O pitch é uma ferramenta muito usada por empreendedores na busca por investimentos, parcerias, clientes ou sócios. Mas você sabe como fazer um pitch de sucesso? Esse recurso se popularizou com as movimentações das startups por escalabilidade.
Trata-se de uma apresentação breve e direta de uma empresa, produto, serviço ou ideia, explicando os seus diferenciais e objetivos. Mas o que se deve fazer para chegar ao “pitch de sucesso”? Para Rodrigo Curcio, especialista em carreira, liderança e inovação, CEO da hrtech Humanaz, é preciso, antes de tudo, saber o que se quer.
“De que adianta captar investimento para demitir três mil pessoas cinco meses depois? De que vale estar alavancado enquanto o seu negócio ainda está provando, testando hipóteses e verificando o impacto que se deseja gerar para a comunidade / sociedade e economia versus produtos complexos, cheios de tecnologia e vazios?”, indaga o especialista.
A seguir, confira algumas de suas dicas para ajudar a chegar no pitch de sucesso.
+ Veja como montar sua planilha de controle de vendas
Saiba como conseguir fazer um pitch de sucesso em 2023
1. Onde você quer chegar?
Saiba aonde quer chegar a partir de um “porque” que conecte os seus propósitos, vivências e experiências e que te incomode, pois aí você não descansará até resolver.
2. Seja empático com o usuário
Demonstre interesse genuíno pelo usuário para construir uma tese. A partir daí, viva a jornada e o problema com o usuário, sendo empático com sua dor e construindo sua própria experiência sobre como é vivenciar aquele problema.
3. Destinação dos recursos
Defina seus unit economics/objetivos de negócios, o percentual de equity que está disposto a negociar com o investidor pela captação do investimento, a partir da sua experiência vivendo a jornada do seu usuário.
Construa um racional de captação de investimento que reflita os objetivos do negócio, metas a serem atingidas, mas principalmente sobre como será efetivamente executado (início, meio e fim), definindo, no que lhe concerne, para que o dinheiro será utilizado.
4. Prepare-se para as perguntas
Esteja preparado para responder perguntas e fornecer mais informações sobre o projeto, indicando claramente como você pretende resolver desafios a partir de um mapeamento prévio do mercado, analisando oportunidades e objeções.
5. Vá além da apresentação
Não diga o que está na apresentação, fale sobre o que te incomodou para estar ali e por quem ou o que você está lutando para transformar todos os dias.
E venda sua tese para captar o investimento com a mesma energia aplicada para definir seu propósito, largar tudo para trás e decidir ser feliz fazendo o que gosta, pois é bom no que faz. Você se sentirá mais seguro.

+ Top 10 podcasts para empreendedores – Confira os melhores
Veja as 25 startups brasileiras com maior potencial de crescimento
Se você tivesse que apostar agora em uma startup brasileira, em qual apostaria? A resposta pode estar em um levantamento recente da Fundação Dom Cabral (FDC), que mapeou as 25 startups brasileiras com maior potencial de crescimento nos próximos anos.
Segundo divulgado pela revista Forbes, o levantamento considerou os dados do setor ao qual cada empresa pertence, além do número de colaboradores, localização, ano de fundação, investimentos recebidos e modelo de vendas.
“A Fundação Dom Cabral espera que o mapeamento contribua para uma melhor compreensão do universo das startups do Brasil, avaliando a capacidade de expansão e de replicação desses negócios, além de auxiliar os empreendedores e interessados no tema, na mensuração desse crescimento e potencial para investimentos”, destacou Hugo Tadeu, professor e diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC.
De acordo com dados mapeados pela FDC, estão são as as 25 startups brasileiras com maior potencial de crescimento nos próximos anos e seus respectivos nichos de atuação:
- Frete.com (Logtech & Autotech & Mobility)
- Open Co (Fintech & Insurtech)
- Daki (Logtech & Autotech & Mobility)
- Galena (Edtech)
- Mobees (Adtech & Marketing)
- Já vendeu (Foodtech)
- Fazenda Futuro (Foodtech)
- SuperSim (Fintech & Insurtech)
- Trybe (Edtech)
- Flash Benefícios (HRtech)
+ Clique aqui para conferir a lista completa das 25 startups brasileiras
Gostou do conteúdo sobre pitch de sucesso? Então compartilhe e leia também: