Com tantos golpes e vazamentos de dados, muitas pessoas estão redobrando os cuidados. Por esse motivo, muitos começaram a se perguntar se existe a possibilidade de descobrir se tem alguém usando o CPF.
Anúncios
Por exemplo, recentemente o Banco Central anunciou que as chaves Pix de milhões de brasileiros foram vazadas.
E toda a preocupação se tem uma pessoa usando o seu CPF é super compreensível, já que com esse documento é possível fazer cartões, solicitar empréstimos e financiamentos.
Anúncios
Além disso, para se ter uma ideia, a cada 15 segundos acontece uma tentativa de fraude no Brasil.
Mas será que é possível saber se tem alguém nesse momento usando o seu CPF? Será que já tentaram utilizá-lo em algum momento? Essas perguntas devem ser feitas para garantir a sua segurança e evitar que você tenha que arcar com algum golpe que tenha feito em seu nome.
+ CPF irregular: o que isso significa e como resolver o problema
É possível saber se as pessoas estão usando meu CPF?
Sim, existe a possibilidade de saber se existe alguém usando o seu CPF, porém poucas pessoas sabem disso. E o melhor é que o processo pode ser feito pela internet de forma fácil e simples.
Anúncios
Mas como descobrir? Bom, para isso você precisa acessar o site Registrato do Banco Central (BC), que é uma plataforma que monitora quais contas correntes estão vinculadas ao número do CPF em questão.
Para realizar a consulta é preciso fazer um cadastro rápido no qual você terá acesso às seguintes informações: empréstimos, contas, financiamentos. Além de indicações das chaves Pix cadastradas, transferências internacionais e até mesmo operações de câmbio.
Mas como fazer isso tudo? É o que você vai descobrir abaixo no passo a passo que iremos te explicar.
Como consultar se estão usando meu CPF de forma fácil?
Pelo site do Banco Central o processo é completamente fácil e rápido. Você vai realizar o cadastro e validar, em seguida, um código PIN que será enviado por e-mail ou SMS.
Pronto! Viu como não há burocracias? Assim que o seu PIN for validado, você já terá acesso a um relatório com todas as movimentações que foram feitas com o seu CPF, desde empréstimos até compras.
Consigo saber se estão usando meu CPF de outras formas?
A resposta é sim! Pelo site do Serasa. Engana-se quem pensa que lá é só para conferir score, mas não, estão muitas informações.
Inclusive se o seu nome estiver sujo e débitos em aberto, lá já aparecerá.
Dessa forma, caso você desconfie de alguma transação estranha ou dívida que não tenha sido feita por você, é provável que o seu CPF esteja sendo usado por alguém.
+ Geração Z é a que mais cai em golpes: entenda os motivos
Assim como no Serasa, também é possível fazer este mesmo processo pelo site do Serviço Central de Proteção ao Crédito e conferir se tem alguma dívida em atraso no seu nome, mas que não seja sua.
Outra forma de saber se usaram o seu CPF é consultando o site do Dataprev. Afinal, muita gente teve o documento usado para conseguir pedir auxílio emergencial de forma indevida.
Caso você tenha percebido que seu CPF foi usado para pedir auxílio emergencial, entre em contato imediatamente com os órgão responsáveis do governo para comunicar o ocorrido. Afinal, isso pode dar problemas graves, principalmente nas suas questões trabalhistas.
Gostou e quer mais detalhes? Então veja agora como consultar se seu CPF está sujo no SPC e Serasa para regularizar suas dívidas.