira abaixo:
- Conheça as taxas de juros que são cobradas, você pode pesquisar ou até mesmo perguntar ao seu banco;
- Sempre anote os gastos para ter um controle e não gastar mais do que você pode quando a fatura do cartão chegar;
- Pague o total da fatura sempre que puder. Dessa forma, você evita que qualquer tipo de juros seja cobrado futuramente.
Vale ressaltar aqui que é melhor você pagar qualquer valor, até mesmo o mínimo, do que não pagar nada e deixar a fatura total em atraso. Isso porque ficar sem pagar o cartão de crédito pode gerar ainda mais juros.
+ Confira 7 dicas para não emprestar o cartão de crédito
Cartões de crédito sem anuidade: conheça os 10 melhores
Você está procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na economia brasileira. De acordo com estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 77% dos brasileiros utilizam cartão de crédito.
No entanto, 72% dos usuários não sabe quanto paga pelos juros no crédito rotativo quando deixa de quitar o valor integral da fatura. Por isso, uma ajuda é saber que alguns deles são realmente livres de anuidade.
Outros abatem a anuidade segundo o valor dos seus gastos. Há também os cartões digitais sem anuidade (de fintechs) e os cartões dos bancos tradicionais. Conheça os melhores cartões sem anuidade.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos para que eles também possam conferir quais são os cartões de crédito com as menores taxas do mercado.
O C6 Bank é um assalto. Vocês não tem ideia do valor abusivo de multa por um monte de coisas. Pode não ter rotativo alto, porem a multa é absurda. Pior banco.
O C6 bank é mentira. Se tem rotativo baixo, em compensação a multa é ABSURDA. Reportagens assim levam consumidores a pensarem que é um excelente banco, e não é verdade. Ele é desonesto.
Olá, Luci! Tudo bem?
Agradecemos pelo seu feedback.
O objetivo do artigo é informar os leitores sobre as taxas baseado em estudo comparativo da Associação Brasileira de Defesa dos Consumidores (Proteste).