
Embora a tecnologia contactless tenha se tornado muito mais popular durante a pandemia, muitas pessoas preferem desativar o pagamento por aproximação do cartão de crédito.
A principal justificativa costuma ser a segurança, já que viralizaram na internet vídeos de alerta sobre golpes que envolvem essa tecnologia.
Basicamente, o que acontece é que criminosos aproveitam que não é necessário senha, para passar compras indevidas sem a pessoa dona do cartão perceber. Ou, ao passar o cartão na máquina, o vendedor coloca um valor superior e aproxima o cartão do cliente.
No entanto, é importante salientar que o pagamento por aproximação é tão seguro quanto qualquer outro. Ou seja, sim, existem golpes, mas há também contrapontos que evitam outros tipos de golpes.
Vamos falar mais sobre a segurança desse tipo de pagamento ainda neste artigo. Mas caso prefira desativar esta opção saiba que é possível.
Como desativar o pagamento por aproximação no cartão de crédito?
Cada banco tem seus próprios protocolos para desativar o pagamento por aproximação do seu cartão de crédito. Em alguns casos, é possível fazer isso pelo aplicativo, mas em outros é preciso ligar para a Central de Atendimento.
Alguns bancos ainda estão se adequando às novas necessidades do mercado e podem ainda não oferecer um meio desabilitar. Mas ainda assim existem como impedir que uma compra indevida seja passada sem você perceber.
Santander
Para desativar o contactless de um cartão Santander basta ligar a Central de Atendimento:
- Capitais e regiões metropolitanas – 4004 3535
- Demais localidades – 0800 702 3535
- Pessoas com deficiência auditiva e de fala – 0800 723 5007
Também é possível fazer a desativação presencialmente, indo até sua agência e falando com seu gerente.
Banco do Brasil
No Banco do brasil, o pagamento por aproximação pode ser desativado pelo WhatsApp BB — mandando uma mensagem “NFC” ou “Contactless” no número (61) 4004-0001 — e também pelo App Ourocard:
- Faça login no App Ourocard
- Clique no menu “Cartão” e selecione o cartão desejado
- Na tela seguinte, procure o botão “Pagar sem contato”
Se o cliente desejar ativar o contactless de novo, basta seguir o mesmo passo a passo.
Itaú
Não é possível desativar o pagamento por aproximação no aplicativo do Itaú. Clientes desse banco devem ligar para a Central de Atendimento exclusiva para cartões:
- Clientes Itaú Cartões – 3003 3030 ou 0800 720 3030
- Clientes Itaú Múltiplo – 4004 4828 ou 0800 970 4828
- Clientes no exterior (ligação a cobrar) – 55 11 2155 4828
- Clientes Black e Infinite no exterior (ligação a cobrar) – 55 11 2322 4828
- Cartões Empresariais (Business, BNDES, Corporate, Hipercard Empresarial e Ipiranga Frota) – 4090 1932 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 555 1932 para demais localidades
Bradesco
No Bradesco, a desabilitação do contactless é pela Central Fone Fácil:
- Capitais e regiões metropolitanas – 4002 0022
- Demais Regiões – 0800 570 00 22
- Acesso do Exterior – 55 11 4002 0022
Picpay
Para desativar o pagamento por aproximação no PicPay é necessário fazer login no aplicativo e seguir o passo a passo:
- Toque na sua foto de perfil (na parte superior esquerda)
- Na seção PicPay Card, toque em “Configuração do cartão”
- Escolha a opção “Pagamento por aproximação”
- Na tela seguinte, toque em Desativar
- Digite sua senha ou autentique com a sua digital
Também é possível reativar o contactless a qualquer momento, no mesmo menu.
C6 Bank
Dos bancos listados neste artigo, o C6 Bank é o único que ainda não disponibiliza uma forma de desabilitar o contactless. A solução que o banco oferece é o bloqueio e desbloqueio do cartão, que pode ser feito pelo app rapidamente.
Basta acessar a opção “Cartão” no aplicativo C6 e optar pelo bloqueio. Ou seja, o cliente pode manter bloqueado enquanto não usa para não correr risco de uso indevido e desbloquear sempre que precisar.
Nubank
A opção de desativar o pagamento por aproximação ainda não está disponível em todos os apps, segundo relatos de clientes. Mas a fintech já está fazendo atualizações e alguns usuários conseguem fazer isso seguindo o passo a passo:
- Acesse o App do Nubank
- Acesse o menu de configurações clicando em seu nome
- Clique em “Configurar Cartão”
- Selecione “Compras por aproximação (Contactless)”
Na tela, haverá a opção de desativar essa forma de pagamento.
Inter
No banco Inter, os clientes podem desabilitar o contactless do cartão pelo aplicativo, no menu de cartões:
- Acesse a opção “Cartões”
- Clique no ícone de configurações (a engrenagem no canto superior direito)
- Selecione a opção “Cartão: Senhas, Bloqueios e chaves”
- Desabilite a chave “Compras por aproximação (contactless)”
Você pode desbloquear a função novamente quando quiser.

Pagamento por aproximação é seguro?
Embora muitos desejem desativar o pagamento por aproximação por medo de golpes, essa tecnologia tem se tornado popular. Uma pesquisa da Mastercard aponta que em 2020, 69% dos brasileiros adotaram essa tecnologia no dia a dia.
O contactless ou pagamento por aproximação ou NFC é seguro. O risco de golpes inerentes a esse meio de pagamento existem, assim como em qualquer outro meio de pagamento.
Engana-se quem pensa que o fato de não usar senha torna o cliente mais vulnerável. Não apenas isso não necessariamente acontece, como também pode significar mais segurança.
O principal motivo é o fato de que o cartão nunca precisa sair da mão do cliente. Então golpes comuns como troca de cartões ou registro dos dados e CVV do cartão, passam a ter menos chances de acontecer.
Além disso, a maioria dos bancos estabelece um limite para compras com essa forma de pagamento. Geralmente, é de até R$200, justamente para evitar prejuízos maiores em caso de golpes.
Mas, como mencionado, o risco sempre existe. Por isso, aqui vão algumas dicas para manter seu cartão contactless mais seguro:
- Nunca deixe-o no bolso da calça ou muito vulnerável a possíveis toques de um dispositivo (maquininha) desconhecido
- Se possível, mantenha o cartão bloqueado e desbloqueie somente quando for utilizá-lo
- Não entregue seu cartão nas mãos do vendedor, aproxime você mesmo da maquininha
- Sempre verifique se o valor da compra no visor da maquininha está correto antes de aproximar o cartão
- Fique atento às notificações do seu banco, a maioria das instituições financeiras envia mensagens sempre que uma compra é processada e você pode contestar uma compra que não reconheça imediatamente
O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também: conheça os meios de pagamentos preferidos dos brasileiros!