InícioNotíciasMercado CambialComo é calculada a cotação do dólar na fatura do cartão?

Como é calculada a cotação do dólar na fatura do cartão?

Tempo de leitura: 3 minutos
()

Você já realizou compras internacionais com o cartão de crédito, seja pela internet ou durante uma viagem? Se a resposta foi sim, pode ser que já tenha se assustado com a fatura por conta da cotação do dólar da sua compra.

Para evitar sustos e até mesmo valores exorbitantes no seu cartão de crédito, é preciso saber como é calculada a cotação do dólar na fatura. Assim é possível ter uma noção do valor que você pagará por cada compra.

Um erro que muitas pessoas cometem é pensar que o valor do dólar cobrado no cartão é o mesmo para todas as operadoras de cartões. Porém, cada instituição financeira cobra um valor de tarifa. 

Além disso, ainda existem operadoras que incluem uma sobretaxa, ou spread, e que utilizam uma cotação oficial como referência para realizar o cálculo.

E qual seria a cotação do dólar utilizado pelas empresas de cartões de crédito? O câmbio oficial costuma ser o Dólar Ptax, que é calculado diariamente pelo Banco Central.

Aprenda a calcular o valor da cotação do dólar na sua fatura

A primeira coisa que é preciso saber quando o assunto é o cálculo da cotação do dólar na fatura do cartão de crédito, é que cada administradora tem a sua regra. Por isso, é importante que você entre em contato com a sua para entender como funciona.

Mas o que costuma ser parecido é a sobretaxa do Dólar Ptax. Como já foi dito acima, essa taxa também é conhecida como spread, que em português significa ágio.

Este costuma ficar entre 2% e 5%, sendo assim o valor do dólar cobrado na conversão é o Ptax, acrescido deste percentual.

+ Aprenda a travar o dólar em compras internacionais

Mas o que é o Dólar Ptax? A cotação Ptax é a média tanto das taxas de compra quanto de venda da moeda ao longo de um dia. 

Além disso, essa taxa pode ser utilizada em diversos produtos do mercado de câmbio. São alguns exemplos:

-> Contratos futuros; 

-> Opções de câmbio listados na Bolsa de Valores; 

-> Contratos derivativos de balcão negociados no mercado local e no exterior; 

-> Operações financeiras de empresas no segmento de câmbio com entrega física;

-> Contratos denominados em real em bolsas de mercadorias no exterior, como a Chicago Mercantile Exchange (CME) dos Estados Unidos. 

Além de ser a principal referência de cotação para os pesquisadores, público em geral e até mesmo analistas econômicos.

homem visto de cima segurando dólar nas mãos
Administradoras de cartões de crédito indicam para os clientes informações sobre o dólar

Cotação do dólar na fatura: entendendo mais sobre

Outro ponto importante a ser abordado e que muita gente tem dúvida é sobre qual é o dólar a ser levado em consideração para somar o valor final: o do dia da comprar ou o do fechamento da fatura.

Para esta resposta, é preciso levar em conta uma regra do Banco Central que está vigente desde março de 2020. Ela garante que o dólar a ser considerado pelo cartão de crédito internacional deve ser o do dia da compra.

Além disso, o que muitos não sabem é que além do  dólar Ptax com o ágio, que realiza a compra internacional em moeda estrangeira também contará com a famosa a tributação.

Isso mesmo, tem também imposto. Sendo ele, o IOF. O Imposto sobre Operações Financeiras tem alíquota de 6,38% para compras em dólar no cartão.

O que você precisa saber, também, é que as administradoras de cartões de crédito informam as cotações do dólar. Você pode ter acesso a esse dado de forma fácil pelo site da instituição ou até mesmo pelo aplicativo, caso você tenha instalado.

Você sabe o que faz o dólar subir?

Muita gente tem dúvida sobre a cotação do dólar e o que faz ele subir, principalmente em relação ao real. Você também tem essa falta de informação e fica curioso às vezes?

Saiba que esta oscilação acontece por diversos motivos. Os principais são as taxas de juros, o turismo internacional, o superávit ou déficit comercial, entre outros fatores.

Quer saber mais detalhes sobre eles e sobre o assunto cotação do dólar em relação ao Real?

Então continue lendo e acompanhando diariamente as notícias do FinanceOne referente ao mercado financeiro.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos
Juliana Favorito
Jornalista apaixonada em escutar e escrever histórias, mas que também tem uma queda pelo Marketing Digital. Com experiência em redação, social mídia e marketing ela gosta de sempre estar atualizada sobre a área da comunicação. E como uma boa carioca, não dispensa uma praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos Artigos