Como ganhar dinheiro como freelancer?

Escrito por: Mateus Carvalho em 15 de abril de 2020

Uma pessoa pode se tornar um freelancer por diversos motivos, sendo alguns deles a flexibilidade, o aumento de renda, a autonomia e até mesmo o conforto de trabalhar de casa. Mas será que é possível ganhar dinheiro como freelancer?

A resposta é sim. Porém, pode parecer que por você estar trabalhando de casa, as coisas são mais tranquilas, mas não é bem assim. Quem trabalha como freelancer tem uma rotina multitarefa. 

Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro como freelancer

Já que é necessário escrever e-mails, conversar com os clientes e realizar as tarefas pendentes, sem contar com os afazeres de casa. E isso pode ser tão difícil quanto quem precisa cumprir horário em um escritório todos os dias. 

Entre as vantagens de ser um freelancer, a principal é a tão sonhada independência profissional. Vale ressaltar que por ser seu próprio chefe e ter uma rotina diferenciada, algumas atitudes podem ser válidas para te ajudar na organização das tarefas.

+ Conheça 14 soluções para ganhar dinheiro em casa

Saiba como ganhar dinheiro como freelancer

Se você é freelancer, quer ganhar mais dinheiro porém não sabe por onde começar, vejas as dicas abaixo.

1) Junte as tarefas que podem ser feitas de forma simultânea

Uma forma de aumentar a sua produtividade, e como consequência o seu dinheiro, como freelancer é agrupar as tarefas que são semelhantes.

Sendo assim, a dica é separar as tarefas mais tranquilas, como por exemplo, responder os e-mails e realizar postagens em redes sociais em categorias. Além de achar pequenas atividades que podem ser feitas juntas, como finalizar um vídeo editado.

Dessa forma, você consegue ajustar o fluxo de coisas e manter o foco que cada atividade exige do freelancer.

+ Como montar uma reserva de emergência sendo freelancer?

2) Crie e-books

Antes de criar um e-book, é importante ter em mente que ao começar a planejar um é necessário pensar bem e ponderar. Com isso, será possível criar um conteúdo de qualidade que seja útil para o público-alvo.

E criar um e-book que seja gratuito é uma forma de atrair tráfego para o seu site e, assim, aumentar indiretamente os seu rendimentos. Lembre-se que mais visitas potenciam mais cliques.

Além disso, busque falar de assuntos que são relevantes para o seu público alvo. Se você escreve sobre economia, faça um e-book sobre “10 passos para conquistar a independência financeira”, por exemplo.

3) Trabalhe em um website

Existem diversos sites que procuram por freelancers para trabalhar. O que pode acontecer de diversas formas, como editor, jornalista, webdesigner, programador, entre outros.

Sendo assim, procure por algo na sua área em um site que tenha interesse. Ao começar a trabalhar como freelancer procure ouvir as opiniões dos profissionais que já atuam no site.

Caso tenha dificuldades, solicite ajuda. Não tenha vergonha, é melhor solicitar uma ajuda do que ficar preso em um projeto por não saber fazê-lo.

+ Passo a passo para ganhar dinheiro em 2020

4) Comece a escrever artigos

Outra dica para ganhar dinheiro como freelancer é começar a escrever artigos. E você pode começar por conta própria ou com a ajuda de parceiros.

Ao criar o seu próprio blog, você começa uma autonomia e a praticar a sua escrita. Exercitar é a melhor forma de profissionalizar a sua habilidade. 

Invista em aperfeiçoar a sua escrita, leia bastante e revise todos os textos antes de serem postados. Além disso, tente começar a fazer textos sobre temas que você domina.

Feito isso, considere alguns pontos para alavancar o seu projeto, tais como:

  • defina o nicho do mercado para qual vai escrever;
  • crie um website de qualidade;
  • escolha versões e modelos atrativos;
  • invista em qualificação e melhorias. Não deixe de estudar, ler e estar por dentro de todas as novidades e atualizações.

5) Cadastre-se em sites

Se você quer ganhar dinheiro como freelancer pode começar se cadastrando nos principais sites.

São muitas as plataformas que reúnem oportunidades de freelas em várias áreas. Há sites que o próprio freelancer divulga seu trabalho, colocando-se a disposição e descrevendo suas atividades.

Em outros, as empresas publicam o interesse pelos serviços e recebem os cadastros de pessoas que desejam se candidatar. 

Alguns sites que juntam vagas de freelas são: 99 Freelas, Buscafreela e Freelancer.

6) Crie uma rede

Um bom profissional precisa estabelecer uma rede de contatos. É uma forma de conectar os seus serviços a pessoas interessadas em contratá-los.

Faça uma rede social para divulgação e fortaleça o boca a boca. Divulgue entre familiares e amigos o seu trabalho e peça para que eles façam o mesmo entre os contatos deles. 

Isso ajudará com que você ganhe visibilidade e crie uma rede. Além disso, é importante fidelizar essa rede.

Se você prestar um bom serviço, essa pessoa te indica para um amigo que vai sempre estar passando seu contato para pessoas interessadas. Dessa forma, você estará sempre a disposição e sendo conhecido por aquilo que faz.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Como funciona o Consórcio Honda
pib
Serviços da conta corrente gratuita
Muitas fintechs oferecem serviços de bancos digitais e de cartões de crédito
Como cancelar compra com cartão de crédito?