Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como acumular e resgatar pontos no cartão de crédito

Escrito por: Rafael Massadar em 6 de fevereiro de 2019

Resgatar pontos no cartão de crédito já é uma realidade para muitos brasileiros. De acordo com os últimos dados do Banco Central, o estoque de pontos em programas de fidelidade cresceu 13% em 2017 na comparação com 2016.

Além disso, a quantidade de pontos expirados caiu 32%. Isso mostra que o consumidor tem buscado mais maneiras de converter milhas em benefícios.

Em 2017, os pontos de programas de recompensa somaram R$ 209,3 bilhões, ante R$ 184 bilhões em 2016.

Já números da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) mostram que, somente no primeiro trimestre de 2018, a quantidade de cadastros em suas associadas cresceu 25%.

Os índices registrados pela associação apontam ainda que as principais fontes de pontos ou milhas continuam sendo o cartão de crédito e o varejo. As milhas são responsáveis por 85,4% do total acumulado.

Na hora da resgatar pontos no cartão de crédito, os bilhetes aéreos são a preferência da maioria, com 75,8%. Os outros 24,2% são para aquisição de produtos e outros serviços.

esgatar pontos no cartão de crédito

Quais os melhores cartões de crédito para acumular pontos?

Levantamento da Proteste divulgado em 2018 revela que o Caixa Elo Nanquim é o melhor cartão de crédito para acumular pontos.

No Caixa Elo Nanquim, cada dólar gasto é convertido em 2,3 pontos.  Enquanto os cartões Nacional, Fit, Flex, Free e Light do Santander são os piores cartões para acumular pontos.

A pesquisa se baseou em dados reunidos pela calculadora de milhas disponível no site da associação de consumidores, que usa informações públicas sobre cada cartão.

As milhas do cartão de crédito são pontos que ficam acumulados em sua fatura toda vez que você realizada alguma compra com o cartão. Ou seja, quanto mais você gasta em compras com o cartão de crédito, mais pontos consegue acumular e trocar por milhas.

A quantidade de pontuação recebida por compra efetuada com o cartão de crédito geralmente varia de acordo com a categoria do cartão de crédito.

Atualmente, os principais disponíveis são:

– Smiles da GOL;
– Fidelidade da Latam;
– Amigo da Avianca;
– TudoAzul da Azul.

As principais empresas com cartão fidelidade que não têm associação direta com o mercado aéreo são a Dotz, a Netpoint e a Livelo.

Existem também os programas próprios dos bancos que, mesmo sendo parceiros de outros programas, possuem seu próprio cartão fidelidade.

É o caso do Ponto para Você, do Banco do Brasil, e o Santander Esfera.

Como acumular e resgatar pontos no cartão de crédito?

1 – Acumule pontos no cartão de crédito

Para começar a acumular, você precisa se cadastrar no programa de fidelidade do seu cartão de crédito. Em geral, a inscrição pode ser feita pela internet mesmo ou via telefone.

Uma vez que tudo esteja aprovado, suas compras começam a se converter em pontos. Essa conversão é feita mediante uma determinada conversão estabelecida pela empresa e que também depende do tipo de cartão que você possui.

Portanto, embora pagar à vista seja uma recomendação, esse tipo de pagamento não gera nenhum benefício em pontos para você.

Por isso, se seu objetivo é acumular, sempre que possível use o cartão de crédito para pagar contas e outros gastos.

Leia com atenção as regras do programa antes de sair gastando por aí e prejudicar seu orçamento.

Prefira compras em lojas parceiras. Afinal, todos os programas de cartão de crédito têm parcerias com lojas – online ou físicas – dos mais variados segmentos.

Aproveite ainda as promoções que aparecem. É comum que em datas comemorativas ou em certas ofertas as operadoras ofereçam uma quantidade multiplicada de pontos.

2 – Resgate pontos no cartão de crédito

Para resgatar pontos no cartão de crédito é necessário verificar a pontuação mínima para o resgate. A maior parte dos programas de relacionamento tem uma quantidade mínima de pontos que autoriza o resgate.

Verifique ainda se há alguma taxa para a transferência de pontos. Alguns cobram uma taxa para essa transferência, seja para programas de milhagem, seja para os programas agregados.

Por isso, preste atenção antes de autorizar qualquer troca.

Verifique também o saldo de pontos em seu cartão. Normalmente está anexo à sua fatura do cartão.

No entanto, tanto no atendimento online quanto no auto atendimento, você tem como verificar seu saldo navegando pelos menus.

Para resgatar pontos no cartão de crédito, alguns bancos só efetuam essa troca nos caixas de auto atendimento ou pelo telefone. Outros aceitam a troca pela internet.

Portanto, verifique como confirmar sua troca de pontos. Existe, em alguns cartões, a opção de converter ou transferir os pontos automaticamente.

E o mais importante, lembre-se de verificar a validade dos pontos. Eles não duram para sempre e possuem data de validade. Então, fique atento para não perdê-los!

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe um comentário

Posts relacionados

cartões de crédito sem anuidade
como-aumentar-o-limite-do-cartão-de-crédito
cartão de crédito pré-pago
máquina-de-cartão-de-crédito no celular
cartão de crédito pré-pago