Veja as 6 principais tendências do marketing digital para 2022

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O final do ano é um ótimo momento para observar as tendências do marketing digital para 2022. Portanto, neste artigo, apresentaremos com mais detalhes as tendências específicas a serem observadas.

Contudo, é importante dizer que ninguém pode falar com 100% de certeza como será o futuro do marketing. Mas podemos oferecer percepções e previsões úteis sobre algumas das possibilidades.

Essa percepção deve se dita, afinal, ninguém poderia ter previsto como 2020 e 2021 mudaria a cara do marketing.

Aqueles que planejaram meticulosamente suas atividades para a área com base no que sabiam no início do ano, viram-se na necessidade de descartar seu plano e começar do zero.

Mas algumas coisas são certas. O futuro do marketing e dos negócios será mais diversificado, inclusivo e conectado às necessidades reais dos clientes.

A tecnologia continua avançando em um ritmo rápido, então, é claro, algumas dessas tendências estão focadas em tecnologia.

No entanto, também há um retrocesso contra o aumento da digitalização e automação das interações entre marcas e consumidores. Hoje, existe o desejo de tornar o marketing mais humano novamente.

Embora tecnologias como IA e marketing orientado a dados continuem a crescer, o foco abrangente estará nas pessoas, não na tecnologia.

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6 tendências do marketing digital

Todo ano é o ano do cliente. Entretanto, estamos presenciando uma grande mudança nas crenças sobre o que o marketing realmente é.

De acordo com especialistas, não se trata mais de tentar convencer as pessoas a comprar ou trabalhar com sua empresa.

Em vez disso, a prioridade mudou para fornecer experiências fantásticas ao cliente que farão com que as pessoas voltem para mais. Com base nesse cenário, confira as tendências do marketing digital para 22.

pessoa segurando um celular
O vídeo marketing está dominando a internet e o mundo. Que tal começar a produzir nesse formato você também?

1 – Vídeos

Se em 2021 a utilização de vídeos em estratégias de marketing foi uma forte tendência, a inclusão de conteúdo audiovisual continuará sendo um potencializador das taxas de conversão da sua campanha.

Um indicador dessa tendência é o próprio Instagram, que passou por atualizações em quatro áreas, entre elas, a relevância do conteúdo em vídeo, considerando o crescimento de fortes concorrentes no mercado (TikTok, Youtube, etc).

Com recomendações no feed, ou seja, mostrando ao usuário conteúdos que ele não segue, o aplicativo tem focado em topics (assuntos em tradução livre), com foco na imersão de vídeos produzidos especialmente para o mobile.

2 – Experiência por voz

De acordo com um estudo recente da Juniper Research, as transações do comércio por voz aumentarão US$4,6 bilhões até o final deste ano, com a possibilidade de alcançar US$19,4 bilhões até 2023.

Portanto, a jornada do usuário, desde a pesquisa até a compra, tem cada vez mais se utilizado de recursos de voz.

O uso das assistentes virtuais está sendo ampliado com a chegada de novas skills para ajudar as pessoas em tarefas cotidianas, como ensinar a fazer receitas de forma mais divertida e envolvente.

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3 – Geofencing

O marketing baseado em localização já existe há algum tempo. Contudo, está evoluindo de tal maneira que todo profissional de marketing digital está por dentro do assunto.

Portanto, vamos lá. O Geofencing é uma técnica de marketing inovadora que deve crescer exponencialmente em 2022 e até 2023, junto com a crescente importância da tecnologia móvel.

A tecnologia leva o marketing de localização para o próximo nível, fazendo marketing para os consumidores em tempo real, conforme eles se movimentam fisicamente durante o dia.

Por exemplo, a área-alvo de uma loja ou restaurante específico pode ter um raio de uma ou duas milhas. Se um usuário entrar nesse raio, ele pode receber um texto ou uma notificação push contendo uma mensagem apropriada.

E como as pessoas consideram as notificações tão úteis, as taxas de conversão são sólidas.

4 – Marketing ambientalmente responsável

A sustentabilidade se tornou cada vez mais importante para os consumidores modernos, especialmente os mais jovens. Portanto, inclua ideias e práticas de negócios verdes na cultura contínua de sua empresa.

Certifique seu negócio por meio de opções como selos verdes, onde fizer sentido. E mostre que sua marca apóia iniciativas verdes em seus materiais de marketing e por meio de seus vários fluxos de mídia social.

5 – Human-First

A personalização ainda está na ordem do dia para as experiências preferidas dos consumidores, e isso continuará como tendências do marketing digital em 2022.

Os e-mails, produtos, opções de conteúdo personalizados e assim por diante não apenas ajudam os clientes a se sentirem atendidos, mas também reforçam a sensação de que têm um relacionamento próximo e pessoal com as marcas das quais compram.

Portanto, os profissionais de marketing mais experientes desenvolverão campanhas que aproveitem ao máximo os dados do cliente para melhorar as experiências do consumidor e aumentar as taxas de conversão.

6 – Diversidade e Representação

A inclusão não é mais apenas uma preocupação de recursos humanos. Os consumidores modernos estão se tornando cada vez mais conscientes socialmente.

Eles não apenas esperam ver a si próprios e a seus entes queridos representados na mídia e na publicidade, mas também a outras pessoas do grande espectro da humanidade.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa recente conduzida pela Adobe, 61% dos entrevistados afirmaram que achavam que a diversidade na publicidade era importante.

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