Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como funciona o consórcio de carros?

Escrito por: Mateus Carvalho em 9 de janeiro de 2019

Você sabe o que é um consórcio? Sabe como ele funciona e as suas vantagens? Se a resposta foi não para ambas as perguntas, neste artigo você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Para começar, o consórcio de carros é um financiamento de um automóvel que é sorteado mensalmente.

É considerada uma alternativa viável para aqueles que querem realizar o sonho de trocar ou comprar um automóvel. Mas quando o assunto é consórcio de carros, as principais dúvidas são:

  • De que forma consigo ganhar em um consórcio de carros?
  • O que acontece se atrasar alguma parcela?
  • A administradora escolhida é confiável?

consórcio-de-carros

O consórcio de carros é indicado para as pessoas que querem poupar e não têm pressa para receber o veículo. Essa também pode ser considerada uma alternativa para quem está planejando trocar o carro por um modelo mais novo.

Não é obrigatória a comprovação de renda para o consórcio de carros. Isso porque algumas administradoras não exigem o documento para participar do consórcio. Porém, fique atento porque algumas administradoras podem solicitar outros documentos, como o comprovante de residência.

Como funciona o consórcio de carros?

Para começar é necessário que você procure uma administradora de consórcio de carros que tenha autorização do Banco Central para funcionar.

Depois disso, a empresa começará a montar grupos de pessoas que estejam interessados em comprar um veículo por meio de consórcio de carros.

Porém, para isso é preciso atingir um número mínimo de participantes para que seja sorteado um carro por mês. E, somente depois que a quantidade mínima de pessoas for atingida, os consorciados começam a pagar as parcelas mensais.

É importante lembrar que será realizado no mínimo um sorteio por mês. O participante ganhador levará a carta de crédito para poder comprovar a compra do carro sorteado. Existem também os lances como forma de conseguir um automóvel sem precisar esperar o sorteio.

Isso porque um consórcio de carros costuma durar até oito anos, sendo que você pode ser sorteado no começo ou nos últimos anos do prazo.

O boleto do consórcio de carros chega na casa dos participantes todo mês e contém as seguintes informações:

– Datas dos sorteios;

– As pedras-chave contempladas por sorteio e lance.

As parcelas podem ser reajustadas, de acordo com o aumento do valor da venda do carro que está sendo sorteado no consórcio. Isso acontece para que a compra do carro possa ser realizada.

Além disso, mesmo que você tenha sido contemplado no sorteio, é preciso continuar pagando as parcelas. E não são incididos juros sobre os valores, apenas uma taxa administrativa para que os custos da empresa responsável possam ser mantidos.

Que tal fazer um Honda Test Drive?

O Consórcio de Carros Honda é um dos mais conhecidos, pela credibilidade da marca e os diversos benefícios.

Neste link é possível agendar seu test drive, solicitar informações de preços, condições e serviços. Digite seus dados e aguarde o contato da empresa. É simples e rápido!

consorcio de carros honda test drive

E quando eu atrasar as parcelas do consórcio?

Imprevistos sempre acontecem e pode ser que em um determinado mês você não consiga pagar a parcela do consórcio de carros. E quando isso acontece por muito tempo, você pode acabar prejudicando a conquista do seu carro novo.

Um exemplo é que se faltarem muitas parcelas e você ainda não tiver sido contemplado, poderá ser retirado do grupo para que não comprometa o andamento do sorteio e prejudique os demais consorciados. Agora, caso você já tenha sido contemplado e pare de pagar as parcelas, a administradora pode pedir até a apreensão do carro.

Para evitar que um desses dois casos aconteçam, você pode pensar em algumas soluções, como as que listamos a seguir.

Vender a cota para outra pessoa

Antes de você vender a conta do consórcio de carros para outra pessoa, é necessário ver se o contrato assinado permite essa possibilidade.

Caso seja possível, você poderá vender a sua participação no consórcio para uma pessoa que esteja interessada.

Lembre-se de tentar receber um valor próximo ao que já foi investido para que não fique no prejuízo.

Pedir exclusão do grupo

Essa é considerada uma atitude extrema, que pode incluir o pagamento de uma multa prevista em contrato.

Para esse caso, você pode até reaver todo o dinheiro que foi investido, desde que espere a contemplação de todos os membros e o encerramento do grupo.

Adequar o valor da carta de crédito

Esse é para casos em que a administradora tenha outras modalidades de consórcio de carros mais baratas.

Sendo assim, se você adquiriu um consórcio de seminovos no valor de R$40 mil, poderá reduzir o valor da carta para R$25 mil e utilizar a diferença para quitar a dívida do saldo devedor ou para reduzir o valor das parcelas.

Como  transferir o financiamento do carro para outra pessoa

Transferir o financiamento do carro é mais comum do você pensa e não é complicado. Isso acontece geralmente por que cada vez mais os brasileiros estão endividados e não têm mais condições de arcar com as parcelas.

Surpresa ou não, apesar do endividamento e da crise, os brasileiros voltaram a financiar cada vez mais veículos. Em 2017 foram 5,1 milhões entre novos e usados. Veja como transferir o financiamento do carro para outra pessoa.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

erros-ao-preencher-a-declaração-do-Imposto-de-Renda
que precisa para alugar um apartamento
ganhar-dinheiro-trabalhando-no-fim-de-semana
IOF
Como conseguir empréstimo e tudo que você precisar saber