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Conheça 4 estratégias de marketing digital para e-commerce

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O uso de estratégias de marketing digital pode ser um diferencial para quem tem e-commerce. Principalmente na hora de atrair clientes em quarentena por causa da pandemia do coronavírus.

Essa mudança de comportamento impulsiona o comércio eletrônico. Afinal, a necessidade de distanciamento social faz com que as pessoas busquem alternativas e procurem as empresas que realizam vendas online.

Marketing Digital
O Marketing Digital é um dos pilares fundamentais para o sucesso no e-commerce

Tal tendência se verifica, inclusive, em quem antes tinha resistência a esse tipo de mercado e está experimentando a modalidade de compra online pela primeira vez.

Nessa mesma perspectiva, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em conjunto com a Compre & Confie, realizou levantamento de vendas nos meses de fevereiro e março de 2020.

O resultado foi surpreendente: a categoria de bens de consumo cresceu em mais de 100% na modalidade de comércio online. Os setores que mais se destacaram em comparação com as vendas do mesmo bimestre de 2019 foram:

  • saúde – 111%;
  • beleza e perfumaria – 83%;
  • supermercados – 80%.

O que é marketing digital?

O marketing digital se difere do tradicional (offline). Principalmente por utilizar diferentes canais simultaneamente que permitem o processamento e a análise de dados em tempo real.

Dessa forma, enquanto uma campanha comum de marketing utiliza apenas um veículo, como a televisão, e se baseia em informações prévias sobre os consumidores, o digital funciona de acordo com a própria navegação do usuário.

Antes de começar uma estratégia de marketing digital para e-commerce, é fundamental entender bem todas as possibilidades que o negócio pode oferecer. Também é necessário conhecer bastante o seu público-alvo e como dialogar corretamente com ele.

Para tanto, podem ser feitas pesquisas de mercado, que indicam quais são seus concorrentes, como eles atuam e quais resultados têm obtido. Ela também pode apontar como e onde investir e de que forma isso pode ser feito.

Em seguida, é hora de criar personas, ou seja, pessoas que representem, de fato, seus clientes em potencial, de forma mais específica que o público-alvo. Elas permitem direcionar melhor a sua estratégia.

Além disso, é muito importante entender que nenhuma estratégia de marketing digital para e-commerce funciona de uma hora para outra. Os resultados podem demorar a aparecer e, muitas vezes, é preciso ajustar ou rever todas as ações.

4 estratégias para impulsionar suas vendas

O trabalho de marketing digital é essencial para construir quatro pilares fundamentais para o sucesso de um e-commerce. Entenda quais são eles:

1 – Branding

Por que comprar na sua loja se outras lojas vendem os mesmos produtos ou similares? A diferença pode estar no branding. Ou seja, a construção de uma marca forte, reconhecida em seu ramo de atuação. Isso é fundamental para atingir o resultado desejado.

Ao fortalecer a marca e criar uma imagem positiva, você diz ao consumidor exatamente o que ele pode esperar de sua atuação. Ele entende quais são os valores, que tipo de experiência a empresa proporciona ao cliente e os diferenciais do negócio no mercado.

Em um e-commerce, o branding tem um papel ainda mais importante. Ele faz com que a sua loja saia do anonimato, conquistando um espaço próprio dentre as milhares lojas virtuais ativas no país.

Além disso, não é incomum os consumidores ainda terem algum receio de comprar pela internet. As pessoas podem ter medo de não receber os produtos ou serem vítimas de alguma fraude.

Quando a loja tem uma marca forte, os compradores entendem que ficarão livres desses tipos de riscos.

2 – Brand Awareness

Trata-se de uma métrica, um indicador que sinaliza o quanto uma marca é conhecida pelos consumidores e qual é a imagem que eles possuem dela.

O marketing digital inclui ações que ampliam a visibilidade de um e-commerce no mundo virtual, fazendo com que uma loja ganhe notoriedade e seja bem lembrada pelo público-alvo da empresa.

3 – Reputação

Para conquistar esse aspecto, é importante construir um relacionamento com influenciadores. A avaliação desses profissionais da web é uma forma de intensificar a percepção da marca e dos produtos que a loja oferece.

Nesse sentido, os principais recursos para melhorar a reputação são: atuação nas redes sociais, distribuição de brindes para os influenciadores e participação em eventos do segmento do e-commerce.

4 – Engajamento

Vivemos em uma época em que as empresas não são as responsáveis pelo grande volume de conteúdo produzido e veiculado. As pessoas podem até consultar os sites e acompanhar as notícias, mas o tempo que elas passam nas redes sociais é ainda maior.

Ou seja, grande parte da informação que as pessoas consomem — e acreditam — é produzida por outras pessoas. E o ponto de vista de outros consumidores tem um papel essencial na formação de opinião.

Nesse contexto, o engajamento é fundamental. A experiência positiva que um consumidor teve com uma empresa pode ser compartilhada e até mesmo viralizar, gerando uma publicidade gratuita e de alta credibilidade.

Logo, é fundamental manter um relacionamento próximo com os consumidores. Isso fará com que as pessoas enxerguem valor na sua empresa e no que ela oferece ao público.

Esse tipo de diálogo contribui para estabelecer um patamar de confiança e conquistar uma legião de defensores que agirão como verdadeiros embaixadores da sua marca diante dos consumidores.

O público já está na internet

Saiba que 71% dos brasileiros estão conectados à internet. Esse dado é da pesquisa Digital 2020 e mostra que 150,4 milhões de pessoas acessam a web no nosso país.

O mesmo estudo aponta ainda que 89% dos entrevistados no Brasil fazem buscas online antes de adquirir um produto.

Portanto, pense no impacto que esse comportamento pode ter sobre suas vendas!

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Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

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