
Vender online pode ser uma boa opção para quem busca uma fonte de renda extra. Além disso, esse tipo de negócio pode começar pequeno, com poucos custos e sem burocracia.
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O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) chama atenção para os fatores-chave do mercado digital. Ou seja, aspectos desse tipo de negócio são determinantes para o sucesso.
É o ‘back office’ da loja virtual, o que acontece por trás das vendas. E isso inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
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Se esse lado do negócio não estiver em ordem, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar.
Veja alguns motivos para vender online
Para já tem um pequeno negócio físico, mas quer ampliar sua base de clientes sem precisar fazer altos investimentos, uma boa opção é apostar no online. Isso porque com as vendas em meio digital, não há barreiras geográficas para atração de novos consumidores.
Além disso, essas vendas podem ser direcionadas, exatamente, para o público que se deseja atingir, aumentando as chances de conversão. Com ferramentas de marketing digital é possível segmentar seu público e anunciar para quem realmente se interessa pelo seu produto.
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Outra vantagem, especialmente para quem está montando seu primeiro negócio, são os custos mais baixos. Diferentemente de uma loja física, vender online não requer custos como aluguel, luz, água e mão de obra.
Por fim, um movimento iniciado há alguns anos se intensificou na pandemia e realizar diferentes atividades do dia a dia, inclusive compras, no mundo virtual se tornou um hábito.
Dessa forma, ter uma loja online ajuda a trazer mais visibilidade para seu negócio e atrair mais clientes.
Para ajudar você nesta empreitada, FinanceOne separou dez passos para montar uma loja online, com base nas dicas do Sebrae e de especialistas.
Confira 10 passos para montar seu negócio na web
1. Escolha o seu nicho para vender online
Escolher o seu nicho no mercado digital é uma tarefa importante e que demanda certo esforço. Talvez você já tenha em mente uma ideia do que quer vender. Mas antes de bater o martelo é preciso observar alguns aspectos.
Não escolha o nicho somente com base no que você gosta. O ideal é fazer uma pesquisa de mercado e identificar quais tipos de produtos podem ter mais sucesso em vista da concorrência.
Quando estamos falando de mercado de massa, por exemplo, a competição será basicamente no preço.
Mas em um pequeno negócio online, você pode encontrar nichos menos explorados, com baixa concorrência e demandas pouco atendidas (ou mal atendidas).
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2. Elabore um plano de negócios
Depois de pensar no seu nicho de atuação, o primeiro passo antes de colocar a mão na massa é elaborar o plano de negócios. Nele você vai esquematizar todos os pontos do seu negócio digital, metas, estratégias, clientes, produtos etc.
Um bom plano te ajudará a não ficar perdido na hora de montar o e-commerce e colocá-lo para funcionar. Além de ser um norte para atuação no negócio durante toda a sua existência, devendo ser atualizado de tempos em tempos.

3. Pense em fornecedores
Este é um daqueles aspectos de back office que precisam ser considerados ao vender online. Os fornecedores são especialmente importantes porque impactam diretamente na qualidade do produto.
Seja uma revenda de um produto de outra marca ou algo fabricado por você, o material precisa estar dentro das expectativas dos clientes.
Por isso a escolha de fornecedores é um passo que merece seu cuidado. Se você já conhece fornecedores de confiança, mantenha-os. Caso contrário, pesquise, pergunte a outras pessoas.
E na hora de escolher pense em pontos como: preço, qualidade do material, garantias, atendimento. Também é importante manter um bom relacionamento com esses fornecedores.
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4. Invista em um site funcional e seguro
Essa talvez seja uma das partes mais desafiadoras em um negócio digital: o site. Primeiro é necessário registrar o domínio, o endereço da sua loja virtual na internet.
Depois vai precisar pensar em serviços de hospedagem e plataforma. Neste momento, se quiser que seu e-commerce tenha mais chances de dar certo, vai precisar ser cuidadoso para escolher os serviços.
Opte por profissionais confiáveis que entendam do assunto para te ajudar. Não fique somente com os planos gratuitos oferecidos pelas plataformas. Esses geralmente são muito básicos e não vão oferecer tudo o que você precisa para vender online.
Além disso o Sebrae alerta:
“Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará.”
5. Otimize o site para mecanismos de busca (SEO)
Alguns dos problemas mais comuns em sites de vendas são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.
Esses são aspectos que vão influenciar nas suas vendas, pois podem fazer o cliente desistir da compra. Mas pense também nos aspectos que vão fazer o cliente chegar ao seu site.
Você pode fazer anúncios, mas se conseguir atrair pessoas de forma orgânica será mais barato. E isso é possível por meio da otimização do seu site para os mecanismos de busca (SEO).
“Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.”
6. Defina os mecanismos de pagamento
A forma de pagamento é um dos aspectos que influenciam na compra de produtos pela internet. Quanto mais opções você puder oferecer ao cliente, mais chances ele terá de realizar a compra.
É possível trabalhar com empresas de intermediação de pagamento via Internet, pagamentos via boleto bancário, transferência, PIX, ou com administradoras dos cartões de crédito.
Mas lembre-se que escolher empresas com nome, que sejam seguras para você e para o cliente. Problemas com pagamento podem trazer prejuízos muito sérios em um e-commerce.
7. Construa uma logística para vender online
Com algumas estratégias para a sua loja virtual já esquematizadas, é hora de pensar na logística. Ou seja, como será a entrega da mercadoria, por exemplo.
Você vai entregar por conta própria ou por meio de uma terceirizada? Como serão os prazos e frete? Vão vender para o todo o Brasil ou o território será limitado?
Tudo isso precisa ser planejado para evitar atrasos e uma quebra de expectativa no cliente, como alerta o Sebrae.
“Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!”
8. Tenha bons canais de atendimento
Já que vender online extingue o contato pessoal, é muito importante ter bons canais de atendimento. É só por meio deles que o cliente vai conseguir falar com você, seja para fazer reclamações, tirar dúvidas, elogiar.
Esses canais precisam ser de fácil utilização e terem respostas o mais rápido possível. Quando a loja online tem bons canais de atendimento, os clientes se sentem mais seguros para fazer compras.
Tenha mais de uma opção de contato, como, por exemplo, um chat online no site, um e-mail específico para o atendimento ao cliente, um número de telefone bem visível no site.
9. Crie perfis nas redes sociais
Estar presente nas redes sociais é essencial para qualquer tipo de negócio. Além de ser uma forma de anunciar, ali é possível criar uma comunidade e fortalecer a base de clientes.
Escolha em quais redes você estará presente. Não precisa ser em todas, mas naquelas onde está a maior parte do seu público alvo. E crie lá um relacionamento com ele.
As redes sociais podem ser usadas para criar conteúdo, lançar promoções, divulgar novos produtos, promover o site etc.
10. Comece a anunciar
Anunciar seus produtos é essencial para atrair novos clientes e aumentar as vendas. Lembre-se de ser sempre verdadeiro em relação aquilo que está sendo vendido.
Existem diversas maneiras de fazer anúncios na internet, como destaca o Sebrae: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais.
Em todos esses formatos é comum pagar por clique. Comece fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados. Ou seja, se houve aumento de cliques, de visitas e, principalmente, de vendas.
Vendas online dispararam durante a pandemia
De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Neotrust, empresa responsável por fazer análises do varejo online, o e-commerce brasileiro registrou um aumento de 26,9% no faturamento, em relação ao ano anterior. O valor ficou em R$161 bilhões.
Moda, beleza, perfumaria e saúde são os segmentos que mais geraram vendas online no último ano. Além disso, o cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada nas compras digitais.
O PIX já começa a aparecer timidamente como uma das opções de pagamentos mais usadas, ficando em quarto lugar. Boleto bancário; e Wallet ou Cashback, ocupam o 2º e 3º lugar, respectivamente.
Ainda de acordo com a empresa, para 2022 a expectativa é de que o volume de vendas via web cresça cerca de 9%, atingindo um faturamento de R$174 bilhões. Mas fatores políticos e econômicos, como a baixa projeção para o PIB brasileiro podem impactar esse cenário.
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Ótimo, ficou muito bom o seu conteúdo, parabéns pelo conteúdo