
A Declaração MEI Anual teve o prazo prorrogado para ser declarada até o dia 30 de junho. Ela é referente ao ano-base de 2021 e obrigatória para todos os profissionais que têm certificado de microempreendedor individual. Mas, caso você tenha qualquer imprevisto, e não consiga realizar a entrega, é possível fazer a Declaração Anual MEI atrasada.
Além disso, para quem declarou o valor errado, há a possibilidade de corrigir essa informação a partir da retificação da Declaração MEI.
+ Como dar baixa no MEI com dívidas e DAS atrasado? Confira!
Como fazer a Declaração Anual MEI atrasada?
Se você perdeu o prazo de entrega da Declaração Anual, basta declarar o quanto antes para cumprir suas obrigações como MEI. Você pode declarar normalmente usando o aplicativo da MEI Fácil. O passo a passo te explicamos agora:
- Abra o aplicativo e coloque o seu CPF para acessar os dados;
- Clique no menu no canto esquerdo e selecione a opção “Declaração Anual”. Aqui é possível conferir todas as declarações do seu CNPJ como MEI;
- Em seguida, selecione a declaração que está em aberto. Neste caso, a DAS que será enviada em atraso;
- Agora chegou a hora de fazer a declaração. Informe no primeiro campo o valor total de tudo que você recebeu. Preencha esses valores com atenção;
Se você presta somente serviços, então a receita referente à comércio e indústria terá o valor de zero e vice versa, combinado?
- Em seguida, informe se você tem funcionário registrado e autorize para que o aplicativo envie a sua declaração.
A seguir, basta clicar em “fazer declaração”. Pronto! A sua declaração foi enviada e você receberá, por e-mail, o recibo dela.
Onde eu posso pagar o DARF?
O DARF, que é o documento de multa por atraso na Declaração Anual do MEI, pode ser pago nos principais bancos. Vale lembrar que, ao contrário do boleto DAS, não é possível pagar o DARF nas casas lotéricas.
Se você esqueceu ou não conseguiu pagar o seu boleto DARF atrasado, é necessário gerar um novo documento com os valores atualizados, inclusive o de multa.
+ Maquininha de cartão para microempreendedor: veja como escolher
+ Saiba qual o custo de ser um microempreendedor individual

Como consultar a declaração anual do MEI 2022? Passo a passo!
O Simples Nacional armazena todas as declarações anuais realizadas desde que o cadastro de pessoa física foi realizado. Portanto, para consultar a declaração anual do MEI de qualquer ano basta seguir o passo a passo:
- Acesse o portal do Simples Nacional
- No canto direito da tela (ou no menu de serviços mais procurados), selecione “Consulta Declaração Transmitida”
- Escolha uma das opções de acesso: código de acesso ou certificado digital
- Preencha os campos solicitados e clique em “continuar”
Depois de fazer esse login, você será redirecionado à página de consulta, onde uma tabela indica todas as declarações já transmitidas. Nela também constam os recibos, possíveis notificações e multas por atraso.
Para imprimir qualquer um dos recibos das declarações, basta selecionar o ícone de impressora ao lado da declaração desejada. Também é possível imprimir DARFs de declarações atrasadas.
O conteúdo te ajudou? Então compartilhe para ajudar outras pessoas que ainda estão em dúvidas sobre a Declaração Anual do MEI 2022!