Quem tem direito à cidadania americana? Como conseguir? Saiba tudo!

0
426
mulher segurando a bandeira dos EUA
0
(0)

A cidadania americana é considerada a mais concorrida do mundo, sendo sonho de consumo de muitos imigrantes estrangeiros. Para os brasileiros, é a oportunidade de morar nos Estados Unidos sem se preocupar com a renovação de vistos e outros entraves, permitindo maior qualidade de vida.

Anúncios

Mas, afinal, será que é mesmo possível tirar a cidadania americana? Quais são os requisitos básicos e qual a diferença entre cidadania e Green Card? Se você tem dúvidas sobre a temática, veio ao lugar certo. Confira todas as informações sobre!

Quem pode tirar cidadania americana?

A cidadania americana é uma das mais concorridas e difíceis de se conseguir, especialmente por conta do forte controle alfandegário que os Estados Unidos adota como estratégia de migração. Ainda assim, existem alguns “atalhos” para quem deseja solicitar cidadania para viver nos EUA.

Anúncios

Primeiro, é preciso compreender o método de avaliação adotado pelo país, que se difere de outros destinos: os EUA adotam o critério ius solis de cidadania, o que significa dizer que qualquer pessoa nascida no país é considerado cidadão norte-americano – independentemente da nacionalidade de seus pais ou a situação legal da estadia.

Países concorridos pelos brasileiros na Europa – como Itália, Portugal e Alemanha – adotam o critério ius sanguinis, que é o direito à cidadania pelo sangue (por descendência).

Se você não for nascido nos EUA, há mais quatro formas de conseguir a cidadania americana: 

Anúncios

  1. Ser filho de americano/a nascido no exterior;
  2. Ser filho menor de idade de pai que se naturalizou (desde que tenha o Green Card);
  3. Se naturalizar americano;
  4. Ser adotado por pais americanos.
Cidadania americana é uma das mais concorridas – e difíceis – de se conseguir. (Fonte: Divulgação)

Qual a diferença entre cidadania americana e Green Card?

Muita gente confunde o famoso Green Card com a cidadania, especialmente nos Estados Unidos, mas é preciso ficar claro que são permissões distintas. O Green Card é apenas uma das etapas necessárias para adquirir a cidadania permanente. E o primeiro passo é ter o contato de algum cidadão americano para fazer o pedido para você.

A pessoa deve ser um familiar ou membro de família americana, cônjuge ou profissional. Uma vez que todos os requisitos legais estejam preenchidos, o Green Card permite estudo, trabalho e residência permanente nos EUA.

+ Conheça 6 profissões em alta para brasileiros nos EUA 

+ Quais são as habilidades necessárias para empreender nos Estados Unidos?

Como se naturalizar americano sem ser descendente? 

Como dito anteriormente, o primeiro passo para tirar cidadania americana é ter o Green Card, portanto você deve dar entrada no processo burocrático para validar a sua permanência no país.

Um dos “atalhos” é ser residente nos Estados Unidos por mais de 5 anos. É o que muitos profissionais contratados por empresas norte-americanas fazem para facilitar o processo. Outra alternativa é ser casado com um cidadão naturalizado que resida por mais de três anos no país e que tenha o Green Card. 

Por fim, a cidadania americana também é concedida para quem realiza serviço no Exército norte-americano, opção mais restrita.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir outras informações e notícias sobre morar fora do Brasil na seção “Viagem” aqui no site da FinanceOne.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui