Como adotar o consumo consciente na sua vida

0
2827
imagem de muitas roupas para demonstrar o consumo consciente
0
(0)

Cá entre nós, já está na hora de tirar do dia a dia o consumo exagerado. Pode ser de água, de roupas, de comida, de energia e outros. A melhor forma disso acontecer é adotar o consumo consciente na sua vida. Quer aprender como fazer isso? Vem com a gente.

Anúncios

Consumir é…

O consumo é um processo complexo que começa pela produção dos produtos e sua distribuição, chegando ao descarte. Consumir é uma ação essencial para que a população tenha uma vida digna.

Mas o problema está no descontrole e não no consumo em si. Por exemplo, comprar roupas pode trazer uma sensação passageira de paz e alegria. Só que, caso a pessoa compre demais e de maneira descontrolada, é provável que seu orçamento mensal fique desajustado.

Anúncios

Desta mesma forma funcionam os hábitos de consumo. Há pessoas que têm dezenas de itens inutilizados em casa ou no escritório que nunca usarão, mas que também não abrem mão. Este tipo de atitude, além de prejudicial financeiramente, pode refletir vícios e outros problemas tanto emocionais quanto psicológicos.

O que é consumo consciente

Você já parou para pensar no impacto que suas atitudes têm hoje? Não apenas no quesito social, mas no econômico e ambiental. Viver no padrão de consumo atual significa abraçar o desperdício e o consumismo desenfreado.

O consumo consciente se refere a uma alternativa mais saudável de consumir desde produtos a serviços na rotina. É exatamente isso: adquirir uma consciência relacionada às compras de modo que os impulsos sejam controlados.

Anúncios

Esta prática também traz benefícios no combate às mudanças climáticas. O modo de vida sustentável, por exemplo, diz respeito à economia de água, preservação dos rios e oceanos, desperdício de alimentos e até na mobilidade urbana.

O papel do consumo consciente é basicamente dizer: calma, você precisa disso hoje? A quem está prejudicando ao comprar determinado produto ou jogar o lixo no chão? A questão principal do consumo consciente é fazer refletir sobre como você está consumindo hoje.

Refletir sobre os hábitos simples tão comuns no dia a dia faz com você se torne um aliado do meio ambiente e ainda consiga economizar nas contas do mês. Aprenda a adotar o consumo consciente e veja as melhorias que irão acompanhar sua vida.

mulher caminhando dentro de um centro comercial
Shopping dá descontos de até 70% em compras

Questionar para mudar

Sim, o questionamento fará com que se tome consciência. A partir disso, desenvolver novos hábitos será menos difícil. Faça as seguintes perguntas antes de adquirir algum item: estou comprando isso por prazer ou necessidade? Essa dívida está dentro do meu orçamento mensal?

Outras perguntas também podem estar incluídas nesta fase, principalmente em relação às questões financeiras. Antes de concluir uma compra pense com antecedência nos tópicos a seguir.

– Defina o produto de interesse e analise as opções. Escolha com cuidado algo que irá usar por completo e que atende às necessidades.

– Selecione o modo da compra. O pagamento será à vista ou a prazo? Comprar perto de casa ou distante para garantir descontos? Em sacolas de plástico ou caixas de papelão? Avalie as alternativas disponíveis.

– Escolha a loja ou fábrica. Neste caso, considere a empresa que preza pelo cuidado na produção dos produtos. O cuidado com os recursos naturais, com o relacionamento com a comunidade e colaboradores.

– Se quebrou, tente consertar. Isso vale para todos os produtos com grande vida útil. Para roupas, leve à costureira caso precise, em vez de jogar fora e comprar outra no primeiro problema.

– Caso precise descartar, faça isso da maneira correta. Envie o que for possível para reciclagem. Opte sempre pela reutilização de embalagens, móveis, roupas e outros artigos.

5 formas de adotar o consumo consciente

#1 Organize os gastos

Pode parecer bobagem, mas ter uma vida financeira organizada é de extrema importância para o consumo consciente. Isso não significa que está fora de cogitação fazer compras, mas que você consiga fazer boas escolhas quando precisar gastar.

#2 Planeje-se

Estabelecer metas colabora para o controle das finanças. Por isso, evite entrar em lojas quando deseja comprar alguma coisa que ainda não colocou no papel. Planeje as finanças e compre com objetivo.

#3 Espere uns dias

Ok, já organizou os gastos e planejou a compra. Calma, espere uns dias para perceber se realmente precisa ou se ainda é apenas uma vontade imensa de comprar. Isso vale para roupas, eletrodomésticos e eletrônicos, sapatos e até serviços em geral.

#4 Tente não parcelar as compras

Por mais que deseje pagar em parcelas curtas, essa alternativa pode prejudicar a longo prazo. Opte sempre por pagar à vista mesmo que se aperte por um mês.

#5 Pense em outras coisas

Se comprar te deixa tão feliz e com sensação de realização, que tal começar a adquirir novos hábitos? Pode ser caminhada, aprender algum instrumento online, fazer artesanato. São dezenas de opções e de passatempos a serem desenvolvidos.

Motivos para adotar o consumo consciente

Os motivos e os benefícios são diversos. Inicialmente, a ansiedade irá aumentar, mas ser um consumidor consciente fará com que:

  • você aja menos com a impulsividade e mais com a razão;
  • trará grandes economias;
  • incentive a criatividade para reutilizar e reinventar produtos;
  • colabore para a diminuição do trabalho escravo;
  • ajude no controle dos crimes contra a natureza;
  • gere critérios de consumo que mudarão sua vida.

Ah, caso queira aprender mais a fundo, o Ministério do Meio Ambiente disponibiliza cursos online sobre sustentabilidade e consumo. Não perca tempo!

Gostou dessas dicas? Então compartilhe com alguém que você conhece e precisa de ajuda para adotar um consumo consciente.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui