Dicas de como usar o cartão de crédito | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Dicas de como usar o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser o grande vilão ou o auxílio de suas finanças. Ele possui benefícios e também pode trazer grandes prejuízos. Para isso, é preciso saber como usar o cartão de crédito. O primeiro de tudo é ter controle. Sim, autocontrole é fundamental para não fazer uma dívida com o seu banco. Aliás, você sabe como negociar uma dívida do cartão?

A boa notícia é que as taxas de juros das operações de crédito foram reduzidas em março deste ano. É o que afirma a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) na Pesquisa de Juros referente a março de 2018. Segundo o relatório da associação, a queda na taxa de juros deve-se a alguns fatores, como:

1 – Redução da Selic;

2 – Expectativa de nova redução dessa taxa básica de juros;

3 – Melhora da economia.

Para pessoas físicas, foram pesquisadas seis linhas de crédito. E justamente a do cartão de crédito foi a única elevada, enquanto juros do comércio, cheque especial, CDC-bancos-financiamento de veículos, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras foram reduzidas.

Ainda de acordo com o relatório da Anefac:

“Tendo em vista a melhora do cenário econômico com menor risco de crédito e o fato das atuais taxas de juros das operações de crédito estarem elevadas, a tendência é que as taxas de juros sejam reduzidas nos próximos meses”.

Com boas perspectivas para as operações, saiba como usar o cartão de crédito e aproveitar o serviço em favor de si mesmo.

como usar o cartão de crédito
Saber usar o cartão de crédito é essencial para aproveitar os benefícios e também para evitar as dívidas

Como usar o cartão de crédito a seu favor

Em um pronunciamento na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, no dia 10 de abril, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, falou sobre as operações de crédito. O BC afirma que tem trabalhado em ações de estímulo à concorrência no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Entre essas medidas, está o incentivo à competição nos meios de pagamento.

O que isso quer dizer? Em seu discurso, Goldfajn diz que “foram adotadas medidas que melhoram a concorrência e tornam o uso do cartão de crédito mais eficiente e barato, como a universalização do acesso, a legalização da prática de diferenciação dos preços – a depender do meio de pagamento utilizado –, permitindo descontos para usuários e menos subsídios cruzados”.

Portanto, não que você não deva usar o cartão de crédito. Inclusive, há benefícios, como programa de recompensas e resgate de milhas aéreas. O uso só deve ser controlado e planejado. Afinal, se não houver um planejamento prévio, o crédito rotativo pode acabar virando uma dívida. E fugir das dívidas é justamente o objetivo de todo mundo, certo?

Para entender melhor: O pagamento da fatura do cartão de crédito, com as compras do último mês, pode ser  parcialmente. Ou seja, esse pagamento não é o valor total, mas um mínimo estabelecido. Isso implica em um empréstimo pré-aprovado. Afinal, você fez uma compra para pagar mais a frente, e não fez o pagamento total desse valor.

Isso virará uma dívida com a operadora do cartão de crédito, que costuma ter juros bastante altos. Portanto, é importante saber como negociar essa dívida, fazer um planejamento para quitar esse valor e, principalmente, saber como usar o cartão de crédito de forma inteligente.

Como usar o cartão de crédito de forma inteligente

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) publicou exatamente uma cartilha sobre como usar o cartão de crédito. Entre essas dicas está o limite de crédito. É importante que você conheça seu limite de crédito e mantenha suas compras com o cartão dentro desse valor.

Usar o crédito rotativo apenas quando for necessário. Afinal, incidem juros altos sobre o valor. Para isso, é preciso quitar o valor mínimo, que corresponde a pelo menos 15% do total da fatura.

Para usar o cartão de maneira inteligente, é preciso levar em conta as prestações. Esses valores, que serão fixos por pelo menos alguns meses, devem constar no seu orçamento para evitar o endividamento com a operadora do cartão.

Essa, na verdade, é uma medida de segurança. Ao fazer uma compra na internet, certifique-se de que é um site conhecido e seguro. O endereço deve ter o protocolo https e deve haver a exibição de um certificado de segurança.

Conclusão

Entre os usos do cartão de crédito a seu favor, estão aproveitar as oportunidades de ofertas quando você não dispõe do valor naquele momento. É possível também antecipar esse consumo e até mesmo ajudar em momentos de algum imprevisto. Mas, conforme falamos acima, o planejamento vai evitar que, ao chegar a fatura, você só consiga pagar o valor mínimo. Ou nem isso.

Para tirar melhor proveito do uso do cartão de crédito, o Banco Central deu algumas dicas. Entre elas pagar à vista sempre que for possível ou, se parcelar for inevitável, fazer isso somente até a cobrança de vezes que não tenha juros. Procure também por cartões com as menores taxas de juros e sempre quite a fatura em sua totalidade.







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras