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    InícioNotíciasComo proceder quando há extravio de bagagens

    Como proceder quando há extravio de bagagens

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    Extravio de bagagens é uma dor de cabeça mais comum do que se imagina, pois isso acontece quando o passageiro chega ao destino e sua mala não chega junto.

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    Seja porque ela foi perdida pela companhia aérea no caminho ou porque foi furtada ou levada por outro passageiro por engano. Mas você sabe como proceder nessa situação?

    A primeira medida que o passageiro com a bagagem extraviada deve realizar é a comunicação no balcão da empresa aérea contratada para a viagem.

    E neste momento é importante lembrar de apresentar o comprovante de despacho da bagagem. Caso a mala seja localizada pela companhia aérea, a empresa deverá devolvê-la para o endereço informado.

    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece que o prazo máximo para a bagagem permanecer na condição de extraviada é de sete dias para voos nacionais. Mas em voos internacionais, são até 21 dias.

    Além disso, o passageiro tem direito a receber da empresa aérea um ressarcimento por gastos emergenciais, pelo período em que estiver sem os seus pertences, desde que esteja fora do seu domicílio.

    Publicidade

    No entanto, as próprias empresas aéreas são responsáveis por definir a forma e os limites diários deste ressarcimento.

    No caso de não localização da bagagem extraviada, a companhia aérea deverá efetuar o ressarcimento no prazo de sete dias, a contar da apresentação dos comprovantes pelo passageiro.

    O que fazer se a bagagem extraviada for violada?

    O extravio de bagagens por si só já é um problema. No entanto, outro infelizmente acontece com bastante frequência: é o caso da bagagem violada ou avariada.

    Quando isso acontece, o recomendável também é procurar a empresa aérea que você utilizou para relatar o fato. Isso deve ser feito logo que constatar o problema.

    Dirija-se preferencialmente ao balcão da companhia. Lá, você deve preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).

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    Além do RIB, o passageiro tem a opção de declarar os valores atribuídos a sua bagagem antes do embarque na Declaração Especial de Interesse. É necessário pagar uma taxa suplementar estipulada pela empresa, uma espécie de seguro.

    Neste caso, o passageiro deverá receber o valor declarado e aceito pela empresa. A companhia, caso danifique sua bagagem, deverá realizar os reparos ou substituí-la por outra equivalente.

    No caso de violação, uma vez comprovado o dano sofrido a empresa deverá pagar indenização correspondente ao passageiro.

    Mulher organizando uma bagagem com passaporte e passagem na mão
    Empresa aérea tem até sete dias para devolver bagagem extraviada em voos nacionais

    + Melhores agências de viagem online do Brasil

    E no caso do furto de bagagem?

    Se a sua bagagem extraviada tiver sido furtada, comunique o fato por escrito à companhia aérea. A empresa é responsável pela mala desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro.

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    Também deve-se registrar ocorrência na Anac. E faça isso, de preferência, ainda dentro do próprio aeroporto.

    Além disso, registre uma ocorrência na Polícia, autoridade competente para averiguar o fato. O comprovante do despacho da bagagem será necessário em ambos os casos.

    Se a companhia aérea não encontrar a bagagem imediatamente, o passageiro pode exigir uma compensação financeira para a compra de itens de primeira necessidade. O valor varia de acordo com a empresa e a rota.

    Seguro pode evitar extravio de bagagens

    Agências de seguro ou corretores particulares comercializam seguro para bagagem em viagens. Embora em alguns casos estejam incluídos nos chamados “pacotes turísticos”, é válido fazer um para se precaver em caso de extravio de bagagens.

    Em passagens aéreas, o pagamento dessa proteção pode ser feito diretamente no cartão de crédito.

    “Defina qual cobertura atende suas necessidades e peça que ela seja estipulada claramente no contrato”, recomenda o Procon.

    Extrativo de bagagem: aplicativo ajuda a ficar livre de transtornos

    Como já vimos, o extravio de bagagem pode causar uma dor de cabeça tremenda, tanto para o passageiro quanto para a companhia aérea. No entanto, existem  aplicativos que prometem rastrear as bagagens e enviar notificações para o celular ou qualquer aparelho móvel.

    Um deles é o Trackage. Seu funcionamento é bem simples. O usuário coloca um dispositivo com GPS dentro da mala e consegue localizar seus pertences em tempo real.

    Além disso, caso a bolsa seja aberta, dá para ficar sabendo onde e quando isso aconteceu. É ótimo para quem viaja com frequência.

    É importante destacar que a identificação de bagagem é uma regra que não pode ser quebrada. Coloque uma etiqueta com informações pessoais básicas, como nome e telefones. Faça isso também na parte interna da mala. Porque a etiqueta que fica na alça pode rasgar ou cair.

    A identificação pode ser muito útil caso aconteça o extravio de bagagens. Assim, a chance de alguém encontrar e devolver mais rapidamente será maior.

    Se a sua mala for de modelo comum, como uma bem básica e preta, por exemplo, é interessante também pensar em formas para diferenciá-la. Adesivos ou fitas coloridas são opções simples e baratas para fazer isso e você vai saber de longe que aquela mala é a sua.

    Por fim, chegue ao aeroporto com antecedência. Isso evita que a correria de última hora cause confusão na hora de despachar a bagagem. O ideal é chegar duas horas antes do horário de embarque.

    Gostou do conteúdo? Está planejando alguma viagem? Então continue navegando em nosso site e leia agora mesmo: “Como fazer um roteiro de viagem sem gastar muito“.

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    A primeira medida que o passageiro com a bagagem extraviada deve realizar é a comunicação no balcão da empresa aérea contratada para a viagem.

    E neste momento é importante lembrar de apresentar o comprovante de despacho da bagagem. Caso a mala seja localizada pela companhia aérea, a empresa deverá devolvê-la para o endereço informado.

    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece que o prazo máximo para a bagagem permanecer na condição de extraviada é de sete dias para voos nacionais. Mas em voos internacionais, são até 21 dias.

    Além disso, o passageiro tem direito a receber da empresa aérea um ressarcimento por gastos emergenciais, pelo período em que estiver sem os seus pertences, desde que esteja fora do seu domicílio.

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    O que fazer se a bagagem extraviada for violada?

    O extravio de bagagens por si só já é um problema. No entanto, outro infelizmente acontece com bastante frequência: é o caso da bagagem violada ou avariada.

    Quando isso acontece, o recomendável também é procurar a empresa aérea que você utilizou para relatar o fato. Isso deve ser feito logo que constatar o problema.

    Dirija-se preferencialmente ao balcão da companhia. Lá, você deve preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).

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    Se a sua bagagem extraviada tiver sido furtada, comunique o fato por escrito à companhia aérea. A empresa é responsável pela mala desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro.

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    Se a companhia aérea não encontrar a bagagem imediatamente, o passageiro pode exigir uma compensação financeira para a compra de itens de primeira necessidade. O valor varia de acordo com a empresa e a rota.

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    Agências de seguro ou corretores particulares comercializam seguro para bagagem em viagens. Embora em alguns casos estejam incluídos nos chamados “pacotes turísticos”, é válido fazer um para se precaver em caso de extravio de bagagens.

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    A identificação pode ser muito útil caso aconteça o extravio de bagagens. Assim, a chance de alguém encontrar e devolver mais rapidamente será maior.

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