Banco Central anuncia vazamento de 160 mil chaves Pix. Veja como se proteger!

0
254
celulares logados em aplicativos de pix
Sistema do governo federal centraliza o pagamento de taxas via PIX. (Fonte: Divulgação)
0
(0)

Na última sexta-feira (21), o Banco Central comunicou que cerca de 160,1 mil clientes foram vítimas de um vazamento de chaves Pix. A princípio, esse problema afetou principalmente aqueles que utilizavam a empresa de soluções de pagamento Acesso.

Anúncios

De acordo com a autoridade financeira, o incidente ocorreu entre os dias 03 e 05 de dezembro de 2021. Apesar do problema, o vazamento ocorreu apenas entre a parte de dados cadastrais dos usuários da instituição.

Sendo assim, dados de sigilo bancário (como o saldo, senhas e extratos bancários) não foram expostos. Ou seja, o problema não afetou a movimentação de dinheiro.

Anúncios

Ainda assim, o vazamento de chaves Pix é um problema grave. Essa já é a segunda vez que esse problema ocorre desde a criação do sistema de pagamentos instantâneo, em novembro de 2020.

No comunicado, o Banco Central relatou que a instituição está sujeita a multas e sanções, correndo o risco de sofrer a exclusão do sistema Pix.

Por mais que essa situação não afete a sua vida financeira, saiba que é muito importante manter seus dados bancários muito bem protegidos. Isso porque, quando seus dados ficam expostos, você se torna uma pessoa mais suscetível a sofrer ciberataques como, por exemplo, tentativas de golpes envolvendo o Pix.

Anúncios

Além disso, aqueles que tiveram seus dados vazados também possuem mais chances de cair em práticas de phishing elaboradas, que podem prejudicar você e te fazer perder dinheiro sem suspeitar do crime.

Montagem de homem usando computador
Em situações como o vazamento de chaves Pix, o usuário fica mais suscetível a cair em crimes virtuais

Como se proteger de vazamentos?

Antes de mais nada, não é possível prever quando um vazamento de dados como os que ocorreram em setembro (pelo Banese) e em dezembro (pela Acesso) de 2021. Afinal, manter seus dados protegidos é uma função da instituição financeira.

Por isso, é importante sempre prezar por bancos confiáveis para deixar o seu dinheiro. O Banco Central, por exemplo, possui uma relação com as instituições que possuem autorização para realizar determinados serviços financeiros.

Ou seja, antes de utilizar uma determinada plataforma ou utilizar um serviço de uma instituição nova ou desconhecida, vale a pena dar uma olhada nessa lista do BC.

Um outro ponto que mexe com o vazamento de chaves Pix é a exposição. Nos últimos meses, foi comum encontrar usuários de redes sociais compartilhando suas chaves em tom de brincadeira solicitando uma transferência.

O problema é que, nas mãos erradas, essas chaves Pix podem se tornar um tesouro.

Atualmente, os crimes virtuais estão cada vez mais elaborados. Isso significa que há muito mais facilidade de cair nesses tipos de golpes porque eles se assemelham a abordagens reais. Assim, é possível praticar o crime sem levantar suspeitas.

Então, não compartilhe suas chaves Pix com qualquer pessoa, principalmente com estranhos. Expor seus dados nas redes sociais, nem pensar.

E, caso precise expor, priorize as chaves aleatórias. Elas não estão imunes da tentativa de golpes, mas apresentam menos dados sensíveis, como o CPF.

O que fazer caso seja vítima de um vazamento de chaves Pix?

Caso você seja uma vítima desse tipo de transtorno, saiba que é possível ser indenizado. Afinal, é uma obrigação do banco ao qual você possui uma conta proteger seus dados.

Graças a Lei Geral de Proteção de Dados, os brasileiros ganharam mais direitos a respeito da exposição de dados sensíveis. Sendo assim, mais fácil de provar na Justiça que você foi uma vítima de um crime.

Por fim, a dica é: desconfie sempre de SMS, e-mails ou WhatsApp que se passem pelo seu banco para não ser mais uma vítima de um golpe utilizando o Pix.

Agora que você já sabe como se proteger de um vazamento de chaves Pix, que tal conhecer também a como evitar crimes desse tipo na internet. Confira!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui