Compliance: entenda o que é e como aplicá-lo

0
301
Mulher de terno segurando um notebook
0
(0)

“Compliance, Ética e Transparência”. Talvez você já tenha se deparado com essa frase da Petrobras por aí ou slogans semelhantes de outras empresas. 

Anúncios

Porém, o primeiro termo pode causar estranhamento para quem não está familiarizado com estratégias de gestão: o que é compliance empresarial?

Muito mais que uma palavra bonita, este conceito tem uma importância gigantesca para as empresas. Isso porque ele se refere a uma série de boas práticas que resultam em processos mais transparentes e boa reputação, tanto externa quanto internamente. 

Anúncios

A 5ª edição da Pesquisa de Maturidade do Compliance no Brasil, divulgada pela consultoria KPMG em 2021, apontou que 75% dos executivos reforçam periodicamente que a governança e a cultura do compliance são essenciais para o sucesso da empresa. 

Ou seja, dava para notar que os gestores estão dando importância para isso. Mas, afinal, o que realmente significa?

O que é compliance empresarial?

Compliance empresarial significa adotar e praticar, dentro dos processos da empresa, normas de conduta que visem respeitar a legislação, a transparência e a própria ética da empresa. Ou seja, o termo se refere à boas práticas de gestão a fim de evitar corrupção.

Anúncios

Essa palavra deriva do verbo em inglês to comply. Na tradução livre, isso pode significar: cumprir, satisfazer, realizar. Mas o comply do qual deriva “compliance”, tem mais a ver com conformidade. Estar em conformidade com as leis. 

Ou seja, uma empresa com compliance respeita as leis, anda em conformidade com as regras e normas sociais, tanto internas quanto internas. 

É por isso que alguns administradores entendem compliance como um perfil ideal de empresa, um padrão básico de negócio. Em um mundo ideal, todas as empresas deveriam colocá-lo em prática. 

Quando isso é feito, a empresa está moralmente em dia com a sociedade, com seus colaboradores e em consonância com suas obrigações legais – trabalhistas, financeiras, previdenciárias etc. 

É por isso que em empresas que aplicam o compliance, entre as maiores preocupações estão: fraudes, gestão de terceiros e contratos, corrupção, lavagem de dinheiro, etc. 

+ Conheça as melhores franquias do Brasil para investir

Qual é a importância do compliance?

Além do objetivo óbvio de evitar a corrupção, a aplicação do compliance vai além disso. Ele também promove um maior envolvimento dos colaboradores, já que há mais transparência na gestão e isso beneficia a todos. 

Fora o marketing. Empresas que aplicam esse tipo de estratégia em sua gestão e a seguem à risca, consequentemente constroem uma imagem da marca melhor perante a sociedade e isso é refletido até as vendas.

Portanto, os benefícios do compliance são vários:

  • integridade empresarial
  • reputação da marca e credibilidade
  • menor risco de sofrer sanções legislativas
  • engajamento e satisfação de colaboradores
  • vantagem competitiva
  • maior qualidade da atividade empresarial etc
Ilustração de uma pessoa fazendo anotações em papéis, com xícara de café e celular, em uma mesa de trabalho
Compliance é fundamental para o sucesso das empresas

Como aplicar essa estratégia na gestão?

De acordo com a pesquisa da KPMG, 85% dos respondentes afirmam que um dos maiores desafios é identificar, avaliar e monitorar os aspectos de compliance. 

Porém, apenas 60% afirmaram ter um inventário regulatório estabelecido e monitorado. E 49% afirmou não ter um processo eficiente de due diligence para terceiros.

Uma das conclusões da pesquisa é que aplicação e a devida atenção ao compliance estão crescendo no Brasil. Mas ainda existem desafios para a efetiva aplicação desse tipo de estratégia nas gestões. 

Isso, em parte, se deve à ausência de ações e políticas bem estabelecidas, que visam uma verdadeira prática do compliance. Alguns administradores apontam caminhos para aplicar essa estratégia na gestão:

  • elaborar um código de conduta
  • adotar um programa de Compliance claro
  • conscientizar colaboradores
  • identificar e corrigir condutas indesejadas
  • promover ações afirmativas de incentivo
  • criar canais de denúncia e de comunicação etc

De acordo com a KPMG, os dados das últimas pesquisas deixam um fato evidente: “o lucro caminha de mãos dadas com a responsabilidade e o propósito, sobretudo no que se refere aos aspectos socioambientais.”

E, dentre esses aspectos, está o compliance. O que nos faz remeter também aos pilares ESG, que se mostram cada vez mais importantes.

“As empresas precisam se adequar aos pilares ESG para poderem sobreviver. Embora o ESG ressalte, de forma inédita, a relevância socioambiental no âmbito das decisões dos investidores, ele também resulta do amadurecimento de uma série de princípios que já apareciam em códigos de conduta.”

O conteúdo ajudou? Que tal entender mais sobre esse universo? Continue a leitura com: Confira 5 erros de gestão financeira que podem falir sua empresa!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui