InícioNotíciasFinanças PessoaisConsórcio: qual o tempo máximo para ser contemplado?

Consórcio: qual o tempo máximo para ser contemplado?

Tempo de leitura: 3 minutos
()

O consórcio é uma modalidade de aquisição onde várias pessoas se unem com o mesmo propósito: a compra de bens ou serviços. Atualmente, já existem diversas modalidades. Entre elas estão o consórcio de carros, motos, serviços, imóveis e outros.

A partir da assinatura do consórcio, você passa a fazer parte de um grupo de consorciados e sua identificação ocorre pelo número de cota junto com os demais pertencentes ao grupo.

Antes de dar início ao consórcio, você deve escolher a possibilidade que mais se encaixa ao seu perfil. Por isso, existem várias opções de cartas de crédito e números de parcelas, as quais você escolhe de acordo com o que cabe no seu bolso.

Contrato assinado, é hora de partir para o pagamento mensal do consórcio. Esse valor pago mensalmente forma uma espécie de reserva, a fim de que um dos participantes conquiste o seu bem. Essa escolha acontece todos os meses e possuem duas opções: sorteio ou lance.

Após todos esses trâmites, um felizardo ganhará a sua carta de crédito com o valor do bem. Ou seja, ele vai poder comprar aquilo que deseja com o valor à vista da carta de crédito.

No entanto, surge uma dúvida para quem tem interesse pela modalidade? Quanto é o tempo máximo para ser contemplado por um consórcio? Continue lendo e entenda.

pessoa assinando contrato
O tempo máximo para ser contemplado por um consórcio depende do contrato firmado à administradora

Quando serei contemplado pelo consórcio?

Antes de mais nada, essa é uma pergunta um pouco complicada de se responder. Isso porque, o tempo previsto para ser contemplado pelo consórcio é determinado por cada administradora.

Mas vamos pensar em suposições e possibilidades. Para tirar dúvidas mais concretas, tenha o seu contrato do consórcio em mãos.

Tudo vai depender basicamente da maneira como funciona o consórcio: por sorteio ou por lance.

Para ser contemplado pelo sorteio, você vai precisar contar com a sua sorte e com o tempo de consórcio escolhido por você. Caso você escolha um consórcio de 120 meses, por exemplo, você pode ser contemplado no primeiro ou no último mês.

Já quanto ao lance, a escolha é feita como num leilão. Leva a carta de crédito quem apresenta o maior valor de antecipação de parcelas. Essa é uma opção escolhida por quem não quer esperar até o prazo final do consórcio e gostaria de antecipar a chegada do bem.

Como funciona a oferta por lances?

Dentro da aquisição de carta de crédito por lances existe ainda duas modalidades comuns: o lance fixo e o lance livre. Veja abaixo as suas diferenças.

Dentro da modalidade de lance livre, a pessoa faz a oferta que quiser. Para ser o vencedor, é necessário que ela apresente o maior valor do grupo.

Por sua vez, no lance fixo, é a administradora do consórcio que diz qual o percentual que o participante precisa pagar. Por exemplo, se ele é fixado em 13%, o consorciado terá que pagar 13% do valor total de crédito. No caso de empate, é feito um sorteio para definir o vencedor.

Portanto, antes de adquirir um consórcio, leia atentamente o contrato. Certifique-se de que a empresa a qual você está se comprometendo é correta e possui boa procedência.

Olhe em sites como o Reclame Aqui e veja se ela possui queixas não resolvidas, avalie se a empresa possui pessoas com testemunhos reais de pessoas que foram contempladas.

Veja também quais as possibilidades de pagamento e tente deixar um dinheiro em reserva para a possibilidade de arrematar a carta de crédito por meio de lances, já que por meio de sorteio, a carta pode demorar um pouco a vir.

Por fim, certifique-se de que está fazendo uma boa escolha e que o consórcio é uma boa opção para o seu bolso.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora o que é melhor: consórcio ou financiamento?

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos
Loyane Lapa
Carioquíssima de Campo Grande, com um pézinho em São Paulo. Jornalista, Produtora de Conteúdo e [insira aqui outras funcionalidades de um jornalista]. Apaixonada por livros, filmes e pelo universo cultural. Curiosa e antenada nas novidades do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Páginas Populares

Calculadora de Hora Extra

Calculadora de Rescisão Trabalhista

Correção do FGTS, vale a pena?

Conversor de Moedas

Rendimento Poupança 2021

5 Cartões de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

8 plataformas para compra e venda de Bitcoin

Últimos Artigos