Início Notícias Finanças Pessoais Como funciona o consórcio de carros?

Como funciona o consórcio de carros?

0
(0)

Você sabe o que é um consórcio? Sabe como ele funciona e as suas vantagens? Se a resposta foi não para ambas as perguntas, neste artigo você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Para começar, o consórcio de carros é um financiamento de um automóvel que é sorteado mensalmente.

É considerada uma alternativa viável para aqueles que querem realizar o sonho de trocar ou comprar um automóvel. Mas quando o assunto é consórcio de carros, as principais dúvidas são:

  • De que forma consigo ganhar em um consórcio de carros?
  • O que acontece se atrasar alguma parcela?
  • A administradora escolhida é confiável?

consórcio-de-carros

O consórcio de carros é indicado para as pessoas que querem poupar e não têm pressa para receber o veículo. Essa também pode ser considerada uma alternativa para quem está planejando trocar o carro por um modelo mais novo.

Não é obrigatória a comprovação de renda para o consórcio de carros. Isso porque algumas administradoras não exigem o documento para participar do consórcio. Porém, fique atento porque algumas administradoras podem solicitar outros documentos, como o comprovante de residência.

Como funciona o consórcio de carros?

Para começar é necessário que você procure uma administradora de consórcio de carros que tenha autorização do Banco Central para funcionar.

Depois disso, a empresa começará a montar grupos de pessoas que estejam interessados em comprar um veículo por meio de consórcio de carros.

Porém, para isso é preciso atingir um número mínimo de participantes para que seja sorteado um carro por mês. E, somente depois que a quantidade mínima de pessoas for atingida, os consorciados começam a pagar as parcelas mensais.

É importante lembrar que será realizado no mínimo um sorteio por mês. O participante ganhador levará a carta de crédito para poder comprovar a compra do carro sorteado. Existem também os lances como forma de conseguir um automóvel sem precisar esperar o sorteio.

Isso porque um consórcio de carros costuma durar até oito anos, sendo que você pode ser sorteado no começo ou nos últimos anos do prazo.

O boleto do consórcio de carros chega na casa dos participantes todo mês e contém as seguintes informações:

– Datas dos sorteios;

– As pedras-chave contempladas por sorteio e lance.

As parcelas podem ser reajustadas, de acordo com o aumento do valor da venda do carro que está sendo sorteado no consórcio. Isso acontece para que a compra do carro possa ser realizada.

Além disso, mesmo que você tenha sido contemplado no sorteio, é preciso continuar pagando as parcelas. E não são incididos juros sobre os valores, apenas uma taxa administrativa para que os custos da empresa responsável possam ser mantidos.

Que tal fazer um Honda Test Drive?

O Consórcio de Carros Honda é um dos mais conhecidos, pela credibilidade da marca e os diversos benefícios.

Neste link é possível agendar seu test drive, solicitar informações de preços, condições e serviços. Digite seus dados e aguarde o contato da empresa. É simples e rápido!

consorcio de carros honda test drive

E quando eu atrasar as parcelas do consórcio?

Imprevistos sempre acontecem e pode ser que em um determinado mês você não consiga pagar a parcela do consórcio de carros. E quando isso acontece por muito tempo, você pode acabar prejudicando a conquista do seu carro novo.

Um exemplo é que se faltarem muitas parcelas e você ainda não tiver sido contemplado, poderá ser retirado do grupo para que não comprometa o andamento do sorteio e prejudique os demais consorciados. Agora, caso você já tenha sido contemplado e pare de pagar as parcelas, a administradora pode pedir até a apreensão do carro.

Para evitar que um desses dois casos aconteçam, você pode pensar em algumas soluções, como as que listamos a seguir.

Vender a cota para outra pessoa

Antes de você vender a conta do consórcio de carros para outra pessoa, é necessário ver se o contrato assinado permite essa possibilidade.

Caso seja possível, você poderá vender a sua participação no consórcio para uma pessoa que esteja interessada.

Lembre-se de tentar receber um valor próximo ao que já foi investido para que não fique no prejuízo.

Pedir exclusão do grupo

Essa é considerada uma atitude extrema, que pode incluir o pagamento de uma multa prevista em contrato.

Para esse caso, você pode até reaver todo o dinheiro que foi investido, desde que espere a contemplação de todos os membros e o encerramento do grupo.

Adequar o valor da carta de crédito

Esse é para casos em que a administradora tenha outras modalidades de consórcio de carros mais baratas.

Sendo assim, se você adquiriu um consórcio de seminovos no valor de R$40 mil, poderá reduzir o valor da carta para R$25 mil e utilizar a diferença para quitar a dívida do saldo devedor ou para reduzir o valor das parcelas.

Como  transferir o financiamento do carro para outra pessoa

Transferir o financiamento do carro é mais comum do você pensa e não é complicado. Isso acontece geralmente por que cada vez mais os brasileiros estão endividados e não têm mais condições de arcar com as parcelas.

Surpresa ou não, apesar do endividamento e da crise, os brasileiros voltaram a financiar cada vez mais veículos. Em 2017 foram 5,1 milhões entre novos e usados. Veja como transferir o financiamento do carro para outra pessoa.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

10 opções para viajar com dólar em alta

O dólar em alta é uma realidade constante nos últimos anos para os viajantes brasileiros. Cada vez mais sair do país tem se tornado...

Está difícil aprovar o financiamento? Veja o que fazer

Para aprovar um financiamento é necessário estar com o nome limpo. Isso ocorre porque as instituições financeiras, antes de emprestarem qualquer valor, fazem uma...

7 erros comuns ao investir em Bitcoin

Devido ao cenário econômico nada atrativo, as pessoas estão buscando novas alternativas para investimento. Por isso, investir em Bitcoin pode ser uma...

Qual melhor chave PIX para cadastrar?

Desde o dia 5 de outubro é possível realizar o cadastro da chave PIX, o novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas.

Você sabe o que é taxa de juros e como funciona?

Muito se fala em cuidado com as dívidas por causa das altas taxas de juros. O mesmo vale ao solicitar um empréstimo, uma vez...

5 erros comuns ao montar um planejamento financeiro

Realizar um planejamento financeiro é um passo essencial para que você possa ter uma vida mais saudável e organizada. Porém, algumas pessoas...