InícioNotíciasFinanças PessoaisDicas de como usar o cartão de crédito

Dicas de como usar o cartão de crédito

Tempo de leitura: 4 minutos

()

O cartão de crédito pode ser o grande vilão ou o auxílio de suas finanças. Ele possui benefícios e também pode trazer grandes prejuízos. Para isso, é preciso saber como usar o cartão de crédito.

O primeiro de tudo é ter controle. Sim, autocontrole é fundamental para não fazer uma dívida com o seu banco. A seguir, saiba como usar o cartão de crédito e aproveitar o serviço em favor de si mesmo.

Como usar o cartão de crédito a seu favor

Não que você não deva usar o cartão de crédito. Inclusive, há benefícios, como programa de recompensas e resgate de milhas aéreas. O uso só deve ser controlado e planejado.

Afinal, se não houver um planejamento prévio, o crédito rotativo pode acabar virando uma dívida. E fugir das dívidas é justamente o objetivo de todo mundo, certo?

Para entender melhor: O pagamento da fatura do cartão de crédito, com as compras do último mês, pode ser parcial. Ou seja, esse pagamento não é o valor total, mas um mínimo estabelecido. Isso implica em um empréstimo pré-aprovado. Afinal, você fez uma compra para pagar mais a frente, e não fez o pagamento total desse valor.

Isso virará uma dívida com a operadora do cartão de crédito, que costuma ter juros bastante altos. Portanto, é importante saber como negociar essa dívida, fazer um planejamento para quitar esse valor e, principalmente, saber como usar o cartão de crédito de forma inteligente.

Como usar o cartão de crédito de forma inteligente

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) publicou uma cartilha sobre como usar o cartão de crédito. Entre essas dicas está o limite de crédito. É importante que você conheça seu limite de crédito e mantenha suas compras com o cartão dentro desse valor.

Usar o crédito rotativo apenas quando for necessário. Isso porque incidem juros altos sobre o valor. Para isso, é preciso quitar o valor mínimo, que corresponde a pelo menos 15% do total da fatura.

Para usar o cartão de maneira inteligente, é preciso levar em conta as prestações. Esses valores, que serão fixos por pelo menos alguns meses, devem constar no seu orçamento para evitar o endividamento com a operadora do cartão.

Essa, na verdade, é uma medida de segurança. Ao fazer uma compra na internet, certifique-se de que é um site conhecido e seguro. O endereço deve ter o protocolo https e deve haver a exibição de um certificado de segurança.

3 coisas que você precisa saber antes de usar o cartão de crédito

Quer utilizar o cartão de crédito de forma inteligente sem se complicar com as finanças pessoais? Existem alguns fatores que você precisa levar em consideração para isso. Confira abaixo!

1) Esteja atento ao vencimento da fatura

Um ponto fundamental para evitar dívidas no cartão de crédito é estar de olho na fatura e até mesmo pagá-la antes do vencimento. Isso porque os juros cobrados são muito altos e, se você esquecer de pagar a fatura do cartão, será o início do acúmulo de juros.

como usar o cartão de crédito
Saber usar o cartão de crédito é essencial para aproveitar os benefícios e também para evitar as dívidas

Por isso, é importante que você realize o pagamento sempre antes ou na data do vencimento da fatura. Dessa forma, você não vai precisar se preocupar com o valor da multa e dos juros.

2) Controle todos os gastos no cartão de crédito

Anotar e controlar todos os gastos que você tem no seu cartão de crédito é fundamental. Não espere a fatura do cartão de crédito chegar para saber quanto você gastou, o ideal é ter uma noção do valor a ser pago antes de receber a fatura.

Muitas instituições financeiras permitem que os clientes acompanhem o valor da fatura do cartão por meio do aplicativo. O que torna o controle das compras mais prático e simples.

3) Tenha um teto máximo de gastos 

Para que você não perca o controle e acabe gastando demais com as compras, é importante estipular um limite. Por isso, a dica é analisar quanto você ganha mensalmente e definir um valor máximo para consumir por mês.

O próximo passo será ficar de olho nos valores e anotar as despesas. Dessa forma, você não ultrapassa o limite criado. Uma dica é utilizar a função de ajustes do limite do cartão.

Conclusão

Entre os usos do cartão de crédito a seu favor, está aproveitar as oportunidades de ofertas quando você não dispõe do valor naquele momento. É possível também antecipar esse consumo e até mesmo ajudar em momentos de algum imprevisto.

Mas, conforme falamos acima, o planejamento vai evitar que, ao chegar a fatura, você só consiga pagar o valor mínimo. Ou nem isso.

Para tirar melhor proveito do uso do cartão de crédito, o Banco Central deu algumas dicas. Entre elas pagar à vista sempre que for possível ou, se parcelar for inevitável, fazer isso somente até a cobrança de vezes que não tenha juros.

Procure também por cartões com as menores taxas de juros e sempre quite a fatura em sua totalidade. Saiba quais são os 16 melhores cartões de crédito sem anuidade. 

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 4 minutos
Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui